Buscar

A1 - Kevin Medeiros - Comunicaçao Comunitária

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade Castelo Branco
Nome: Kevin de Oliveira Medeiros
Curso: Jornalismo
Disciplina: Comunicação Comunitária
Briefing sobre a A1:
Em um momento em que todo o mundo vem passando com o avanço de uma grande pandemia de Covid-19, abre-se uma discussão: como a comunicação comunitária vem atuando e fazendo o seu trabalho junto aos moradores de regiões menos assistidas pelo poder público e pela mídia tradicional? A importância das rádios comunitárias e “rádios postes”; redes sociais e até mesmo informações pelas ruas e vielas das favelas, vêm ocorrendo diariamente, na busca de levar informações e ajuda aos moradores mais necessitados. 
01. A partir dessas referências, acesse ao portal de notícias da instituição RIOonWATCH, e selecione, pelo menos, três artigos ou reportagens que apresentam a presença da comunicação comunitária junto aos moradores; 
7 Erros Cometidos Pela Imprensa ao Cobrir Corona vírus nas Favelas
Morador é assassinado na Maré
Polícia Mata 13 no Alemão e Realiza Operações em Várias Favelas do Rio, em Meio à Pandemia
02. Faça a sua análise, destacando-se onde pode-se observar essa atuação da comunicação comunitária: 
A Comparação de uma abordagem de um veículo de mídia pequena com uma de alta relevância é gigantesca, seja pelos mínimos detalhes e omissão de muitos casos a serem revelados em rede de televisão, como por exemplo, o primeiro artigo mencionado no item numero 01, aborda uma observação de forma mais direta sobre os principais erros que a mídia esconde quando se trata de transmitir uma noticia dentro de uma favela sobre o COVID-19, como por exemplo: 
- Tratar o confinamento como um meio preventivo para evitar que o vírus se espalhe, sendo que quase todos que moram em comunidade necessitam do seu trabalho para “trazer o pão” para casa, ignorando o risco de se contaminar, diferente da realidade que pessoas de classe média e alta vivem no dia-a-dia.
- Não falar sobre casos de violência doméstica dentro das favelas, que vem aumentado estatisticamente durante esta pandemia.
- A falta de empatia quando se trata do isolamento social dentro de uma comunidade e a realidade que eles vivem.
	No caso do segundo artigo, mostra-se uma notícia sendo abordada de forma direta, ironizando a violência urbana, como se houvesse um revezamento entre policiais e o vírus, como por exemplo, há relatos neste artigo em que o morador afirma que o governo não manda uma assistência básica para sobreviverem no meio da pandemia, mas não param de mandar policiais para uma operação dentro da favela, que em algum casos, não apenas um traficante é morto, mas também alguns moradores também são vítimas deste confronto e grandes mídias não relatam isso em rede nacional.
	Portanto, no terceiro artigo, é mostrado uma noticia referente a uma tragédia dentro de uma comunidade no Rio de Janeiro, assim como era mostrado diariamente em grandes mídias antes dessa pandemia, onde um morador foi baleado durante uma operação policial na favela, e mesmo assim ignoraram essa notícia a ser transmitida em rede nacional, devido ao grande fluxo de notícias relacionadas ao COVID-19.
3. Agora faça uma comparação desses veículos de comunicação comunitária com um veículo da grande mídia, demonstrando as diferenças de destaques de uma notícia e o estilo diferenciado de texto usado por cada um. Demonstre com exemplos.  
- Veículos de mídia pequenas: As notícias são tratadas de forma mais direta, sem inversão de papeis, mostrando alguns exemplos que grandes mídias deveriam abordar sobre a questão do COVID-19, de maneira mais sensata, nas favelas, sobre a falta de noticias relacionadas a violências urbanas, a omissão de relatos de violência doméstica durante o isolamento social.
- Veículos de mídia grandes: as notícias são tratadas de uma maneira em que se omite muita informação, como por exemplo, trata-se uma notícia sobre a morte de um morador de comunidade em uma operação policial, como se o principal culpado fosse necessariamente o agente público, e não o traficante local. E também, tratam a pandemia do COVID-19 nas favelas de uma maneira “romantizada”, como se cidadãos de classe baixa vivessem a mesma realidade em comparação a classe média e alta.
Exemplos de notícias de um grande veículo de mídia:
Jovem é baleada na cabeça dentro de casa durante tiroteio na Cidade de Deus
Voz das Comunidades cria portal pra atualizar sobre situação de Covid-19 nas favelas

Outros materiais