Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA - RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
Amanda Maria de Souza
01459888
Farmácia 
O acordo ambiental foi assinado na 3ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, realizada em Kyoto, no Japão, em 1997. Foi o primeiro tratado internacional a controlar as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera. Entre as metas, esse protocolo estabelece uma redução de 5,2% a partir de 1990 nas emissões de poluentes, principalmente devido aos países industrializados. Um deles identifica uma redução nas emissões de gases de efeito estufa de 5,2% em relação a 1990 para o período de 2008 a 2012. O Protocolo também incentiva a criação de formas sustentáveis ​​de desenvolvimento para proteger o meio ambiente.
A Eco-92, realizada na cidade do Rio de Janeiro 20 anos após a primeira conferência do gênero (Estocolmo), desta vez foi considerada um verdadeiro sucesso devido ao ambiente político internacional favorável e às recomendações da Comissão Brundtland.Com a participação de 178 chefes de governo, a conferência destacou o fortalecimento do papel dos representantes da sociedade civil no fórum global e a participação efetiva de ONGs e movimentos sociais. O principal objetivo da conferência era a ideia de que se todos os países seguissem o mesmo padrão de desenvolvimento dos países ricos (considerados desenvolvidos), eles ficariam sem recursos.
Rio+20 é o nome da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável realizada de 13 a 22 de junho de 2012 na cidade do Rio de Janeiro. A conferência contou com a presença de líderes dos 193 estados membros das Nações Unidas. Um dos principais objetivos da Rio+20 foi renovar e reafirmar a participação dos líderes mundiais no desenvolvimento sustentável da Terra. Esta foi, portanto, a segunda fase da Cúpula da Terra (ECO-92) realizada na cidade do Rio de Janeiro há 20 anos.
O conceito de 'desenvolvimento sustentável' originou-se na década de 1980 com a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED) de 1987 produzindo o relatório Brandland, também conhecido como 'Nosso Futuro Comum'. Ele garante que as necessidades do presente sejam atendidas sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas necessidades’’. Dez anos após a conferência do Rio de Janeiro, Joanesburgo, na África do Sul, sediou a Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável (WDCS), a Cúpula da Terra 2 e a Rio+10, cujo objetivo era avaliar o progresso alcançado na Rio 92. Os resultados mostraram pouco progresso. Apesar de suas intenções declaradas, a Rio+10 enfrentou um cenário diferente com foco na redução da pobreza. Nesse novo contexto, a Rio+10 adquiriu um caráter socioecológico distinto.
Referências Bibliográficas: 
chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/http://educa.fcc.org.br/pdf/rp/v33n3/2175-795X-rp-33-3-01257.pdf
https://oeco.org.br/dicionario-ambiental/28947-o-que-e-o-protocolo-de-quioto/
https://www.politize.com.br/eco-92/

Continue navegando