Buscar

MA 2 - EXERCÍCIOS - MEC APLICADA - 2021-2

Prévia do material em texto

MA 2 – Disciplina de Mecânica Aplicada
Prof. Gabriel Pereira Gonçalves
1
PARTE 1 – USO DO FTOOL
QUESTÃO 1- 5 pontos
A empresa Postes - UNIREDENTOR fornece postes de luz de diversos estilos, formatos e tamanhos, conforme pode ser notado nas figuras 1 e 2 do quadro 1 abaixo. 
Quadro 1: Modelos de postes
	
	Figura 1
	Modelo de poste 1:
	
Especificações:
· Poste em alumínio;
· Perfil de seção quadrada de 30 cm de lado;
· Altura 10m;
· Braço em balanço de 4m (na horizontal)
Localização ideal:
· Para avenidas ou estradas;
	
Exemplo de instalação
Avenida 28 de Março – Campos dos Goytacazes
	Figura 2
	Modelo de poste 2:
	
Especificações:
· Poste em aço;
· Tubo circular de 20cm de diâmetro;
· Altura 5m;
· Braço em balanço de 1m (na horizontal)
Localização ideal:
· Para praças e parques;
	Exemplo de instalação
Canteiros de praças
Considerando carregamentos hipotéticos nestes dois modelos de postes, teremos os seguintes DCL (quadro 2).
 Quadro 2: Estruturas aporticadas com carregamentos
	
Poste modelo 1
	
Poste modelo 2
Com o auxílio do programa ftool, calcule as reações de apoio e desenhe os diagramas de esforços internos normal, cortante e momento fletor.
QUESTÃO 2 - 5 pontos
Desenhe (usando o ftool) o diagrama de esforço normal da treliça abaixo, feita de aço com perfis L (angle) t = 20 mm, d = 40 mm e b = 30mm. Qual a classificação desta treliça (ISSO, HIPER ou HIPOESTÁTICA)?
QUESTÃO 3 - 5 pontos1000 kgf
A
B
1
2
3
C
500 kgf
4
D
5
6
7
E
8
4 m
9
F
2 m
3 m
3 m
5 m
Verifique se a treliça é isostática e depois calcule as forças normais em todas as barras da treliça utilizando o ftool.
PARTE 2 – CONCEITOS TEÓRICOS – pontuação extra
QUESTÃO 4 – 4 pontos
O nome treliça deve-se ao fato de todos os elementos do conjunto pertencerem a um único plano, chamado também de treliças planas. As treliças são estruturas cujo elemento de construção são barras ligadas entre si, sob forma geométrica triangular e que visam formar uma estrutura rígida que resista a esforços, somente normais. Elas formam um tipo de estrutura que é muito eficaz a esforços e tem diversas aplicações. Pontes, viadutos, guindastes, coberturas são algumas de suas aplicações.
Uma das formas de se classificar um treliça é de acordo com o seu tipo, como por exemplo as treliças Fink, Warren, Trapezoidal, Pratt, Howe, etc. Faça uma pesquisa sobre este tipo de classificação e demonstre estas treliças e relate suas aplicações, vantagens e desvantagens. Faça um texto argumentativo!
QUESTÃO 5 – 4 pontos
Os arcos constituem-se de barras curvas. Os esforços solicitantes principais são as forças normais de compressão que podem agir simultaneamente ou não com momentos fletores. De maneira simples, os arcos representam barras em formato curvo, onde a parte central é mais alta do que as extremidades. A forma da curva que define o arco é função do tipo de material a ser utilizado, da disponibilidade do mesmo e dos esforços atuantes na estrutura. Os materiais mais utilizados atualmente na construção de arcos são o aço e o concreto protendido, já que oferecem maiores possibilidades para que se utilizem arcos com maiores vãos e também mais agradáveis esteticamente.
Faça uma pesquisa sobre os tipos de arcos, sua classificação, aplicações, vantagens e desvantagens quanto a seu uso e escreva um texto argumentativo apresentando estes itens pesquisados.
.
a
a

Continue navegando