Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação II - FITOPATOLOGIA

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Uma das principais doenças frequentemente encontradas na cultura do milho, principalmente na região sul do país, é a mancha branca ou também chamada de mancha de Phaeosphaeria (Phaeosphaeria maydis Henn.), que ocorre principalmente em regiões de alta umidade relativa, temperaturas moderadas e com altitude acima de 600 m. Tomando como base as características da mancha branca na cultura do milho, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- No início, as lesões são pequenas e cloróticas e, após, tornam-se maiores (com até 2 cm), arredondadas a oblongas, com coloração esbranquiçada e bordos escuros.
II- As lesões podem coalescer e haver presença de peritécios e picnídios no centro das lesões.
III- O inóculo primário é o fungo Phaeosphaeria maydis Henn, encontrado principalmente no solo.
A As sentenças I e II estão corretas.
B As sentenças II e III estão corretas.
C Somente a sentença I está correta.
D As sentenças I e III estão corretas.

As bactérias podem causar sintomas nas plantas, tais como: manchas, necroses, murchas e galhas.
Acerca do sintoma e do agente bacteriano, assinale a alternativa CORRETA:
A Galhas: Ralstonia solanacearum.
B Crestamento bacteriano da soja: Pseudomonas savastanoi pv. Glycinea.
C Podridão mole: Pseudomonas savastanoi pv. Glycinea.
D Murcha: Agrobacterium.

Para a detecção de fungos, vírus, bactérias e nematoides em sementes podem ser usados os testes de sanidade. O teste de sanidade é utilizado para definir o perfil de qualidade de um lote ao lado de outros testes que indicam a condição de germinação, vigor, pureza física e identidade genética. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A incubação em substrato de papel ou também chamado de método do papel filtro é um dos métodos mais recomendados e utilizados nos testes de rotina para a detecção de fungos por revelar a presença de hifas, corpos de frutificação e esporos, independentemente de estarem localizados na parte interna ou externa da semente.
II- O método do papel filtro é barato, além de ser útil também na detecção de saprófitas associados às sementes.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
B As asserções I e II são proposições falsas.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

A presença de patógenos de campo e armazenamento na semente acarreta aumento progressivo de doenças nos plantios comerciais, causando, em muitos casos, perdas na produção e, por consequência, danos econômicos. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A classificação dos fungos que afetam as sementes em fungos de campo e fungos de armazenamento, baseia-se nos níveis de teor de umidade dos grãos.
II- Os fungos de armazenamento se desenvolvem nas sementes devido a maior teor de umidade delas.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D As asserções I e II são proposições falsas.

Dentre as doenças causadas por fungos que atacam as frutíferas, a podridão parda é a principal doença que ocorre em espécies frutíferas de caroço, causada pelo fungo Monilinia fructicola. Ela ocorre nas mais diferentes espécies, atacando praticamente todos os pomares do país e provocando perdas severas, quando os sintomas e danos associados não são controlados. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Os frutos infectados apresentam lesões pardas, que, com o avançar da infecção, ficam amarronzadas.
II- O fungo infecta a flor da planta, que se tornam murchas de coloração marrom.
A As asserções I e II são proposições falsas.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

A cultura da soja é uma das culturas mais produzidas no Brasil e no mundo, com grande importância econômica para a economia mundial. A doença é atacada por diversas doenças e, uma delas, atualmente, é a mais preocupante para os produtores e pesquisadores, a ferrugem asiática da soja, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi Syd. & Syd. Sobre os sintomas da ferrugem asiática da soja, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Os sintomas podem ser observados somente após o florescimento da cultura.
II- Inicialmente, observa-se minúsculos pontos mais escuros que o tecido sadio, com coloração acinzentada e uredínio correspondente na face inferior da folha.
III- As lesões podem aumentar de tamanho e tornar-se cinza a marrons.
IV- As folhas infectadas com alta densidade de lesões amarelecem e caem precocemente.
A As sentenças I e II estão corretas.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças I e IV estão corretas.
D As sentenças II, III e IV estão corretas.

