Buscar

Estudo dirigido Parasitologia caso cliníco helminto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO – PARASITOLOGIA GERAL – Helmintos parte 1
Caso clínico
T.B.A, 38 anos, masculino, casado, agricultor, ensino médio incompleto, natural e procedente de Sapeaçu-BA, procurou a unidade básica com queixa de sangue nas fezes há 2 dias. Paciente refere fezes enegrecidas, fétidas e amolecidas há 2 dias e relata aumento do volume abdominal há 4 meses. Afirma perda de 5 kg e alterações no ritmo intestinal nos últimos 4 meses, além de cansaço progressivo que o tem impedido de trabalhar. Nega febre, inapetência, náuseas e vômitos. Nega outras comorbidades prévias, alergias e transfusões. Relata que a mãe apresenta diabetes mellitus e que o pai morreu de AVC aos 70 anos. Nega tabagismo, afirmando etilismo social e que não prática nenhuma atividade física além do esforço no trabalho. Mora em zona rural com a mulher e 2 filhos em casa rebocada sem saneamento básico e utiliza água fervida.  Afirma banhos de rio desde a infância. 
Ao exame físico, o paciente encontrava-se em precário estado geral, orientado e lúcido, emagrecido, afebril (36,5ºC), normocárdico (frequência cardíaca = 80 bpm) e com PA de 110x80mmHg. Peso: 51. IMC=17,6. Ao exame do abdome, paciente apresentava abdome globoso, as custas de ascite moderada com presença de circulação colateral. Abdome doloroso à palpação profunda. Sem alterações no aparelho neurológico.
O paciente foi encaminhado para realização de exames, foi solicitado avaliação laboratorial incluindo: hemograma, aminotransferase de aspartate (AST) aminotransferase de alanine (ALT), fosfatase alcalina (FA), gama glutamil transferase (GGT), nível sérico de albumina e parasitológico de fezes.  Além de USG de abdome total e endoscopia digestiva alta.
No resultado do exame parasitológico das fezes foi encontrado a presença de um ovo de helminto (imagem abaixo)
1) Qual o diagnóstico provável do paciente? Quais informações te auxiliaram a suspeitar do diagnóstico?
2) Como deve ser realizado o diagnóstico dessa doença? Quais achados são esperados?
3) Como TBA pode ter adquirido essa doença? Ele pode a transmitir aos seus familiares e população da região? 
4) Qual seria o tratamento adequado para a doença? Quais medicamentos podem ser aplicados?
5) Qual é o ciclo de vida do parasito causador dessa doença e sua patogenia?
6) Quais medidas de controle preventivo devem ser ensinadas ao paciente a fim de evitar a reincidência da doença? Quais medidas públicas podem ser tomadas com o intuito de erradicar a doença? 
7) Quais os principais riscos da falta de assistência/tratamento do paciente com essa parasitose? Há diferença no prognóstico de crianças e adultos?

Continue navegando

Outros materiais