Buscar

Farmacogenética e Farmacogenômica: Influência Genética na Eficácia de Fármacos

Prévia do material em texto

FARMACOGENÉTICA E FARMACOGENÔMICA
EVIDÊNCIAS DE COMO A GENÉTICA PODE INFLUENCIAR A EFICÁCIA DE FÁRMACOS E A BUSCA POR NOVOS ALVOS FARMACOLÓGICOS
1
PROFESSOR: T.J. PINHEIRO
CURSO: FARMÁCIA (FARM FLC15487BFR)
ALUNOS: ANA MARIA CARDOSO DE OLIVEIRA
	BRUNA FADANNI NEGRI
	MANOELA BOTTAN DOS SANTOS
	JAILSON
O processo de produção de um novo fármaco envolve diversas etapas e muitos testes para garantir a qualidade e eficácia para os consumidores.
3
As reações adversas medicamentosas ocorrem por diversos motivos
Faixa etária
Tempo de uso
Interações medicamentosas
Fator genético
Raça/Etnia
 
As reações adversas (RAMs) são um constante problema para os pacientes, incluindo casos mais graves que podem elevar o tempo de internamento, aumentar custos, causar sequelas e em casos mais graves levar ao óbito
 
 Farmacogenética é uma ciência que examina bases genéticas, observando respostas terapêuticas dos medicamentos
 
“ estima-se que somente um terço dos indivíduos obtém benéficos terapêuticos a partir de medicamentos prescritos, enquanto em dois terços, o medicamento não atua como o esperado ou é pouco tolerado” NORTON 2001
 
 
“ Mas, como todo exame novo e sem uso em escala, o preço é um fator limitante. Acredito, mesmo assim, que no futuro facilitará o nosso trabalho, como médico poderemos realizar testes no próprio consultório ou ter o perfil genético do paciente desde a primeira consulta. Na hora de prescrever teríamos possibilidade maior de otimizar o uso de medicamento proporcionando mais qualidade de vida ao paciente” 
DR CHARLES DE OLIVEIRA, 2018
 
 
As pesquisas estão avançando em novos alvos farmacêuticos baseados nas respostas genéticas que cada indivíduo apresenta e alguns fatores exógenos como fatores ambientais, nutricionais e cultural na qual altera a resposta de cada fármaco.
No futuro, acreditamos ser possível analisar um individuo geneticamente e prever a resposta de seu organismo, diminuindo riscos de respostas indesejáveis e evitar gastos demasiados. 
OBRIGADA 
PELA ATENÇÃO

Continue navegando