Buscar

A2 - Comunicação Comunitaria - Kevin Medeiros

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Castelo Branco
Nome: Kevin de Oliveira Medeiros
Curso: Jornalismo
Disciplina: Comunicação Comunitária
Briefing sobre a A2:
Baseado no conteúdo apresentado no capítulo 1 do livro: JORNALISMO E CIDADANIA, de GUILHERME CARVALHO, LIVRO DISPONÍVEL NA SALA VIRTUAL, NA BIBLIOTECA VIRTUAL DA EDITORA PEARSON, CONSULTAR DA PÁGINA 21 ATÉ A PÁGINA 46, faça uma leitura e apresente uma resenha sobre a definição de Jornalismo Cidadão: entre um consumidor de notícias e um participante da produção de conteúdo. Analise as três diferentes abordagens sobre o conceito de Jornalismo Cidadão; defina características do Jornalismo Cidadão em iniciativas jornalísticas.
1. A definição de Jornalismo Cidadão: entre um consumidor de notícias e um participante da produção de conteúdo.
Jornalismo cidadão : É um termo adotado em todo canto do mundo para nomear a produção de notícias em tempo real. Neste caso, ele não faz com que jornalistas profissionais sejam excluídos, e sim, acrescenta a eles a contribuição de cidadãos jornalistas, como leigos que estão testemunhando diversos fatos importantes para facilitar o seu trabalho de apuração de uma notícia de forma confiável, assim como o cidadão comum está sempre no lugar certo e na hora certa para cobrir um determinado evento e podendo se manifestar.
	Portanto, essa visão é um pouco romantizada, já que na prática, é vivenciado a precarização do trabalho nas redações, que por consequência disto, ocorre a diminuição do número de profissionais contratados pela baixa demanda. E, as demissões e a precarização das condições de trabalho dos jornalistas ocorrem, por conta das constantes informações que chegam as redações circuladas em redes sociais por diversos cidadãos anônimos.
consumidor de notícias: O Consumidor de notícias pode ser qualquer cidadão que esteja interligado em tudo o que acontece ao seu redor através de notícias em rede sociais, jornais, rádios, televisores. No entanto, diversas fontes podem chegar a este consumidor, seja por uma linguagem informal de um jornal de bairro, de um canal de Televisão vinda de um veículo de mídia reconhecida e relatos de diversos usuários em determinadas redes sociais.
	
Participante da produção de conteúdo: É composto por um cidadão ou um grupo de cidadãos, que tem por objetivo de desempenhar um papel ativo para coletar, relatar, analisar e disseminar notícias e informações de uma determinada notícia. Neste caso, a finalidade dele é fornecer informações mais confiáveis, precisas, abrangentes e relevantes em tempo real, de acordo com as exigências da democracia.
	Por outro lado, é um fenômeno emergente da categoria baixa para cima, em que não há quase nenhuma supervisão editorial, seja formal ou informal, decidida por uma equipe, ou seja, é consequência de conversas simultâneas e divulgadas rapidamente em diversas redes sociais.
2. Analise as três diferentes abordagens sobre o conceito de Jornalismo Cidadão e defina características do Jornalismo Cidadão em iniciativas jornalísticas.
O Jornalismo cidadão está preocupado em incluir o leitor nas pautas para que o mesmo esteja mais próximo da realidade, ou seja, o seu conceito é baseado em pessoas leigas, sem formação jornalística que estão participando de forma ativa no processo de coleta, reportagem, análise ou disseminação de notícias e informações.
O Jornalismo popular mostra o modo como o conteúdo chega ao leitor, que de fato, com uma linguagem informal e mais acessível com o publico alvo através de redes sociais ou, mais precisamente, um jornal de bairro, ou seja, é a especialização da profissão do ramo jornalístico nos fatos ocorridos dentro de uma comunidade, ou que sejam de interesse para os moradores da mesma. E, se define como o jornalismo praticado por membros de uma comunidade, como por exemplo: jornais e rádios produzidos por moradores de uma determinada favela.
O Jornalismo Cívico ou público: é um conceito que surgiu como uma tentativa de resgatar a credibilidade dos jornais americanos perante os cidadãos, ou seja, foi necessário por causa da desconfiança gerada em relação aos meios de comunicação de massa. O que ocorre é uma falta de cumprimento com as obrigações relativas à vida pública e a profissão para conseguir esse objetivo. O jornalismo público não é um novo jornalismo, mas uma forma de cumprir mais fundamentada, participativa, voltada para o interesse do cidadão.

Outros materiais