Buscar

Psicologia Cotidiano

Prévia do material em texto

Psicologia do Cotidiano
Observamos que o cotidiano reflete sobre o dia-a-dia do seres humanos no seu ambiente natural e no convívio social de acordo com as suas experiências e suas atitudes perante ao mundo e ao âmbito social, familiar e individual.
Percebemos que durante as observações, há uma totalidade entre as relações humanas, entre familiares e pessoas do convívio que nos remete possíveis interpretações tanto positivas quanto negativas, e que essas relações estabelecem experiências de vida que aprimoram e são compreendidas conforme situações e ações observadas.
Nas observações realizadas nos levam as questões que construímos pré-julgamentos, e, compreensões a partir da realidade, principalmente no lugar do observador.
Houve várias situações, tal qual pude observar na praça de alimentação, onde por exemplo vi uma mãe deixando as crianças pequenas de no máximo 3, 4 anos comerem sozinhas enquanto ela mexia o tempo todo no celular sem observar as crianças e o que elas estavam fazendo. 
E sem me atentar estava eu no papel de julgadora daquela suposta mãe, como algo recorrente do nosso dia-a-dia, tivemos que buscar um outro olhar para poder não julgar, isso só mostra o quanto estamos despreparados para exploração das questões sociais, tendo em mente que a minha realidade não condiz com a do outro.
Como observador pude perceber uma ampla visão e reação do outro perante as situações cotidianas 
Percebemos que o processo de observação é algo construído no qual e que nos deixam no pré-julgamento e que depois vamos ampliando nossos sentidos de compreensão e do olhar para o outro, que no começo passam despercebidas mas com o tempo vai se aprimorando.
E concluímos que observar é descontruir, é compreender o que se passa no cotidiano do individuo nas suas atitudes e estilo de vida, buscando um olhar livre de julgamentos e preconceitos.
Pude compreender que após observações realizadas, vamos aperfeiçoar e ampliar o raciocínio possibilitando compreensão e também desenvolver outras formas de olhar o mundo e as relações cotidianas.

Continue navegando