Buscar

ATIVIDADE N1

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE POTIGUAR
COMUNICAÇÃO
UNIDADE 1
DISCENTE: DANIELLE DE SOUZA GOMES 
Ao longo da unidade estudamos sobre os gêneros discursivos e como eles afetam diretamente as relações humanas e de comunicação no que diz respeito ao uso da língua. Sabemos que diversos fatores influenciam diretamente na maneira como um indivíduo se comunica, e isso varia de acordo com sua cultura, criação, meio em que vive, situação classe econômica e nível de escolaridade. 
 
O Brasil é um país de grande extensão e, dessa forma, permite que existe uma grande pluralidade de povos. Estes, mesmo falantes da Língua Portuguesa, continuam tendo suas próprias maneiras de falá-las ou expressá-las. 
 
Sabemos ainda que os gêneros discursivos sofrem variações quanto ao uso da língua formal ou informal. Um mesmo indivíduo pode abarcar em sua comunicação diferentes variações, como, por exemplo, quando este tem que se expressar durante uma reunião de trabalho (língua formal) ou em uma comemoração com amigos (língua informal). 
 
Diante deste contexto, identifique diferentes gêneros discursivos presentes na nossa língua e como eles se transformam de acordo com o emprego em diferentes contextos sociais e geográficos de comunicação, verificando em qual campo estes gêneros se alocam mais tipicamente, se no formal ou no informal. 
 
A partir dessa reflexão, então, eleja uma região do Brasil e cite alguns exemplos de atos de preconceito linguístico que os povos da região sofrem e o que isso reflete na em sua vivência e comunicação na sociedade, articulando com sua exposição acerca dos gêneros discursivos. ​
RESPOSTA:
O preconceito regional, está presente em nosso cotidiano, acontece a partir do momento em que um grupo de indivíduos julga que outro é inferior a ele, em detrimento de hábitos, status financeiro, cultura e o mais conhecido o modo de falar, esses pequenos detalhes determinam se é inferior ou não para algumas pessoas, e essas acabam descriminando e excluindo socialmente outras pessoas. Esse tipo de preconceito é derivado da variação linguística de cada povo visto que o sotaque e as gírias mudam conforme a região em que se encontra.
Referente ao preconceito linguístico podemos citar o povo nordestino, que assim como outras regiões possuem palavras próprias e um sotaque que muitas vezes acarreta preconceito na região sul e sudeste do país, é bem comum os nordestinos serem apelidados de paraíbas ou baianos, apelidos com tom pejorativo. Como consequência de um alto índice de analfabetismo, por ser uma região pobre
Dessa forma, faz se necessário que haja o governo promova por meio de propagandas e trabalhos nas escolas sobre o respeito a cultura de todos os povos do país. Já que cada região do país é responsável por promover uma contribuição a identidade cultural do povo brasileiro como um todo, fato este que deve ser reconhecido.

Continue navegando