Segundo Amorim, Rezende e Bergamin Filho (2018), em fitopatologia, a epidemia não é o oposto da endemia, como as vezes é considerado. Não existe uma doença completamente endêmica de um lado e uma completamente epidêmica de outro. Epidemia e endemia se misturam, exibindo uma variação contínua entre os extremos.
Sobre os conceitos de epidemia, endemia e epidemiologia, assinale a alternativa CORRETA:
A Epidemia é uma mudança na intensidade de uma doença em uma população de hospedeiros no tempo e no espaço, e resulta da interação entre hospedeiro suscetível, patógeno e condições ambientais favoráveis, sofrendo a ação do homem, por um período de tempo relativamente longo.
B Endemia é caracterizada por epidemias progressivas, que se expandem por uma área extremamente grande, de tamanho quase continental.
C Pandemia é caracterizada por endemias progressivas, que se expandem por uma área extremamente grande, de tamanho quase continental.
D Epidemiologia é uma doença que se encontra sempre presente em uma determinada área, porém, em equilíbrio com o hospedeiro, sem apresentar expansão na área.

A antracnose é uma das doenças de maior importância na cultura do feijão. Segundo Melo et al. (2006), as perdas podem chegar a 100%. A doença é causada pelo fungo Colletotrichum lindemuthianum. Sobre as características da doença Antracnose na cultura do feijão, assinale a alternativa CORRETA:
A A doença é favorecida por temperaturas entre 30 e 37 °C, com ótimo de 31 °C e umidade relativa alta e o aparecimento dos sintomas ocorre a partir de seis dias após o início da infecção.
B Os sintomas são restritos as folhas das plantas, caracterizados por lesões necróticas de coloração marrom-escura na face inferior e superior das folhas.
C O fungo não sobrevive em restos de culturas e sementes contaminadas sendo disseminado por respingos de chuva, homem e insetos.
D A fase perfeita do fungo é o Gomerella cingulata f. sp. phaseoli e também é patogênico a outras espécies de leguminosas.

O oídio é um fungo causador de danos em diversas culturas da família das Fabaceae. Na cultura do feijão, essa doença é causada pelo fungo Erysiphe polygoni DC (Oidium sp.). Sobre as características e sintomas do oídio na cultura do feijão, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A doença pode ocorrer em toda a parte aérea da planta.
II- A doença ocorre em condições de temperatura moderada e alta umidade relativa.
III- O fungo produz conídio que são facilmente disseminados pelo ambiente.
A As sentenças II e III estão corretas.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças I e II estão corretas.
D Somente a sentença I está correta.

A cultura do milho é utilizada de diversas formas na alimentação humana e, principalmente, na alimentação animal, porém, diversas doenças podem resultar em danos para a cultura. Uma delas é a ferrugem do milho. Na cultura, podemos encontrar o fungo causador da ferrugem comum, ferrugem tropical e a ferrugem Polisora. Sobre os sintomas causados pelas ferrugens na cultura do milho, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Ferrugem comum.
II- Ferrugem tropical.
III- Ferrugem Polisora.
( ) O agente causal é Puccinia polysora (Underw.). Os sintomas são caracterizados por pústulas pequenas, circulares a elípticas, de coloração variando de amarelo a dourado, em fases mais avançadas surgem os teliósporos de coloração marrom-escuros. A doença pode afetar toda a parte aérea da planta. P.polysora diferencia-se de P sorghi por apresentar urédios menores, uredósporos com pigmentação mais clara, teliósporos com paredes menos espessas.
( ) Causada pelo fungo Physopella zeae (Mains) Cummins & Ramachar. Os sintomas ocorrem e ambas as faces da folha na forma de pústulas de formato arredondado ou oval paralelas à nervura, com comprimento entre 0,3 e 1,0 mm com coloração amarela a castanha, e são recobertas pela epiderme da folha. Com o desenvolvimento da doença, ao redor das pústulas, surgem halos circulares a oblongos, com bordos escuros devido à formação de télios. Pode ocorrer a morte das folhas.
( ) Causada pelo fungo Puccinia sorghi (Schw.). Os sintomas caracterizam-se por apresentar presença de pústulas elípticas e alongadas na parte superior e inferior da folha, com produção de uredósporos de coloração marrom-canela. Com o passar do tempo as pústulas ficam mais escuras devido à formação dos teliósporos, pode ocorrer clorose e morte das folhas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Uma das principais doenças frequentemente encontradas na cultura do milho, principalmente na região sul do país, é a mancha branca ou também chamada de mancha de Phaeosphaeria (Phaeosphaeria maydis Henn.), que ocorre principalmente em regiões de alta umidade relativa, temperaturas moderadas e com altitude acima de 600 m. Tomando como base as características da mancha branca na cultura do milho, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- No início, as lesões são pequenas e cloróticas e, após, tornam-se maiores (com até 2 cm), arredondadas a oblongas, com coloração esbranquiçada e bordos escuros.
II- As lesões podem coalescer e haver presença de peritécios e picnídios no centro das lesões.
III- O inóculo primário é o fungo Phaeosphaeria maydis Henn, encontrado principalmente no solo.
A As sentenças I e II estão corretas.
B As sentenças II e III estão corretas.
C Somente a sentença I está correta.
D As sentenças I e III estão corretas.

