Buscar

METODOLOGIA E PRÁTICA DOCENTE NA ED BÁSICA 4

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

De acordo com as DCNEI, a BNCC entende que o currículo da educação infantil deve assegurar seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento, para que as crianças tenham condições de aprender e se desenvolver. São eles:
I - conviver, brincar e participar
II - aprender, desenvolver e jogar
III - explorar, expressar e conhecer-se
A única alternativa correta é:
	
	
	
	I e II
	
	
	I, II e III
	
	
	Somente a III
	
	
	Somente a I
	
	
	I e III
	
Explicação:
De acordo com as DCNEI, a BNCC entende que o currículo da educação infantil deve organizar-se a partir dos eixos estruturantes (interações e brincadeira). E estabeleceu que devem ser assegurados seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento, para que as crianças tenham condições de aprender e se desenvolver. São eles:
· Conviver
· Brincar
· Participar
· Explorar
· Expressar
· Conhecer-se
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabeleceu seis direitos, a partir dos campos de experiência definidos como: a) o eu, o outro e o nós, b) corpos, gestos e movimentos, c) traços, sons, cores e formas, d) escuta, fala, pensamento e imaginação, e) espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. Esses direitos incluem:
	
	
	
	Expressar, imitar, conviver.
	
	
	Refletir, participar, brincar.
	
	
	Conhecer-se, explorar, brincar.
	
	
	Compreender os objetivos didáticos, respeitar o outro, conhecer-se.
 
	
	
	Participar, explorar, ressignificar.
	
Explicação:
Destacar a relevância da mediação do conhecer-se, o explorar e o brincar como meios que permitem emergir direitos da criança expressados ns campos de experiência definidos na BNCC.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A implementação do projeto político-pedagógico é uma das condições para que se afirme a identidade da escola como espaço necessário à construção do conhecimento e da cidadania. Sabe-se que o currículo é parte integrante desse processo e deve contemplar a formação de identidade cultural. Nessa perspectiva, o currículo deverá ter como diretriz:
	
	
	
	privilegiar os processos de subjetivação coletiva e o saber sistematizado.
	
	
	estabelecer pautas de conduta visando à classificação de identidades.
	
	
	promover narrativas sobre o outro numa ótica universalista.
	
	
	valorizar o enfoque prescritivo e auto referenciado do conhecimento.
	
	
	organizar conteúdos, disciplinas, métodos, experiências e objetivos.
	
Explicação:
O PPP da escola precisa privilegiar os processos de subjetivação coletiva e o saber sistematizado.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Fundamentado nos campos de experiência e nos objetivos pedagógicos, o professor da Educação Infantil poderá planejar seu trabalho com projetos. A pedagogia de projetos na Educação Infantil tem como objetivo(s);
I - intensificar as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças
II - promover por meio da conversa o entendimentos dos conteúdos
III - compartilhar responsabilidades entre a escola e a família
Marque a única alternativa que contém a resposta correta sobre projetos na Educação Infantil:
	
	
	
	I e III
	
	
	I e II
	
	
	I, II e III
	
	
	Somente a II
	
	
	Somente a I
	
Explicação:
Fundamentado nos campos de experiência e nos objetivos pedagógicos, o professor da Educação Infantil poderá planejar seu trabalho com projetos. A pedagogia de projetos na Educação Infantil pode intensificar as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças, por meio da conversa, da discussão em grupo e do compartilhamento de responsabilidades entre a escola e a família.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Fundamentada nas Diretrizes Nacionais Curriculares para a Educação Infantil (DCNEI), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) entende o currículo como:
 
	
	
	
	Um conjunto de práticas que articulam o ambiente sociocultural dos alunos com os conhecimentos oriundos do patrimônio dos ecossistemas, demográfico, ambiental, científico e tecnológico, com a finalidade de promover o desenvolvimento integra, de crianças de 0 a 5 anos de idade.
 
	
	
	Um conjunto de práticas que articulam experiências e os saberes dos alunos com os conhecimentos oriundos do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, com a finalidade de promover o desenvolvimento integra, de crianças de 0 a 5 anos de idade.
	
