Buscar

semantica do ingles

Prévia do material em texto

GRUPO SER EDUCACIONAL
UNIVERSIDADE; MAURÍCIO DE NASSAU
CURSO; LETRAS INGLÊS
DISCIPLINA: SEMÂNTICA DO INGLÊS
NOME DO PROFESSOR; KELLY CRISTINE MARTINS DOS SANTOS
NOME DO TUTOR: GABRIEL GOMES DE MELO
NOME DO ALUNO: ANANDA SILVA SANTANA
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA – AOL 5
 A Semântica é o estudo do significado das palavras, das frases e das expressões em uma linguagem. Ela concentra-se na relação entre as palavras e nas concepções que elas representam. A Semântica estuda como as palavras são combinadas para a formação de frases significativas e como elas se relacionam umas com as outras dentro de um contexto linguístico, assim, a finalidade principal da semântica é compreender como as palavras são utilizadas para transmitir ideias e como essas ideias são interpretadas pelos falantes.
 Em contrapartida, a Pragmática é o estudo do uso da linguagem em contexto, concentrando-se nas perspectivas do significado que estão associados com a intenção do falante, o contexto da comunicação e o efeito que a linguagem ocasiona no interlocutor. Ela analisa não somente o significado literal das palavras, mas também os aspectos subtendidos como a ironia, a entonação entre outras indicações contextuais que têm influência na interpretação da linguagem. Ou seja, a pragmática estuda como o significado é usado na comunicação determinante entre as pessoas.
 As Crenças estão ligadas ao conhecimento e aos princípios que uma pessoa possui, elas são representações intelectuais que o ser humano carrega sobre o mundo, sobre outros serem humanos, acontecimentos, itens, conceitos e etc. As Crenças podem basear-se em fundamentos empíricos, experiências pessoais, influências culturais, religiosas ou sociais e desemprenham um papel importante no comportamento e na tomada de decisão de uma pessoa, além disso, elas influenciam na linguagem, pois nossas crenças moldam nossas concepções e julgamentos com relação a informações que recebemos. 
 Sendo assim, a relação entre semântica, pragmática e crenças é próxima visto que, a semântica concede os parâmetros para o entendimento literal das palavras e estruturas linguísticas, a pragmática considera o contexto, efeitos comunicativos e propósitos, e as crenças de uma pessoa induzem a interpretação e o uso do significado dado que as crenças marcam a forma como uma pessoa compreende e relaciona a informação recebida.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
PAIVA, F. et al. OS LIMITES ENTRE A SEMÂNTICA E A PRAGMÁTICA PARA ALÉM DO CONTEXTO. [s.l: s.n.]. Disponível em: <http://www.gelne.com.br/arquivos/anais/gelne-2014/anexos/483.pdf>.
‌CRISTINA, A.; LOPES, M. KempsonFonseca. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://core.ac.uk/download/pdf/151539738.pdf>. Acesso em: 20 maio. 2023.
SOCIEDADE BRASILEIRA NEURO-SEMÂNTICA. CRENÇAS: Portas para o sucesso ou fracasso – Sociedade Brasileira de Neuro-Semântica. Disponível em: <https://neuro-semantica.com.br/artigos/crencas-portas-para-sucesso-ou-fracasso/>. Acesso em: 20 maio. 2023.

Continue navegando