Buscar

Copia de Relatorio aula Pratica - Debora

Prévia do material em texto

Nutrição nos ciclos da vida: Infância e Adolescência.
Relatório de Aula prática 
Paciente: Débora 
Avaliar o estado nutricional da criança é de suma importância para analisar se ela está se desenvolvendo adequadamente de acordo com o padrão da sua faixa etária de idade ou se está fora da media e com risco de desenvolver algumas doenças crônicas que possa comprometer sua saúde a curto e longo prazo.
O índice de excesso de peso em crianças vem aumentando larga escala no passar dos anos e já é considerado um problema de Saúde Pública pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O controle da obesidade em adultos tem se mostrado pouco eficaz, indicando a necessidade de identificar crianças de risco para controle do distúrbio nutricional a fim de diminuir a ocorrência de desfechos desfavoráveis na vida adulta (Organização Mundial da Saúde, 2003).
A avaliação nutricional é um instrumento diagnóstico, já que mede de diversas maneiras as condições nutricionais do organismo, determinadas pelos processos de ingestão, absorção, utilização e excreção de nutrientes; ou seja, a avaliação nutricional determina o estado nutricional, que é resultante do balanço entre a ingesta e a perda de nutrientes. O estado nutricional de uma população é um excelente indicador de sua qualidade de vida. (MELLO, Elza. 2002).
Objetivo
Avaliar o estado nutricional da paciente.
Metodologia 
O presente trabalho faz parte das atividades do componente curricular dos ciclos da vida infanto-juvenil, desenvolvida no laboratório pela turma do terceiro período do curso de Nutrição da Redentor juntamente com a professora. Trata-se de uma avaliação nutricional com anamnese realizado dentro do laboratório.
A professora Beatriz realizou uma anamnese com a menina chamada Débora juntamente ao seu pai. A anamnese nutricional é fundamental para que se façam inferências sobre a adequação e a qualidade da alimentação da criança e do adolescente. As informações devem ser primeiramente levantadas de maneira objetiva, contribuindo para direcionar a orientação alimentar. A anamnese deve abranger a alimentação habitual, o tipo e a frequência das refeições diárias e avaliar se houve alguma alteração nessa dinâmica nos dias anteriores à consulta e a que se atribui essa mudança. Também é importante perguntar a respeito de crenças e tabus e sobre a ocorrência de doenças no momento da entrevista.
Para avaliação do estado nutricional foram coletadas medidas de altura, peso e sua idade. A altura da Débora foi de 139,500CM, peso de 36,700KG e idade 8 anos,o que justificou seu estado eutrófico.
Conclusão
Gestação: depois das 37 semana, 3,500kg
Peso Atual:36,700kg
Altura:139,50cm
A alimentação da paciente Debora não se trata de uma alimentação saudável, mesmo sendo uma criança que apresenta normalidade nas curvas dela para a idade, peso e altura que a paciente apresenta, apesar da má alimentação e da falta de atividades física na vida da criança, sendo ela uma criança que não toma café da manhã e tem como a primeira refeição do dia as 11horas da manhã e o jantar as por volta das 17horas da tarde (considerado um horário muito cedo), a paciente Debora apesar de todos os pontos negativos na rotina da paciente ela está com as curvas normais, sendo altura ideal, peso ideal para a idade dela, o IMC dentro do ideal para uma criança na idade dela.
REFERENCIAS
Organização Pan-Americana da Saúde. Organização Mundial da Saúde. Estratégia Mundial sobre alimentação saudável atividade física e saúde:  Cad.  Obesidade 2003; 29(1): 60.
MELLO, Elza Daniel de. O que significa a avaliação do estado nutricional. Jornal de Pediatria, v. 78, p. 357-358, 2002.
Cavalcante AAM, Priore SE, Franceschini SCC. Estudos de consumo alimentar: aspectos metodológicos gerais e o seu emprego na avaliação de crianças e adolescentes. Rev Bras Saúde Matern Infant. 2004;4(3):229-40. 
Da Silva SM, Mura JDP. Tratado de alimentação, nutrição e dietoterapia. São Paulo: Roca, 2007. 1122 p.

Mais conteúdos dessa disciplina