Buscar

ATIVIDADE 4 - ELEMENTOS DE MECANISMOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ELEMENTOS DE MECANISMOS – ATIVIDADE 4
JOÃO GABRIEL CERQUEIRA
1 - Um dos parâmetros muito importantes na geometria de parafuso e coroa sem-fim é o ângulo de avanço, que é o ângulo entre a tangente à rosca do sem-fim e a linha do sem-fim. Um conjunto de parafuso e coroa sem-fim tem passo diametral 10, sendo o diâmetro do parafuso 2 polegadas, o qual tem duas entradas.
 
Assim sendo, a seguir, assinale a alternativa correta para o valor aproximado do ângulo de avanço.
· 5,7°.
2 - O atrito é um importante parâmetro para parafuso e coroa sem-fim, devido ao deslizamento. Considere um conjunto de parafuso e coroa sem-fim com: coroa de 52 dentes; parafuso de 2 roscas; 2 polegadas de diâmetro. Além disso, temos que: o passo diametral é igual a 12; o parafuso gira a 3.600 rpm; o ângulo de avanço é igual a 10°.
 
Assim sendo, a seguir, marque a alternativa com a velocidade aproximada de deslizamento na coroa.
· 903 fpm.
3 - Leia o texto a seguir.
 
“Na especificação do passo de um par de coroa e sem-fim costuma-se fixar o passo axial px do sem-fim e o passo ortogonal pn da coroa. Estes são iguais se o ângulo entre os eixos for de 90°. O diâmetro primitivo da coroa é o diâmetro medido no plano que contém o eixo do sem-fim.”
 
SHIGLEY, J. E. Elementos de máquinas. Rio de Janeiro: LTC, 1984. v. 2. p. 514.
 
Com base no texto e nas fórmulas estudadas sobre geometria do conjunto parafuso e coroa sem-fim, analise as afirmativas a seguir.
 
I - O diâmetro primitivo da coroa é igual ao número de dentes da coroa vezes o passo circular, dividido por pi (𝜋).
II - O passo axial do parafuso é igual ao comprimento (L) dividido pelo número de dentes do parafuso.
III - O passo diametral é igual a pi (𝜋) vezes o diâmetro da coroa, dividido pelo número de dentes da coroa.
IV - A profundidade total do dente é igual a 0,686 vezes o passo axial, menos 0,3183 vezes o passo axial.
 
É correto o que se afirma em:
· I, apenas.
4 - Considere um conjunto parafuso e coroa sem-fim para o qual temos estes parâmetros: velocidade tangencial da coroa igual a 300 fpm; diâmetro da coroa igual a 4,33 polegadas; largura da face da coroa igual a 2,3 polegadas; passo circular normal igual a 0,25; torque na coroa igual a 2.500 lb.in; ângulo de pressão normal de 20°; ângulo de avanço de 14°.
 
Assim sendo, a seguir, indique a tensão de flexão aproximada nos dentes da coroa sem-fim.
· 20.000 psi.
5 - Um projetista deseja calcular o avanço de um conjunto parafuso e coroa sem-fim e, para isso, avaliou e levantou alguns dados. Ele descobriu que: a razão de velocidade angular é igual a 60; o parafuso tem duas roscas; o passo diametral é igual a 10. Com esses dados em mãos ele deve calcular o avanço. 
 
Assim sendo, a seguir, assinale a alternativa correta para o valor do avanço.
· 0,63 pol.
6 - Uma ponte rolante tinha, em sua composição, um conjunto de coroa e parafuso sem-fim. Um técnico, ao observar que os filetes de rosca do parafuso e os dentes da coroa estavam desgastados, pediu a um engenheiro que calculasse alguns parâmetros da coroa. Os dados disponíveis eram: a rotação do parafuso é de 3.600 rpm; o parafuso tinha uma entrada; a coroa tinha 48 dentes; o passo diametral era igual a 12.
 
Deseja-se saber a velocidade na linha primitiva, em pés/min, da coroa. Sendo assim, a seguir, assinale a alternativa correta.
· 78,5 pés/min.
7 - Considere um conjunto de parafuso e coroa sem-fim, que estão acoplados a 90°, onde o número de dentes da coroa é igual a 48, o parafuso tem 2 roscas, o passo diametral é igual a 12, o conjunto está transmitindo um torque de 3.800 lb.in, o parafuso gira a 1.750 rpm, e a eficiência é de 55%.
 
Assim sendo, a seguir, assinale a alternativa correta para o valor da potência de entrada.
· 8,0 hp.
8 - O diâmetro do parafuso sem-fim é um parâmetro importante na geometria do conjunto parafuso e coroa sem-fim, pois afeta o ângulo de avanço e, consequentemente, a eficiência do conjunto. Suponha que, num conjunto parafuso sem-fim e coroa, a distância entre os itens e o centro seja de 5 pol.
 
Assim sendo, a seguir, assinale a alternativa correta sobre entre quais valores deve estar o diâmetro da coroa.
· 7,45” ⩽ dg ⩽ 8,64”.
9 - Um projetista deseja projetar um conjunto de parafuso e coroa sem-fim, que estão acoplados a 90° com ângulo de pressão de 20° e ângulo de avanço de 7°, onde o número de dentes da coroa seja igual a 48, o parafuso tenha 2 polegadas de diâmetro, o passo diametral seja igual a 12, e o conjunto esteja transmitindo um torque de 4.200 lb.in. 
 
Assim sendo, a seguir, assinale a alternativa correta para o valor aproximado da força resultante.
· 770 lb.
10 - Num conjunto de parafuso e coroa sem-fim, alguns parâmetros são o adendo, o dedendo e a profundidade total. O adendo é a saliência do dente, o dedendo é a profundidade do dente, e a profundidade total, por sua vez, é a soma do adendo e do dedendo. 
 
Para um conjunto com passo diametral igual a 12, a seguir, assinale a alternativa correta com os valores, respectivamente, de adendo, dedendo e profundidade em milímetros.
· 2,11 mm / 2,44 mm / 4,55 mm.

Continue navegando