Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Professor(a): Fernanda
Componentes: Ester, Juliana, Monica, Felipe e Marcos
Livro Vermelho VII-espécies invertebrados
Gestão Ambiental
Animais
invertebrados
	Borboleta
	Abelha
	Aranha-caranguejeira
	escorpião
	Formiga
Alguns animais invertebrados
Segundo os cálculos, 20% das espécies de invertebrado sofrem algum tipo de ameaça de extinção. E ainda há a afirmação que um quinto das espécies de insetos, crustáceos, moluscos e outros poderão sumir por completo do planeta Terra, comprometendo a biodiversidade e alterando a qualidade de vida do ser humano.
Borboletas
Ordem: Lepidoptera 
Família: Riodinidae 
Nome comum: borboleta
Panara ovifera é conhecida de poucos exemplares de altitude no estado do Rio de Janeiro. Sua área de ocupação, menor que 20 km², não está em unidade de conservação de proteção integral e sofre forte pressão antrópica, portanto, está sob uma ameaça futura
Tmesiphantes hypogeus Bertani, Bichuette & Pedroso, 2013. 
Ordem: Araneae 
Família: Theraphosidae 
Nomes comuns: aranha-caranguejeira, tarântula.
Tmesiphantes hypogeus é endêmica do Brasil, conhecida de apenas duas cavernas em Igatu, município de Andaraí, localizadas no PARNA da Chapada Diamantina, Bahia. Atividade de garimpo, que foi intensa no passado, ainda ocorre em cavernas da região. A extensão de ocorrência da espécie é estimada em menos de 10 km2 , e é possível que as cavernas sejam um único sistema, sendo considerada apenas uma localização. Portanto, a espécie foi categorizada como Criticamente em Perigo (CR), segundo o critério B1ab(iii).
Aranha-Caranguejeira
Anochetus oriens Kempf, 1964 Itanna Oliv 
Ordem: Hymenoptera 
Família: Formicidae 
Nome comum: formiga
Anochetus oriens é endêmica do Brasil, conhecida de quatro registros, um no Espírito Santo, na REBIO de Sooretama, e três na Bahia, municípios de Castro Alves, Santa Teresinha e Jussari. A área inserida na extensão de ocorrência da espécie, calculada em 8.700 km², encontra-se intensamente fragmentada, devido ao uso do solo pela agricultura, pecuária, silvicultura, urbanização e poluição. Portanto, a população está severamente fragmentada e existe um declínio continuado da qualidade do habitat. Dessa forma, A. oriens foi categorizada como Vulnerável (VU), pelo critério B1ab(iii).
Formiga
Conclusão das Espécies do Cerrado que vivem em extinção. 
Aranhas - Carrapatos - Escorpiões. 
Borboletas e mariposas. 
Cupins. 
Formigas - vespas - abelhas. 
Grilos - Gafanhotos - Louva-a-Deus.
Obrigado!

Mais conteúdos dessa disciplina