As bactérias podem causar sintomas nas plantas, tais como: manchas, necroses, murchas e galhas.
Acerca do sintoma e do agente bacteriano, assinale a alternativa CORRETA:
A Galhas: Ralstonia solanacearum.
B Crestamento bacteriano da soja: Pseudomonas savastanoi pv. Glycinea.
C Podridão mole: Pseudomonas savastanoi pv. Glycinea.
D Murcha: Agrobacterium.

Para a detecção de fungos, vírus, bactérias e nematoides em sementes podem ser usados os testes de sanidade. O teste de sanidade é utilizado para definir o perfil de qualidade de um lote ao lado de outros testes que indicam a condição de germinação, vigor, pureza física e identidade genética. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A incubação em substrato de papel ou também chamado de método do papel filtro é um dos métodos mais recomendados e utilizados nos testes de rotina para a detecção de fungos por revelar a presença de hifas, corpos de frutificação e esporos, independentemente de estarem localizados na parte interna ou externa da semente.
II- O método do papel filtro é barato, além de ser útil também na detecção de saprófitas associados às sementes.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
B As asserções I e II são proposições falsas.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

A presença de patógenos de campo e armazenamento na semente acarreta aumento progressivo de doenças nos plantios comerciais, causando, em muitos casos, perdas na produção e, por consequência, danos econômicos. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A classificação dos fungos que afetam as sementes em fungos de campo e fungos de armazenamento, baseia-se nos níveis de teor de umidade dos grãos.
II- Os fungos de armazenamento se desenvolvem nas sementes devido a maior teor de umidade delas.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D As asserções I e II são proposições falsas.

Dentre as doenças causadas por fungos que atacam as frutíferas, a podridão parda é a principal doença que ocorre em espécies frutíferas de caroço, causada pelo fungo Monilinia fructicola. Ela ocorre nas mais diferentes espécies, atacando praticamente todos os pomares do país e provocando perdas severas, quando os sintomas e danos associados não são controlados. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Os frutos infectados apresentam lesões pardas, que, com o avançar da infecção, ficam amarronzadas.
II- O fungo infecta a flor da planta, que se tornam murchas de coloração marrom.
A As asserções I e II são proposições falsas.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

A cultura da soja é uma das culturas mais produzidas no Brasil e no mundo, com grande importância econômica para a economia mundial. A doença é atacada por diversas doenças e, uma delas, atualmente, é a mais preocupante para os produtores e pesquisadores, a ferrugem asiática da soja, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi Syd. & Syd. Sobre os sintomas da ferrugem asiática da soja, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Os sintomas podem ser observados somente após o florescimento da cultura.
II- Inicialmente, observa-se minúsculos pontos mais escuros que o tecido sadio, com coloração acinzentada e uredínio correspondente na face inferior da folha.
III- As lesões podem aumentar de tamanho e tornar-se cinza a marrons.
IV- As folhas infectadas com alta densidade de lesões amarelecem e caem precocemente.
A As sentenças I e II estão corretas.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças I e IV estão corretas.
D As sentenças II, III e IV estão corretas.

Segundo Amorim, Rezende e Bergamin Filho (2018), em fitopatologia, a epidemia não é o oposto da endemia, como as vezes é considerado. Não existe uma doença completamente endêmica de um lado e uma completamente epidêmica de outro. Epidemia e endemia se misturam, exibindo uma variação contínua entre os extremos.
Sobre os conceitos de epidemia, endemia e epidemiologia, assinale a alternativa CORRETA:
A Epidemia é uma mudança na intensidade de uma doença em uma população de hospedeiros no tempo e no espaço, e resulta da interação entre hospedeiro suscetível, patógeno e condições ambientais favoráveis, sofrendo a ação do homem, por um período de tempo relativamente longo.
B Endemia é caracterizada por epidemias progressivas, que se expandem por uma área extremamente grande, de tamanho quase continental.
C Pandemia é caracterizada por endemias progressivas, que se expandem por uma área extremamente grande, de tamanho quase continental.
D Epidemiologia é uma doença que se encontra sempre presente em uma determinada área, porém, em equilíbrio com o hospedeiro, sem apresentar expansão na área.

