Buscar

fispq rosesamila1

Prévia do material em texto

FIQUE ESPERTO
UP&N 117 - Projeto Práticos Tubarão
Setembro de 2022 – nº 011 – Alerta de Saúde e Segurança e Meio ambiente 
CAMPANHA 5S NA PRÁTICA
ENTENDENDO O ASSUNTO:
Criado no Japão na década de 60. o Programa 5S é uma das metodologias do pensamento enxuto que nos ajuda a criar a cultura da disciplina, identificar problemas e gerar 
oportunidades para melhorias. 
A proposta do 5s é reduzir o desperdício de recursos e espaço de forma a aumentar a eficiência operacional.
O 5s é uma filosofia de trabalho derivada das cinco palavras de origem japonesa: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke que foram adaptadas para o português e representam os sensos de: Utilização, Ordenação, Limpeza, Saúde e Autodisciplina, na qual buscam a mudança no comportamento e nos hábitos das pessoas.
Os sensos do 5s
Senso de utilização: analisando os materiais ou os objetos presentes no ambiente de trabalho, a pergunta principal é: Este item é útil para o trabalho? Com base nessa questão, devemos classificar e separar os recursos como útil ou inútil.
Senso de ordenação: a premissa básica é colocar os itens de trabalho ordenados e organizados, de modo de estejam guardados com segurança e seja fácil localiza-los, sem perder tempo. Os objetos de trabalho de uso devem estar próximos, os locais de guardar materiais devem estar identificados e organizados, as delações e placas de segurança devem estar visíveis e mantar mesas, armários e gavetas organizadas após o uso.
Senso de limpeza: as pessoas que trabalham em um mesmo ambiente devem ter total consciência da necessidade de manter o ambiente limpo e organizado, de modo que seja seguro, bonito e agradável a todos.
Senso de saúde/ higiene: este é um senso com amplo significado, reforçando desde a necessidade com o cuidado da higiene pessoal, até cuidados com a iluminação do ambiente de trabalho, ergonomia, uso de EPI’s, pratica de esporte e etc. Ter senso de saúde significa crias condições favoráveis a saúde física e mental do individuo. 
Senso de autodisciplina: este senso reforça a necessidade de todos terem disciplina e se comprometerem e se comprometerem pessoalmente com o Programa 5s. Ter autodisciplina significa a manutenção constante da prática dos outros Sensos.. Além disso, é desenvolver o hábito de observar e seguir normas, regras e procedimentos da empresa.

Continue navegando