Buscar

ATIVIDADE 1 - ACIONAMENTOS ELÉTRICOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESPOSTA: 
 A Partida Direta, ou seja, alimentação imediata com a tensão de fechamento para tirar o motor da inercia, é a que resulta em uma alta corrente elétrica no início da operação de um motor elétrico de indução. Esse tipo de partida só é recomendado em motores de potências muito pequenas, observando as grandezas como frequência, corrente, tensão e número de polos. 
 Já para motores maiores existem equipamentos “Eletrônicos de Potência” como Inversores de Frequência e Soft start, que com sua composição eletrônica via disparos de IGBTs, que simulam defasagem angla de 180 graus, proporcionando uma partida que reduz a corrente elétrica de pico na partida do motor, reduzindo consumo e preservando tanto o motor quando os demais itens da transmissão. E enquanto nas Softs podemos controlar apenas a partida de parada do motor em rampa, nos inversores de frequência, além disso também podemos modular a frequência, variando a velocidade do motor. 
 Um pouco mais antiga, porém muito utilizadas são as partidas com comandos que permitem trabalhar com tensões diferentes, dependo do fechamento do motor, como estrela-triangulo, compensadoras. Na estrela-triângulo o motor é inicialmente ligado em estrela, onde a corrente elétrica no momento da partida seja reduzida por aplicar tensão menos que o fechamento. Após alguns segundos, o motor é comutado para a ligação em triângulo na tensão de rede, alcançando sua nominal. 
 Na Compensadora, é bem parecido, porem usamos Taps diferentes do Trafo para fazer esse jogo de tensões e o motor partir mais lento a depois ir para a velocidade nominal quando já rompeu a inercia.

Continue navegando

Outros materiais