Buscar

Enfermagem na saúde ocupacional Grace

Prévia do material em texto

Enfermagem na saúde ocupacional
N1 Grace Fachola
Para garantir boas condições de trabalho, a saúde e segurança dos trabalhadores são um dos principais desafios enfrentadas pelas empresas diante de uma doença endêmica.
As empresas devem seguir protocolos recomendados pelos órgãos competentes para reduzir a disseminação da doença.
A principal prática da saúde ocupacional é o cumprimento das recomendações da SESMT. O descumprimento da NR (norma regulamentadora) deixa os trabalhadores mais vulneráveis e traz sérios riscos para os trabalhadores.
Com a adesão aos programas de saúde ocupacional, as instituições evitam danos e proporcionam um ambiente seguro, saudável e confortável, favorecendo a produtividade dos colaboradores. 
Os pontos de ação do sumário de políticas são derivados das recomendações existentes da OMS e visam fornecer aos governos nacionais e locais, empregadores, trabalhadores e seus representantes e serviços de saúde ocupacional orientações práticas sobre a prevenção de surtos de COVID-19 no trabalho, minimizando a exposição dos trabalhadores e a transmissão do SARS-CoV-2 entre eles. Os governos, em consonância com as normas internacionais do trabalho aplicáveis, notadamente as Convenções n.º 155 (1) e n.º 187 (2) da Organização Internacional do Trabalho (OIT), devem definir políticas e medidas nacionais para proteger a saúde e a segurança dos trabalhadores instituindo a vigilância de saúde ocupacional da COVID-19, garantindo normas referentes a licenças remuneradas por doença e quarentena e fiscalizando a saúde pública e as medidas de segurança e saúde ocupacional.
Promover a saúde em tempos de pandemia não é fácil, mas é possível e extremamente importante para preservar a vida e a saúde psíquica de todos. Todos os colaboradores devem realizar cursos de reciclagem, e deverão ter orientações.
Estabelecer intervalos para refeições e horários de trabalho alternados. Colocar barreiras físicas e adaptação dos locais de trabalho para minimizar o contato físico. O uso da máscara e as diretrizes de distância física segura deve ser amplamente recomendados e obrigatórios.
Os seguintes pontos de ação devem ser fornecidos a todos os trabalhadores em todos os locais de trabalho para evitar a transmissão da COVID-19. Os pontos de ação seguem a hierarquia de controles para todas as situações em que o risco não possa ser eliminado e em que os controles de engenharia, como ventilação, barreiras físicas, distanciamento físico, higiene das mãos, limpeza e desinfecção de superfícies e EPIs, e os controles administrativos e organizacionais, como horários de trabalho escalonados, sejam mais efetivos na redução da transmissão do que o uso de EPI, que deve complementar as demais medidas, conforme necessário. 
Além disto, umas das melhores formas de elevar o nível de motivação dos funcionários da empresa, seria reconhecer e elogiar o esforço de cada um, pois quando um colaborador percebe que é reconhecido, ele sente que está sendo valorizado.

Continue navegando