A antracnose é uma das doenças de maior importância na cultura do feijão. Segundo Melo et al. (2006), as perdas podem chegar a 100%. A doença é causada pelo fungo Colletotrichum lindemuthianum. Sobre as características da doença Antracnose na cultura do feijão, assinale a alternativa CORRETA:
A A doença é favorecida por temperaturas entre 30 e 37 °C, com ótimo de 31 °C e umidade relativa alta e o aparecimento dos sintomas ocorre a partir de seis dias após o início da infecção.
B Os sintomas são restritos as folhas das plantas, caracterizados por lesões necróticas de coloração marrom-escura na face inferior e superior das folhas.
C O fungo não sobrevive em restos de culturas e sementes contaminadas sendo disseminado por respingos de chuva, homem e insetos.
D A fase perfeita do fungo é o Gomerella cingulata f. sp. phaseoli e também é patogênico a outras espécies de leguminosas.

O oídio é um fungo causador de danos em diversas culturas da família das Fabaceae. Na cultura do feijão, essa doença é causada pelo fungo Erysiphe polygoni DC (Oidium sp.). Sobre as características e sintomas do oídio na cultura do feijão, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A doença pode ocorrer em toda a parte aérea da planta.
II- A doença ocorre em condições de temperatura moderada e alta umidade relativa.
III- O fungo produz conídio que são facilmente disseminados pelo ambiente.
A As sentenças II e III estão corretas.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças I e II estão corretas.
D Somente a sentença I está correta.

A cultura do milho é utilizada de diversas formas na alimentação humana e, principalmente, na alimentação animal, porém, diversas doenças podem resultar em danos para a cultura. Uma delas é a ferrugem do milho. Na cultura, podemos encontrar o fungo causador da ferrugem comum, ferrugem tropical e a ferrugem Polisora. Sobre os sintomas causados pelas ferrugens na cultura do milho, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Ferrugem comum.
II- Ferrugem tropical.
III- Ferrugem Polisora.
( ) O agente causal é Puccinia polysora (Underw.). Os sintomas são caracterizados por pústulas pequenas, circulares a elípticas, de coloração variando de amarelo a dourado, em fases mais avançadas surgem os teliósporos de coloração marrom-escuros. A doença pode afetar toda a parte aérea da planta. P.polysora diferencia-se de P sorghi por apresentar urédios menores, uredósporos com pigmentação mais clara, teliósporos com paredes menos espessas.
( ) Causada pelo fungo Physopella zeae (Mains) Cummins & Ramachar. Os sintomas ocorrem e ambas as faces da folha na forma de pústulas de formato arredondado ou oval paralelas à nervura, com comprimento entre 0,3 e 1,0 mm com coloração amarela a castanha, e são recobertas pela epiderme da folha. Com o desenvolvimento da doença, ao redor das pústulas, surgem halos circulares a oblongos, com bordos escuros devido à formação de télios. Pode ocorrer a morte das folhas.
( ) Causada pelo fungo Puccinia sorghi (Schw.). Os sintomas caracterizam-se por apresentar presença de pústulas elípticas e alongadas na parte superior e inferior da folha, com produção de uredósporos de coloração marrom-canela. Com o passar do tempo as pústulas ficam mais escuras devido à formação dos teliósporos, pode ocorrer clorose e morte das folhas.

