Buscar

ESTATÍSTICA APLICADA

Prévia do material em texto

ALUNA: ISA DANTAS DOS SANTOS
DISCIPLINA: ESTATÍSTICA APLICADA AO DATA SCIENCE
Fábrica de Autopeças: Variáveis qualitativas e quantitativas
1 - As variáveis estudadas foram:
velocidade da máquina;
layout antigo ou novo;
número de funcionários maior ou igual e volume de produção.
Quando se analisa as variáveis deve-se observar os valores que se alteram ao longo do tempo, ou seja, elas não assumem valores constantes.
Por exemplo, pode-se alterar a velocidade da máquina tanto para mais quanto para menos a depender da necessidade de produção imposta pela empresa na linha de produção.
Outro exemplo, seria também o número de funcionários que uma empresa pode contar, que pode ser mais ou menos a depender das demandas.
2 - Avaliando cada variável, especificando a sua unidade de medida e classificando níveis e classes em caso de existência de variáveis qualitativas, tem-se:
x1 = velocidade da máquina - variável quantitativa - unidade de medida é a rotação por minuto (rpm);
x2 = layout - variável qualitativa - classe 1 "novo" ou classe 0 "antigo";
x3 = número de funcionários - variável qualitativa - classe 0 "atual", classe 1 "maior";
Y = volume de produção - variável quantitativa - unidade de medida "peças/hora".
3 - Deve-se perceber que objetivo desse modelo é determinar qual o melhor cenário em que seja produzido mais peças/hora.
Para que isso seja possível, tem-se que variáveis são correlacionadas no modelo de regressão linear fornecendo o resultado de peças/hora.
Isso permite que possa ser feito simulações, de modo a alterar os valores das variáveis expostas, como velocidade das máquinas, funcionários, layout etc., para saber em qual caso se tem melhor desempenho, por consequência melhor eficiência.
4 - Dentre várias variáveis importantes, pode-se citar a produção de vapor em ton/h de uma caldeira, em que se busca sempre a maior produção de acordo com o combustível usado.
Nesse exemplo, tem-se que analisando as variáveis têm-se que:
a variável Y seria tonelada de vapor produzido por hora (ton/h);
a variável x1 se refere a quantidade de combustível que alimenta a caldeira - quantitativa - medida em "ton";
a variável x2 se refere a umidade do combustível - qualitativa em que as classes seriam 0 = "<50% de umidade" e 1 = ">= 50% de umidade";
a variável x3 seria o uso do aditivo com o combustível, qualitativa em que as classes seriam 1 = "uso de aditivo" e 0 = "sem aditivo".

Continue navegando