Buscar

Trabalho Sistema Cardiorespiratorio A1

Prévia do material em texto

A faringe é um órgão que pertence à via respiratória e ao sistema digestório, sendo assim, o nariz, a boca e a laringe se conectam por uma via de passagem. Ela é dividida em três partes: nasal ou nasofaringe (superior), oral ou orofaringe (média) e larínea ou laringofaringe (inferior). Além disso, compõe-se de dois orifícios, sendo um direito e um esquerdo, que se comunicam com as orelhas médias direita e esquerda, o que possibilita o equilíbrio da pressão entre as duas cavidades. 
Já a laringe é formada por cartilagens que são a epiglótica (epiglote), a tireóidea, a cricóidea e as aritenóideas. Juntas elas formam um esqueleto cartilaginoso e muito flexível para a laringe. Cada cartilagem está unida à outra por membranas e músculos.
Exemplos de estruturas que as compõem
Faringe:
Parte nasal da faringe: posterior ao nariz, comunicando-se com este por meio das coanas. Em sua parede postero-superior, encontra-se a tonsila faríngea, também conhecida como adenóide. As tonsilas faríngeas são órgãos linfáticos que exercem importante função de defesa das vias aéreas superiores. Nas paredes laterais da nasofaringe, temos os óstios faríngeos das tubas auditivas. Estas comunicam a nasofaringe com a cavidade da orelha média, permitindo a equalização de pressão em ambos os lados.
Parte oral da faringe: estende-se entre o palato mole e a raiz da língua no nível do osso hioide. A parte posterior da cavidade oral se comunica diretamente com a parte oral da faringe, assim como com as regiões posterior e inferior da parte nasal da faringe. O epitélio se modifica no limite entre as partes nasal e oral da faringe, passando de colunar pseudoestratificado ciliado para epitélio escamoso estratificado, semelhante ao da cavidade oral e resistente à abrasão dos alimentos. A úvula palatina e dois pares de arcos faríngeos são sustentados pela margem posterior do palato mole. Bilateralmente, teremos a tonsila palatina, que se situa entre o arco palatoglosso anterior e o arco palatofaríngeo posterior. A amígdala também é um órgão linfático e serve como proteção para as vias aéreas. A parte oral da faringe serve tanto para o sistema respiratório quanto para o digestório, sendo que nela ocorre o cruzamento aéreo digestório;
Parte laríngea da faringe: é estreita e inclui a região da faringe, localizada desde o nível do hioide até o início do esôfago. É a mais inferior e, como a parte oral, é revestida por epitélio escamoso estratificado, resistente a abrasões mecânicas, agressões químicas e invasão de patógenos, preparada para a passagem do alimento.
Laringe: 
A epiglote apresenta uma importante função nas vias aéreas, pois é ela que oclui a entrada da laringe quando deglutimos, impedindo a entrada de alimentos.
No interior da laringe, encontramos as pregas vestibulares e vocais. As pregas vestibulares têm função de proteção das vias aéreas. Assim, caso a epiglote não funcione bem ou por qualquer outro motivo, chegando à laringe gotas de líquido ou partículas de sólido, os receptores dessas pregas eliciam o reflexo de tosse e impedem a entrada de qualquer material que não seja ar nas vias aéreas.
Já as pregas vocais estão relacionadas à produção da voz, ou seja, à fonação. Durante a expiração, os músculos laríngeos se contraem e movimentam as pregas vocais, produzindo a voz.

Continue navegando