Buscar

Continue navegando


Prévia do material em texto

1) As variaveis estudas são: velocidade da máquina, layout antigo ou novo, número de funcionários maior ou igual e volume de produção.
2) x1 = velocidade da máquina - quantitativa - unidade de medida "rpm"; x2 = layout - qualitativa - classe 1 "novo" ou classe 0 "antigo"; x3 = número de funcionários - qualitativa - classe 0 "atual", classe 1 "maior"; Y = volume de produção - quantitativa - unidade de medida "peças/hora".
3) O objetivo do modelo acima é encontrar qual o melhor cenário em que seja produzido mais peças/hora. Para isso as diversas váriveis são correlacionadas no modelo de regressão linear fornecendo o resultado de peças/hora. Assim é possível a quem estiver trabalhando com o modelo fazer simulações aumentando ou mantendo o mesmo numero de funcionários, modificando velocidade de máquinas,alterando o layout. Cada uma dessas irá fornecer um resultado simulado até chegar no cenário desejado para implementar posteriormente.
4) Na empresa aonde trabalho, um item muito importante que correlacionei com o problema apresentado, é a produção de vapor em ton/h de uma caldeira. Buscamos sempre a maior produção de acordo com o combustivel utilizado.
No caso,a variavel Y - seria tonelada de vapor produzido por hora (ton/h) - sendo uma variavel quantitativas; x1 - seria quantidade de combustivel que alimenta a caldeira - varivel quantitativa - medida em "ton"; x2 - seria a umidade do combustivel - varivel qualitativa em que as classes seriam 0 = "<50% de umidade" e 1 = ">= 50% de umidade"; e x3 seria o uso do aditivo com o combustível, uma variavél qualitativa em que as classes seriam 1 = "uso de aditivo" e 0 = "sem aditivo".