Buscar

Continue navegando


Prévia do material em texto

Plano de Continuidade de Negócios (PCN) 
O objetivo do PNC é criar padrões, para que diante a algum incidente, nesse caso utilizando a pandemia como pauta, as empresas possam continuar operando adequadamente até que seja normalizada as atividades. E quando existe um plano adequado para um trabalho remoto, por exemplo, quando retornar às atividades presenciais a empresa continuará operando sem problema algum.
Podemos pensar que o PCN é um importante mecanismo de prevenção à ocorrência de desastres. Diante de uma ocorrência, a empresa está preparada para minimizar o impacto da crise em seus negócios, pois existem processos alternativos diante da indisponibilidade dos processos atuais.
Antes mesmo da pandemia muitas empresas já possuíam seu PCN definidos, criado em forma de documento para que caso houvesse um problema de segurança de dados, ele seria colocado em prática, seu objetivo é garantir que os sistemas críticos da empresa retorne à condição operacional regular em um prazo aceitável após ocorrência de um incidente de segurança. Dessa forma, mesmo em situações de contingência, consegue resguardar interesses, imagem, reputação e atividades de uma organização.
Para atingir ao seu objetivo, porém, o planejamento de continuidade de negócios deve ter em mente as principais perguntas que o norteiam:
Quais são os riscos e ameaças existentes às operações empresariais?
Existem processos críticos para o negócio?
Se sim, quais são eles?
A partir dessas perguntas, os profissionais responsáveis poderão enxergar e delimitar os recursos necessários para enfrentar e superar os riscos existentes. Sempre existirá, conforme a natureza e porte da atividade econômica, uma estratégia de recuperação mais adequada.
Possuir um PNC definido na empresa é muito importante, além de trazer benefícios quando se é criado. A administração empresarial poderá usufruir de algumas vantagens que garantem a segurança da informação, tais como:
- Dar uma resposta eficiente às eventuais interrupções, uma vez que existe um planejamento com todas as ações necessárias;
-Aumentar significativamente a probabilidade de sobrevivência do negócio em caso de incidentes, qualquer que seja sua causa;
-Promover um entendimento mais evidente e amplo das operações, o que possibilita melhorias contínuas;
-Preservar a reputação e a imagem da organização;
-Identificar processos críticos e os impactos de sua paralisação para toda a empresa;
-Minimizar possíveis impactos negativos ao patrimônio;
-Treinar a equipe envolvida;
-Conhecer o grau de exposição aos riscos.