Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 3 – UC10
Tipos de modais de transportes utilizados pelas empresas no Brasil 
Aéreo: O transporte aéreo permite cobrir longas distâncias, em territórios nacional e internacional, de forma ágil e rápida. Embora o modal tenha limites para volume, tamanho e quantidade de material transportado, ele é indicado para o carregamento de eletrônicos e outras mercadorias frágeis. A via aérea precisa ser combinada com outros modais para ser efetiva, afinal, a carga deve chegar até o aeroporto e depois sair de lá. 
Vantagens: cobre longas distâncias, tem trânsito exclusivo, aeroportos ficam próximos a grandes centros urbanos e oferece rapidez de transporte.
Ferroviário: O modal ferroviário é indicado para cargas de volumes muito grandes, que precisam ser deslocados por longos trajetos. Precisa ser combinado com outros modais, sobretudo o rodoviário, pois possui baixa flexibilidade (o carregamento chega a um local fixo). Entre os modais de transporte, é o preferido para transportar mercadorias pesadas,
Vantagens: baixo custo, alta capacidade de carga e baixo risco de acidentes.
Aquaviário: Assim como o modal aéreo, o aquaviário é indicado para percorrer grandes distâncias, embora de maneira mais lenta. A vantagem desse modelo é oferecer condições para transportar bastante quantidade de carga, tal como o ferroviário. Precisa ser combinado com outros tipos de transporte para ser efetivo, uma vez que a mercadoria precisa ser escoada dos portos. Além do oceano, o transporte também necessita de rios que suportem a navegação de grandes embarcações. 
Vantagens: transporte de altos volumes, consegue percorrer longos trajetos e tem baixo valor de frete.
Dutoviário: O transporte dutoviário é realizado por meio de dutos e tubos subterrâneos, sub- marinos ou aparentes e é realizado por meio da pressão colocada nesses canais. Tem alto custo de instalação, mas compensa pela baixa necessidade de manutenção. Esse modal é indicado para o trânsito de gases e líquidos. No Brasil, apenas 4% do transporte é realizado por redes dutoviárias. 
Vantagens: tem baixo custo de operação, percorre grandes trajetos e conduz gases e líquidos em segurança por longas distâncias.

Mais conteúdos dessa disciplina