Prévia do material em texto

Prova Impressa
GABARITO | Avaliação II - Individual (Cod.:829616)
Peso da Avaliação 1,50
Prova 66870748
Qtd. de Questões 10
Acertos/Erros 9/1
Nota 9,00
Uma das principais doenças frequentemente encontradas na cultura do milho, principalmente na 
região sul do país, é a mancha branca ou também chamada de mancha de Phaeosphaeria 
(Phaeosphaeria maydis Henn.), que ocorre principalmente em regiões de alta umidade relativa, 
temperaturas moderadas e com altitude acima de 600 m. Tomando como base as características da 
mancha branca na cultura do milho, analise as sentenças a seguir:
I- No início, as lesões são pequenas e cloróticas e, após, tornam-se maiores (com até 2 cm), 
arredondadas a oblongas, com coloração esbranquiçada e bordos escuros.
II- As lesões podem coalescer e haver presença de peritécios e picnídios no centro das lesões.
III- O inóculo primário é o fungo Phaeosphaeria maydis Henn, encontrado principalmente no solo.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I e II estão corretas.
B As sentenças II e III estão corretas.
C Somente a sentença I está correta.
D As sentenças I e III estão corretas.
As bactérias podem causar sintomas nas plantas, tais como: manchas, necroses, murchas e galhas.
Acerca do sintoma e do agente bacteriano, assinale a alternativa CORRETA:
A Crestamento bacteriano da soja: Pseudomonas savastanoi pv. Glycinea.
B Galhas: Ralstonia solanacearum.
C Murcha: Agrobacterium.
D Podridão mole: Pseudomonas savastanoi pv. Glycinea.
Para a detecção de fungos, vírus, bactérias e nematoides em sementes podem ser usados os testes de 
sanidade. O teste de sanidade é utilizado para definir o perfil de qualidade de um lote ao lado de 
outros testes que indicam a condição de germinação, vigor, pureza física e identidade genética. Sobre 
o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
 VOLTAR
A+ Alterar modo de visualização
1
2
3
I- A incubação em substrato de papel ou também chamado de método do papel filtro é um dos 
métodos mais recomendados e utilizados nos testes de rotina para a detecção de fungos por revelar a 
presença de hifas, corpos de frutificação e esporos, independentemente de estarem localizados na 
parte interna ou externa da semente.
PORQUE
II- O método do papel filtro é barato, além de ser útil também na detecção de saprófitas associados às 
sementes.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
B As asserções I e II são proposições falsas.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A presença de patógenos de campo e armazenamento na semente acarreta aumento progressivo de 
doenças nos plantios comerciais, causando, em muitos casos, perdas na produção e, por 
consequência, danos econômicos. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta 
entre elas:
I- A classificação dos fungos que afetam as sementes em fungos de campo e fungos de 
armazenamento, baseia-se nos níveis de teor de umidade dos grãos.
PORQUE
II- Os fungos de armazenamento se desenvolvem nas sementes devido a maior teor de umidade delas.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As asserções I e II são proposições falsas.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
C As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
D A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Dentre as doenças causadas por fungos que atacam as frutíferas, a podridão parda é a principal 
doença que ocorre em espécies frutíferas de caroço, causada pelo fungo Monilinia fructicola. Ela 
ocorre nas mais diferentes espécies, atacando praticamente todos os pomares do país e provocando 
perdas severas, quando os sintomas e danos associados não são controlados. Sobre o exposto, avalie 
as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Os frutos infectados apresentam lesões pardas, que, com o avançar da infecção, ficam 
amarronzadas.
PORQUE
II- O fungo infecta a flor da planta, que se tornam murchas de coloração marrom.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As asserções I e II são proposições falsas.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
4
5
C As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
D A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A cultura da soja é uma das culturas mais produzidas no Brasil e no mundo, com grande importância 
econômica para a economia mundial. A doença é atacada por diversas doenças e, uma delas, 
atualmente, é a mais preocupante para os produtores e pesquisadores, a ferrugem asiática da soja, 
causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi Syd. & Syd. Sobre os sintomas da ferrugem asiática da 
soja, analise as sentenças a seguir:
I- Os sintomas podem ser observados somente após o florescimento da cultura.
II- Inicialmente, observa-se minúsculos pontos mais escuros que o tecido sadio, com coloração 
acinzentada e uredínio correspondente na face inferior da folha.
III- As lesões podem aumentar de tamanho e tornar-se cinza a marrons.
IV- As folhas infectadas com alta densidade de lesões amarelecem e caem precocemente.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I e II estão corretas.