	
	Um conjunto de práticas que articulam o ambiente sociocultural dos alunos com os conhecimentos oriundos do patrimônio dos ecossistemas, demográfico, ambiental, científico e tecnológico, com a finalidade de promover o desenvolvimento integra, de crianças a partir de 5 anos de idade.
	
	
	Um conjunto de práticas que articulam experiências e os saberes dos alunos com os conhecimentos oriundos do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, com a finalidade de promover o desenvolvimento integra, de crianças do ensino médio.
	
	
	Um conjunto de práticas que articulam experiências e os saberes dos alunos com os conhecimentos oriundos do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, com a finalidade de promover o desenvolvimento integra, de crianças a partir de 5 anos de idade.
	
Explicação:
É necessário estudar sobre a relevância dos fundamentos da DCNEI.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Como a BNCC entende o currículo na educação infantil?
	
	
	
	plano orientador das ações da instituição e definir as metas que se pretende para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças que nela são educados e cuidados.
	
	
	documento que tem o objetivo principal de garantir  a autonomia escolas no  que se refere à gestão de suas questões pedagógicas, administrativas e financeiras.
	
	
	planejamento didático que envolve operações mentais e assume a forma de um documento escrito, pois é o registro das conclusões do processo de previsão das atividades docentes e discentes.
	
	
	projeto elaborado num processo coletivo, com a participação da direção, dos professores e da comunidade escolar.
	
	
	um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade.
	
Explicação:
O currículo é um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos da realidade de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Eloisa de Mattos Höfling, citada no artigo A concepção de infância na visão de Philippe Ariès e sua relação com as políticas públicas para a infância, de Analedy Amorim Barbosa e Maria das Graças S. Dias Magalhães, define políticas (públicas) sociais como ações que determinam o padrão de proteção social implementado pelo Estado, voltadas, em princípio, para a redistribuição dos benefícios sociais visando à diminuição das desigualdades estruturais produzidas pelo desenvolvimento socioeconômico. Referido artigo disponibilizado nos seus estudos, revela que:
 
	
	
	
	As ideias e Philippe Ariès contribuíram para que adolescentes fossem beneficiados com investimentos de cunho social.
	
	
	As ideias e Philippe Ariès estão contempladas na BNCC. 
 
	
	
	Ariès enfatiza na sua obra que o desenvolvimento acelerado do capitalismo permitiu a quase eliminação do uso de mão-de-obra infantil a partir da Revolução Industrial.
 
	
	
	As ideias e Philippe Ariès contribuíram para que crianças e adolescentes fossem beneficiados com investimentos de cunho social.
	
	
	As contribuições do autor estão sustentadas nas experiências com políticas públicas do mundo contemporâneo.
 
	
Explicação:
Os investimentos de cunho social são imprescindíveis na formação do Estado Democrático de Direito.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		16. Sobre os elementos do trabalho pedagógico, podemos afirmar que: ¿não há dúvidas de que planejar significa transformar, revolucionar. Só
consegue seus objetivos quem realmente assume um processo de planejamento¿ (DALMÁS, 1994, p.25). Acerca dessa citação marque a afirmação que indica os elementos do planejamento no processo de ensino e aprendizagem que organizam as ações referentes ao trabalho pedagógico na sala de aula:16. Sobre os elementos do trabalho pedagógico, podemos afirmar que: ¿não há dúvidas de que planejar significa transformar, revolucionar. Só consegue seus objetivos quem realmente assume um processo de planejamento¿ (DALMÁS, 1994, p.25). Acerca dessa citação marque a afirmação que indica os elementos do planejamento no processo de ensino e aprendizagem que organizam as ações referentes ao trabalho pedagógico na sala de aula:
	
	
	
	Planejamento, projeto político pedagógico, currículo escolar, avaliação.
	
	
	Plano de aula, recursos de ensino e currículo escolar.
	
	
	Planejamento, metodologias, projetos integrados, avaliação.
	
	
	Plano de aula, roteiro de recursos, objetivos gerais, avaliação da aprendizagem.
	
	
	Conteúdos, objetivos, metodologias, recursos de ensino, avaliação da aprendizagem.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais