Buscar

Práticas de Engenharia de Software - Atividade 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pergunta 1
	 
	 
	 
	Na unidade 1 aprendemos sobre Engenharia de Requisitos. Descreva em suas palavras a importância deste processo no desenvolvimento de sistemas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
         O passo mais importante para se obter um software de qualidade e que não traga problemas a empresa que o adquiriu se dá o nome de engenharia de requisitos, a partir de processo se obtém informações necessárias para que seja desenvolvido um software sem erros, segundo Pressman e Maxim informa que engenharia de requisitos constrói uma ligação entre o projeto e sua construção. Dentro do processo de requisitos pode ser adotada técnicas como documentação para se obter o registro e oficialização dos seus resultados.
                Ao que concerne a engenharia de requisitos (RE), a análise e especificação são fundamentais durante o processo de desenvolvimento do software interferindo em qualquer modelo de desenvolvimento codificado e projetado, entretanto mal especificado, acarretará infortúnios para todos os envolvidos. Apresentam-se como aspectos de grande importância para o ciclo de vida do software, onde se relacionam intrinsicamente com a qualidade final do produto desenvolvido, isto imposto a RE necessita-se ser corretamente planejada. Em vista disso, sua aplicação de forma abrangente assegura que um conjunto completo das necessidades e requisitos dos usuários sejam tomados para posterior transformação de uma validado conjunto de requisitos em todo seu ciclo de vida.
                Nota-se inclusive que a construção de um software que atenda às necessidades está condicionada ao entendimento do que realmente se deseja, desta maneira torna-se crucial o uso da RE qual inclui o conjunto de tarefas que levam ao entendimento de qual será o impacto do software sobre o negócio, do que o cliente quer e de como os usuários finais vão interagir com o software. Constitui-se como uma abordagem arquitetada para especificar, elicitar, corroborar, analisar, validar e gerenciar requisitos considerando usuários, propósitos, indispensabilidades técnicas, econômicas e de negócio, engloba todo o processo de desenvolvimento e possui em sua natureza caráter de processo mais crítico e complexo do ciclo de desenvolvimento.
                Sua principal razão em suma trata-se do impacto dominante sobre as capacidades do produto resultante, a crescente complexidade dos sistemas de software torna as atividades de RE tanto mais importantes quanto difíceis. Nesse sentido, a RE traz inúmeros benefícios como redução de custos melhor contextualização e maior controle inclusive propõem o reuso de documentações produzidas, incitando assim a reutilização do conhecimento adquirido através da interação entre as partes ao longo do processo, pois em cada fase do ciclo do software é produzido um documento que contém uma representação distinta do software ser desenvolvido, cada um destes representa o software em um determinado nível de abstração.
                A Engenharia de Requisitos define um dos mais importantes conjuntos de atividades a serem realizadas em projeto de desenvolvimento de software, embora não garante a qualidade dos produtos gerados, é um pré-requisito básico para que se obtenha sucesso no desenvolvimento do sistema de informação.

Continue navegando