Buscar

EAD QUESTAO 13

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

13 Conhecemos o fato de que uma corrente produz um campo magnético. Isso foi uma surpresa para os primeiros cientistas que observaram o fenômeno. Talvez ainda mais surpreendente tenha sido a descoberta do efeito oposto: Um campo magnético pode gerar um campo elétrico capaz de produzir uma corrente. Essa ligação entre um campo magnético e o campo elétrico produzido (induzido) é hoje chamada de lei de indução de Faraday. As observações que levaram a essa lei, feitas por Michael Faraday e outros cientistas, eram o princípio apenas ciência básica. Hoje, porém, aplicações dessa ciência básica estão em toda parte.”
HALLIDAY, D.; WALKER, J.; RESNICK R. Fundamentos de Física. 8. ed. v. 3. Rio de Janeiro: LTC, 2009, p. 567.
 
Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
A Lei de Faraday fornece o princípio para a conversão de energia mecânica em energia elétrica. Os aparelhos utilizados são frutos de grande desenvolvimento tecnológico, mas os princípios básicos de sua operação podem ser entendidos considerando uma espira girando dentro de um campo magnético.
A Lei de Faraday afirma que uma força eletromotriz é induzida em um circuito elétrico, enquanto o fluxo magnético que passa por ele varia. Ou seja, pode variar porque a área limitada pelo condutor varia, porque varia a intensidade do campo magnético ou porque a orientação entre os dois varia dada pelo ângulo.
A Lei de Faraday pode ser escrita em termos da contribuição da corrente induzida para o campo magnético total; é o seguinte: a direção da corrente induzida é tal que sua contribuição para o campo magnético total se opõe à variação do fluxo do campo magnético que produz a corrente induzida.
A Lei de Lenz, que explica a direção das correntes induzidas, pode, por sua vez, ser explicada por um princípio mais geral, o princípio da conservação da energia. A produção de uma corrente elétrica requer um consumo de energia e a ação de uma força deslocando seu ponto de aplicação que supõe a realização de um trabalho.
É correto o que se afirma em:
 A afirmativa I está correta, pois os estudos de Faraday acerca de uma corrente elétrica induzida em uma espira, graças à variação do fluxo magnético, é a base para o estudo da transformação de energia mecânica em elétrica. A afirmativa II está correta, pois o fluxo magnético vai variar toda vez que determinadas características do circuito elétrico variam ou por alteração na intensidade do campo magnético. A afirmativa III está incorreta, pois quem determinou a relação entre campo magnético e a corrente induzida, assim como o sentido da corrente, foi o alemão Lenz. A afirmativa IV está correta, pois a Lei de Lenz trata do sentido da corrente induzida que produzirá o campo magnético, assim como a transformação de energia que ocorrerá.

Continue navegando