Buscar

CONTEXTUALIZADA DE BIOTECNOLOGIA

Prévia do material em texto

Como a bioética e biossegurança podem ser aplicadas no campo de desenvolvimento industrial biotecnológico e desenvolvimento científico na área de bioprospecção?
Iremos dar início a nossa dissertação falando um pouco sobre o que é biossegurança e bioética. A biossegurança é um conjunto de normas e medidas que são devidamente empregadas para que possamos prevenir os trabalhadores a altos riscos biológicos e também evitar acidentes (quaisquer que sejam eles). Já a bioética é um conjunto de pesquisas que trata as questões que se relacionam ao tratamento ético suscitadas pelos avanços da medicina e da biologia. 
Podemos dizer que a bioética e a biossegurança podem ser ferramentas teóricas e práticas que irão estudar, avaliar, normalizar e controlar ações de competência biotecnocientifica que é aplicada para transformar sistemas vivos.
A bioprosperação é uma metodologia relativamente nova que é a exploração de fontes naturais de pequenas moléculas, macromoléculas e também informações genéticas que podem ser desenvolvidas em produtos valiosos para industrias agrícolas, cosméticas ou farmacêuticas. Ela tem várias vantagens apesar de ser uma metodologia nova, tais como, fornece substancias de alta importância ao homem, fornecer o crescimento econômico, conhecimento da biodiversidade e seu potencial e a utilização correta dos recursos naturais.
Enfim, tanto o desenvolvimento industrial tecnológico quanto a bioprosperação tem que englobar as duas metodologias lidas acima pois são metodologias presente em todos os meios de desenvolvimento pelo fato de sem segurança e sem ética convenhamos que não iremos ter nenhum tipo de desenvolvimento. Portando as duas metodologias tem extrema importância em qualquer ramo.

Continue navegando