Buscar

ATIVIDADE 3 - MECÂNICA DOS SÓLIDOS - ESTÁTICA

Prévia do material em texto

Engenharia de Produção
MECÂNICA DOS SÓLIDOS - ESTÁTICA
Atividade 3
1)Quando os elementos da treliça estão dispostos em um único plano, ela é chamada de treliça plana. A análise das forças nos elementos da treliça será bidimensional, sendo uma estrutura que confere estabilidade e rigidez, servindo de base para treliças mais complexas.
Treliças espaciais são aplicadas no espaço tridimensional, sendo um exemplo uma treliça espacial utilizada para cobrir um armazém industrial. Elas são estruturas amplamente utilizadas, principalmente em vãos grandes, como coberturas de locais como rodoviárias, ginásios, hangares, centros de eventos e indústrias.
2)A vantagem do uso de treliças na engenharia, particularmente no desenvolvimento de coberturas, pontes e outras estruturas, é que elas proporcionam estabilidade às construções, e os cálculos são relativamente simples para determinar e analisar as forças atuantes nos elementos e nós da treliça.
3)O Método dos Nós, conhecido também como Método de Cremona, consiste basicamente em verificar o equilíbrio em cada nó de uma treliça estaticamente determinada. Tratando-se de uma treliça submetida a esforços estáticos, de acordo com a Segunda Lei de Newton, a soma das forças em cada nó da treliça deve ser igual a zero. O método das seções é semelhante, porém é aplicado nas seções da treliça.
O Método das Seções é utilizado para determinar as cargas axiais nos membros de uma treliça, baseando-se no princípio de que se um corpo está em equilíbrio, qualquer parte desse corpo também está em equilíbrio. Esse método utiliza a Segunda Lei de Newton para calcular as cargas axiais.
4)Treliças são estruturas formadas por elementos delgados (ou membros) conectados entre si nas extremidades por meio de articulações sem atrito, seja por soldagem ou por aparafusamento. Cada ponto de conexão é chamado de nó da treliça.
Uma treliça é considerada estática quando é constituída por nós e membros estaticamente determinados, ou seja, quando o número de equações de equilíbrio independentes é igual ao número de incógnitas.
Uma estrutura é considerada hiperestática quando o número de incógnitas (relacionadas ao número de membros) é maior do que o número de equações (relacionadas ao número de nós). Nesse caso, há mais membros do que o necessário, e a treliça é considerada hiperestática. Esse problema não pode ser resolvido apenas com as equações de equilíbrio, e surge uma inequação.
As estruturas hipostáticas são aquelas em que o número de reações de apoio é menor do que o número de equações de equilíbrio disponíveis. Geralmente, as estruturas hipostáticas apresentam instabilidade, pois os apoios não são suficientes para restringir os movimentos da treliça.

Continue navegando