Buscar

Contextualizada de Responsabilidade Socioambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CONTEXTUALIZADA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 
Nome Completo: 
Matrícula: 
Curso: Farmácia
Polo: Petrolina/PE
- O Protocolo de Quioto foi um acordo internacional assinado em 1997 que estabeleceu metas obrigatórias de redução de emissões de gases do efeito estufa para os países industrializados. O objetivo principal era combater as mudanças climáticas e promover a redução do aquecimento global. O Protocolo de Quioto estabeleceu que os países que mais poluem deveriam assumir a maior responsabilidade na redução das emissões, e incentivou a adoção e o desenvolvimento de tecnologias limpas e alternativas para a produção de energia.
O Protocolo de Quioto foi uma das primeiras tentativas internacionais de estabelecer medidas concretas para reduzir as emissões de gases do efeito estufa e combater as mudanças climáticas. O acordo foi assinado por 84 países e entrou em vigor em 2005, estabelecendo metas de redução de emissões para os países industrializados até o período de 2008-2012. O Protocolo foi considerado um marco global no combate às mudanças climáticas e na promoção do desenvolvimento sustentável, mas também enfrentou críticas por deixar de fora países emergentes e grandes emissores como a China e os Estados Unidos, que se recusaram a ratificá-lo. Em 2015, o Acordo de Paris substituiu o Protocolo de Quioto como principal acordo internacional sobre mudanças climáticas, estabelecendo novas metas e compromissos para limitar o aquecimento global dentro de um limite seguro. 
- A Eco-92 e Rio+20 são eventos internacionais que foram organizados com o objetivo de debater questões relacionadas ao meio ambiente, à sustentabilidade e ao desenvolvimento humano. A Eco 92, também conhecida como Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, aconteceu no Rio de Janeiro em 1992 e contou com a participação de líderes governamentais e representantes da sociedade civil de todo o mundo. O evento teve como objetivo discutir estratégias para garantir um desenvolvimento sustentável e conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente.
A Rio+20, por sua vez, aconteceu em 2012, também no Rio de Janeiro, e reuniu líderes governamentais, representantes do setor privado e da sociedade civil para discutir políticas e ações voltadas para o desenvolvimento sustentável global. O evento resultou na criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e na definição de um Plano de Ação para o Desenvolvimento Sustentável.
A Eco 92 e a Rio+20 são conferências internacionais que discutiram questões relacionadas ao meio ambiente, sustentabilidade e desenvolvimento humano. A Eco 92 ocorreu em 1992 no Rio de Janeiro e reuniu líderes governamentais e sociedade civil para discutir estratégias de desenvolvimento sustentável e preservação ambiental. A Rio+20 ocorreu em 2012, também no Rio, e resultou na criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e em um plano de ação para o desenvolvimento sustentável global.
- A Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável é um evento que aconteceu em 2015, em Nova York, e teve como objetivo a adoção da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. A Agenda 2030 é um compromisso global assinado por 193 países para os próximos 15 anos e que estabelece 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que visam erradicar a pobreza, proteger o meio ambiente e impulsionar o crescimento econômico sustentável. A Agenda 2030 inclui metas específicas para cada um dos 17 ODS, como erradicar a fome, melhorar a educação, promover a igualdade de gênero e reduzir as desigualdades econômicas. A Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável marcou um compromisso histórico dos países para trabalharem juntos em prol de um futuro mais justo e sustentável.
A Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável aconteceu em 2015 na cidade de Nova York. Este encontro global teve como objetivo a adoção de um acordo conhecido como Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. A Agenda 2030 é um compromisso firmado por 193 países que visa transformar o mundo nas próximas décadas. 
No entanto o acordo estabelece 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que visam erradicar a pobreza, proteger o meio ambiente e impulsionar o crescimento econômico sustentável.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
MARTINS, Ivone Pereira. Protocolo de Quioto: antes e depois de 2012. Janus 2006: A nova diplomacia, 2006.
TOMÉ, Margarida; COELHO, Marta Baptista; SOARES, Paula. Estimativa do sequestro anual de carbono da floresta de eucalipto e pinheiro bravo em Portugal de acordo com o Protocolo de Quioto. In: Congresso Florestal Nacional, 6º-A Floresta num Mundo Globalizado. SPCF, 2009. p. 36-44.
CAYE, Daniel Paulo. Análise crítica acerca da implementação do Protocolo de Quioto. 2010.
MARQUES, João Lourenço; MARTINS, José Manuel; CASTRO, Eduardo A. análise input-output rectangular inter-regional emissões de co2 em portugal e o protocolo de quioto. RPER, n. 11, p. 25-59, 2006.
MESQUITA, Simone Maria Moura; MENDES, Paula Cândida Barbosa. Protocolo de Quioto e o Mercado de Carbono. Multitemas, 2008.
CAYE, Daniel Paulo. Análise sobre as perspectivas russa e brasileira acerca do Protocolo de Quioto. Salão de iniciação Científica (16.: 2004: Porto Alegre, RS). Livro de resumos. Porto Alegre: UFRGS, 2004., 2004.
DE ASSIS CALSING, Renata. O Protocolo de Quioto e o direito ao desenvolvimento sustentável. Revista Jurídica da Presidência, v. 6, n. 71, p. 01-11, 2005.
DE OLIVEIRA, Leandro Dias. Da ECO-92 à RIO+ 20: uma breve avaliação de duas décadas. Boletim Campineiro de Geografia, v. 2, n. 3, p. 479-499, 2012.
WALDMAN, Maurício. A Eco-92 e a necessidade de um novo projeto. Ecos da Rio-92: Geografia, Meio Ambiente e Desenvolvimento em Questão. 1ªed. Fortaleza (CE): Associação dos Geógrafos Brasileiros–Seção Fortaleza, p. 20-32, 1992.
BORN, Rubens Harry. Turismo e a" ECO 92". Revista Turismo em Análise, v. 3, n. 1, p. 7-11, 1992.
STRONG, Maurice F. ECO'92: critical challenges and global solutions. Journal of International Affairs, p. 287-300, 1991.
SCHERER, Luciana; FRANCO, Marcelo Borges; FERNANDES, Sandra Beatriz Vicenzi. ECO-92: nuances, avanços e interrogações. Salão do Conhecimento, 2016.
SEQUINEL, Maria Carmen Mattana. Cúpula mundial sobre desenvolvimento sustentável-Joanesburgo: entre o sonho e o possível. Análise conjuntural, v. 24, n. 11-12, p. 12, 2002.
PIMENTA, Mayana Flávia Ferreira; NARDELLI, Aurea Maria Brandi. Desenvolvimento sustentável: os avanços na discussão sobre os temas ambientais lançados pela conferência das Nações Unidas sobre o desenvolvimento sustentável, Rio+ 20 e os desafios para os próximos 20 anos. Perspectiva, v. 33, n. 3, p. 1257-1277, 2015.
BUSS, Paulo Marchiori et al. Governança em saúde e ambiente para o desenvolvimento sustentável. Ciência & saúde coletiva, v. 17, p. 1479-1491, 2012.
DE ALMEIDA RAMOA, Carlos Eduardo; DA SILVA FLORES, Luiz Carlos. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: um fator estratégico às organizações em uma cronologia dos fatos relevantes e o Objetivo 14 como orientação ao setor de cruzeiros marítimos. TURYDES: Revista sobre Turismo y Desarrollo local sostenible, v. 11, n. 25, p. 3, 2018.
AGUIAR, Carlos Eduardo Bezerra. Inovação e desenvolvimento sustentável: uma análise dos conceitos, com base nas conferências de desenvolvimento sustentável. 2016.

Continue navegando