Buscar

Novo_Template_Seminário_Introdução_a_Pesquisa_2020 (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO A PESQUISA
Elaine Castro Ferreira¹
Helane Gomes da Fonseca²
	
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
	"Na condição de princípio científico, pesquisa apresenta-se como a instrumentação teórico metodológica para construir conhecimento". (Demo 2000, p. 33)
Bazzanella (2013), fala sobre a busca do homem pelo o conhecimento e sua importância para o desenvolvimento da pesquisa:
O homem ao longo dos tempos sempre buscou se desenvolver mais, a conhecer mais, desenvolver e elaborar sua cultura. O homem sempre almejou então: conhecer mais, viver mais, dominar técnicas, desenvolvendo tecnologias e suplantar suas fragilidades, dificuldades, limitações diante de um mundo que ele era estranho. BAZZANELLA (2013, p.04)
O conhecimento tenta compreender e explicar os fatos inseridos nas seguintes situações: realidade. Portanto, pesquisas atualizadas são importantes para o intercâmbio de métodos de ensino e Temos realizado diversas ações no processo de engajamento neste setor, na qual é utilizado o conceito de não existe ensino sem pesquisa e não existe pesquisa sem ensino, fazendo com que sempre haja uma busca pelo o saber tentando desenvolver as a busca pelos o conhecimento. FREIRE (1997).
REFERÊNCIAS
BAZZANELLA, André; TAFNER, Elizabeth; SILVA, Everaldo; MULLER, Antônio José. Metodologia cientifica. Indaial: UNIASSELVI, 2013.
DEMO, Pedro. Pesquisa e Construção de conhecimento: metodologia científica no caminho de Habernas . Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2000, 125 p.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: São Paulo: Paz e Terra, 1997
1 Elaine Castro Ferreira
2 Helane Gomes da Fonseca
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI – Gestão Financeira (MOB100) – Prática do Módulo I – 30/10/2020

Outros materiais