Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

A veia poplítea é um dos vasos sanguíneos principais na parte inferior do corpo. Ele corre até a parte de trás do joelho e transporta sangue da perna para o coração. 
A veia poplítea é um vaso sanguíneo encontrado na parte traseira do joelho. Um vaso unidirecional que transporta sangue da perna e pé em direção ao coração, é alimentado pela veia tibial anterior e pelo tronco tibial / peroneal, vasos da panturrilha. Depois de cruzar o joelho, a veia poplítea se torna a veia femoral, um importante vaso da coxa.
Com apenas alguns centímetros de comprimento, a veia poplítea é uma veia profunda emparelhada da perna, o que significa que a artéria poplítea é encontrada ao lado dela, transportando sangue na direção oposta. O sistema circulatório funciona em um circuito fechado, com as artérias transportando o sangue para longe do coração e dos pulmões para distribuição nos tecidos do corpo e as veias entregando sangue de volta ao coração. Como tal, o sangue que as artérias transportam contém oxigênio e vários nutrientes, enquanto o sangue nas veias foi esvaziado dessas substâncias. Em outras palavras, a veia poplítea e outros vasos semelhantes devolvem o sangue para que possa ser reabastecido, em certo sentido.
A veia poplítea começa em sua extremidade inferior pela união de dois vasos principais: a veia tibial anterior e o tronco tibial / peroneal. O sangue desses dois vasos flui para o vaso poplíteo maior, com a tibial anterior alimentada por veias na parte superior do pé e a tibial / fibular alimentada pela veia tibial posterior e pela veia peroneal. Essa convergência do fluxo sanguíneo ocorre no topo da panturrilha, com os vasos da perna retornando sangue dos músculos das pernas próximas, bem como da articulação do joelho.
Também drenando a veia poplítea ao longo do seu curso até o joelho, existem vários vasos superficiais menores, vasos que ficam mais próximos da pele. A maior delas é a pequena veia safena, que transporta sangue pela perna posterior central a caminho do pé. Outros vasos menores também penetram no poplíteo, veias superficiais retornando sangue de músculos como gastrocnêmio, sólio e poplíteo, bem como da pele e tecidos moles dessa região.
Às vezes, um coágulo de sangue, ou uma trombose, pode bloquear esta veia importante. A veia poplítea é um dos locais mais comuns para a ocorrência de trombose venosa profunda (TVP), ou coágulo de sangue dentro de uma veia, este coágulo pode libertar-se da veia poplítea podendo em seguida, viajar para o lado direito do coração e depois para os pulmões, onde ele pode causar inúmeros circulação e problemas respiratórios. Um coágulo de sangue nos pulmões é chamado uma embolia pulmonar (EP), nesse caso o coagulo sairá da veia original e subirá progressivamente até atingir a veia cava inferior. Seguirá então por dentro do coração, através do átrio direito e do ventrículo direito. Daí passará ao tronco da artéria pulmonar, as artérias pulmonares direita ou esquerda a seus ramos progressivamente menos calibrosos. Ao atingir um ramo mais estreito que seu tamanho o coágulo irá parar, interrompendo a circulação.
As tromboses venosas e arteriais se manifestam clinicamente de forma diferente, uma vez que veias e artérias possuem funções distintas no organismo. As artérias são vasos sanguíneos de calibre espesso que levam sangue do coração para todos os tecidos, enquanto as veias são os vasos que possuem espessura fina que e fazem o sentido oposto, escoando o sangue já utilizado pelos tecidos de volta ao coração e aos pulmões para ele ser novamente oxigenado.
Portanto, se a trombose ocorrer dentro de uma artéria, ela impede que o sangue chegue aos órgãos e tecidos nutridos por essa artéria, causando isquemia e infartes. As situações mais conhecidas de trombose arterial são o infarto agudo do miocárdio e o AVC.
Quando a trombose ocorre dentro de uma veia, ela obstrui o escoamento do sangue, fazendo com que o mesmo fique represado naquela região.
A forma mais comum de trombose venosa é a trombose dos membros inferiores, acometendo as veias profundas e calibrosas da perna, coxa ou pelve.
Neste caso, o sangue chega normalmente ao membro inferior acometido, mas não consegue retornar, pois, como uma das veias está trombosada, uma das principais, senão a principal, via de escoamento encontra-se obstruída. O sangue, para retornar, precisa encontrar uma ou mais vias colaterais, que são normalmente veias de menor calibre, incapazes, a curto prazo, de conseguir escoar adequadamente todo o fluxo de sangue.
O sangue flui mais lentamente nas veias por serem amis finas que as artérias e é por esta razão que as tromboses ocorrem principalmente em veias.
Referencias:
VEIA POPLÍTEA. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikipedia Foundation, 2020. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Veia_popl%C3%ADtea&oldid=58965914>. Acesso em: 13 de outubro de 2022.
EMBOLIA PULMONAR. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikipedia Foundation, 2021. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Embolia_pulmonar&oldid=62379019>. Acesso em: 13 de outubro de 2022.
Caramelli, B.; Gottschall, C.A.M; Blacher, C.; Casagrande, E.L.; Lucio, E.A.; Manente, E.R.F.; Mesquita, E.T.; Bodanese, L.C.; Rocha, M.S (agosto de 2004). «Diretriz de Embolia Pulmonar» (PDF). Arquivos Brasileiros de Cardiologia. 83 (supl. 1): 1-8. ISSN 1678-4170. Consultado em 13 de outubro de 2022.
«Obstrução de artéria é mais comum do que se pensa, dizem especialistas - 11/10/2017 - Poder». Folha de S.Paulo. Consultado em 13 de outubro de 2022.
«Veias e Artérias: Circular é preciso». Superinteressante. Consultado em 13 de outubro de 2022.

Mais conteúdos dessa disciplina