Buscar

Os Clássicos da Sociologia

Prévia do material em texto

Os Clássicos da Sociologia
Segundo o Jeffrey Alexander (1987), a sociologia é uma ciência multiparadigmática, ou seja ela se fundamenta em mais de um paradigma
(cosmovisão) cientifico (o novo movimeno teórico). Desse modo, são três os pensadores que formam os clássicos da Sociologia: Karl Marx, Max Weber e Émile Durkheim. Cada um desses autores fornece uma explicação e compreensão acerca de um aspecto elementar da sociedade.
· Durkheim: entende a moral como um aspecto de coesão social, promovendo laços de solidariedade. Para o autor, o principal objeto de estudo da sociologia é estudar a integração social.
· Marx: entende que “a história da sociedade é a história da luta de classes”. Para o autor, entender o conflito social - as desigualdades- é central para o estudo do mundo moderno.
· Weber: entendia que ideias, valores e crenças eram importantes na explicação e compreensão do capitalismo. Para o autor, compreender o sentido da ação, o que ele chama de ação social é o objeto de estudo da sociologia.
A sociedade é um laboratório que está em constante movimento e transformação, a partir dos agentes, do momento histórico, da luta social e política. Com isso, para entender as relações sociais em suas múltiplas dimensões que compõem a realidade social, cada um desses autores clássicos fornece uma base epistemológica para o entendimento da sociedade moderna pós-industrial. Para Durkheim é o estudo da integração social. Para Weber, a ação social. Já Marx, o conflito social. O real é fruto de múltiplas determinações.

Continue navegando