B As sentenças I e III estão corretas. 
C As sentenças I e IV estão corretas.
D As sentenças II, III e IV estão corretas.
Segundo Amorim, Rezende e Bergamin Filho (2018), em fitopatologia, a epidemia não é o oposto da 
endemia, como as vezes é considerado. Não existe uma doença completamente endêmica de um lado 
e uma completamente epidêmica de outro. Epidemia e endemia se misturam, exibindo uma variação 
contínua entre os extremos.
Sobre os conceitos de epidemia, endemia e epidemiologia, assinale a alternativa CORRETA:
Fonte: AMORIM, L.; REZENDE, J. A. M.; BERGAMIN FILHO, A. (ed.). Manual de fitopatologia. 
5. ed. Ouro Fino: Agronômica Ceres, 2018. (Princípios e Conceitos, v. 1).
A
Epidemia é uma mudança na intensidade de uma doença em uma população de hospedeiros no
tempo e no espaço, e resulta da interação entre hospedeiro suscetível, patógeno e condições
ambientais favoráveis, sofrendo a ação do homem, por um período de tempo relativamente longo.
B Endemia é caracterizada por epidemias progressivas, que se expandem por uma área
extremamente grande, de tamanho quase continental.
C Pandemia é caracterizada por endemias progressivas, que se expandem por uma área
extremamente grande, de tamanho quase continental.
D Epidemiologia é uma doença que se encontra sempre presente em uma determinada área, porém,
em equilíbrio com o hospedeiro, sem apresentar expansão na área.
6
7
A antracnose é uma das doenças de maior importância na cultura do feijão. Segundo Melo et al. 
(2006), as perdas podem chegar a 100%. A doença é causada pelo fungo Colletotrichum 
lindemuthianum.
Sobre as características da doença Antracnose na cultura do feijão, assinale a alternativa CORRETA:
Fonte: MELO, C. L. P. et al. Linhagens de feijão do cruzamento ‘Ouro Negro’ x ‘Pérola’ com 
características agronômicas favoráveis. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 41, n. 11, p. 
1593-1598, 2006.
A Os sintomas são restritos as folhas das plantas, caracterizados por lesões necróticas de coloração
marrom-escura na face inferior e superior das folhas.
B A doença é favorecida por temperaturas entre 30 e 37 °C, com ótimo de 31 °C e umidade relativa
alta e o aparecimento dos sintomas ocorre a partir de seis dias após o início da infecção.
C O fungo não sobrevive em restos de culturas e sementes contaminadas sendo disseminado por
respingos de chuva, homem e insetos. 
D A fase perfeita do fungo é o Gomerella cingulata f. sp. phaseoli e também é patogênico a outras
espécies de leguminosas.
O oídio é um fungo causador de danos em diversas culturas da família das Fabaceae.Na cultura do 
feijão, essa doença é causada pelo fungo Erysiphe polygoni DC (Oidium sp.). Sobre as características 
e sintomas do oídio na cultura do feijão, analise as sentenças a seguir:
I- A doença pode ocorrer em toda a parte aérea da planta.
II- A doença ocorre em condições de temperatura moderada e alta umidade relativa.
III- O fungo produz conídio que são facilmente disseminados pelo ambiente.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças II e III estão corretas.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças I e II estão corretas. 
D Somente a sentença I está correta.
A cultura do milho é utilizada de diversas formas na alimentação humana e, principalmente, na 
alimentação animal, porém, diversas doenças podem resultar em danos para a cultura. Uma delas é a 
ferrugem do milho. Na cultura, podemos encontrar o fungo causador da ferrugem comum, ferrugem 
tropical e a ferrugem Polisora. Sobre os sintomas causados pelas ferrugens na cultura do milho, 
associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Ferrugem comum.
II- Ferrugem tropical.
III- Ferrugem Polisora.
( ) O agente causal é Puccinia polysora (Underw.). Os sintomas são caracterizados por pústulas 
pequenas, circulares a elípticas, de coloração variando de amarelo a dourado, em fases mais 
avançadas surgem os teliósporos de coloração marrom-escuros. A doença pode afetar toda a parte 
aérea da planta. P.polysora diferencia-se de P sorghi por apresentar urédios menores, uredósporos 
com pigmentação mais clara, teliósporos com paredes menos espessas
8
9
10
( ) Causada pelo fungo Physopella zeae (Mains) Cummins & Ramachar. Os sintomas ocorrem e 
ambas as faces da folha na forma de pústulas de formato arredondado ou oval paralelas à nervura, 
com comprimento entre 0,3 e 1,0 mm com coloração amarela a castanha, e são recobertas pela 
epiderme da folha. Com o desenvolvimento da doença, ao redor das pústulas, surgem halos circulares 
a oblongos, com bordos escuros devido à formação de télios. Pode ocorrer a morte das folhas.
( ) Causada pelo fungo Puccinia sorghi (Schw.). Os sintomas caracterizam-se por apresentar 
presença de pústulas elípticas e alongadas na parte superior e inferior da folha, com produção de 
uredósporos de coloração marrom-canela. Com o passar do tempo as pústulas ficam mais escuras 
devido à formação dos teliósporos, pode ocorrer clorose e morte das folhas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A I - III - II.
B II - I - III.
C III - II - I.
D I - II - III.
Imprimir

Mais conteúdos dessa disciplina