Buscar

N2-MONITORAMENTO

Prévia do material em texto

Usuário
	TAMIRES DE SOUZA NASARETH
	Curso
	POS0849 MONITORAMENTO DE RISCOS E RESULTADOS FINANCEIROS PG1172202 - 202022.ead-11969.01
	Teste
	Teste Final (N2)
	Iniciado
	23/10/20 12:07
	Enviado
	23/10/20 12:30
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	10 em 10 pontos  
	Tempo decorrido
	22 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	O indicador de liquidez geral é um índice mais amplo que analisa, de uma forma geral, toda a capacidade financeira de uma organização. Trata-se de um indicador muito mais utilizado que o índice de liquidez seca e o índice de liquidez corrente, devido ao seu poder de análise. Conforme o estudo dessa técnica, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. (  ) O índice de liquidez geral analisa a saúde financeira da empresa a curto e longo prazo.
II. (  ) O índice de liquidez geral foca nos recebíveis de longo prazo.
III. (  ) A fórmula do índice de liquidez geral é do ativo circulante mais o realizável de longo prazo dividido pelo passivo circulante.
IV. (  ) Diferente dos índices de liquidez seca e corrente, na liquidez geral, quanto menor o número, melhor a saúde financeira da empresa.
V. (  ) O índice de liquidez geral tem a mesma importância que os índices de liquidez seca e liquidez corrente.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, F, F, V, V.
	Resposta Correta:
	 
V, F, F, V, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. O índice de liquidez geral acaba por propiciar uma visão muito mais extensa da saúde financeira da empresa, pois ele analisa o ativo circulante e as obrigações a curto e longo prazo. O indicador acaba por propiciar uma visão mais longa, que auxilia em possíveis planejamentos. Por fim, não existe um índice mais importante que o outro, o que existe são prioridades diferentes de cada empresa e a escolha de cada organização sobre o índice que melhor representa os seus interesses.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Um indicador financeiro é uma métrica que se utiliza para analisar o quanto uma determinada decisão conseguiu alcançar ou não o seu grau de eficiência. Ele é fundamental no dia a dia de uma organização. Analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. (  ) Os indicadores servem para balizar de forma total as decisões da empresa.
II. (  ) O indicador financeiro demonstra de forma total a situação da empresa.
III. (  ) Quanto maior o número de indicadores para se analisar, melhor será a compressão da situação da empresa.
IV. (  ) Os indicadores levantados precisam ter uma sincronia entre si para entregarem uma informação mais completa, por isso, a quantidade não é importante.
V. (  ) Os indicadores são iguais para todas as empresas, sendo vedada a sua alteração.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, F, F, V, F.
	Resposta Correta:
	 
V, F, F, V, F.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Os indicadores precisam ter uma sincronia entre si, isto é, eles precisam ser interdependentes, e quando isso ocorre, existe a entrega de uma informação muito mais real. De nada adianta a organização possuir um número elevado de indicadores se eles não “conversam” entre si. Os indicadores devem ser focados na necessidade da empresa e entregarem informações relevantes para serem utilizadas. Nenhum indicador tem a capacidade de balizar de forma total as decisões de uma empresa, os indicadores podem ajudar, porém não estão imunes a erros, pois um indicador pode demonstrar uma parte da empresa, porém não o quadro geral.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Com base no conteúdo estudado, em todos os indicadores analisados, percebe-se uma grande facilidade no seu manuseio, no entanto, mesmo que sejam simples de se analisar, devemos entender porque eles, muitas vezes, não são implementados nas empresas. Assim, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. (  ) Os indicadores mostram-se tão simples que a sua eficiência é duvidosa.
II. (  ) A análise informal ainda é mais eficiente que a racional.
III. (  ) Colocar em prática a utilização de indicadores exige empenho e comprometimento da alta direção.
IV. (  ) Se uma empresa não tem indicadores e ferramentas de análises de riscos, isso não quer dizer que ela será engolida pelo mercado.
V. (  ) A falta de comprometimento da alta direção é um impeditivo claro e forte para a implementação de indicadores financeiros.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
F, F, V, F, V.
	Resposta Correta:
	 
F, F, V, F, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Qualquer que seja o indicador a ser colocado em prática exigirá muito empenho e investimento de tempo. Implementar um novo indicador é desenvolver uma nova maneira de fazer a gestão do negócio, e isso exige do gestor sair da sua zona de conforto. Por vezes, um gestor atua da mesma maneira ou com a mesma visão do negócio durante muito tempo, no entanto, com novos indicadores, surgem novas maneiras de se ver a organização, e isso sugere um novo formato de gerenciamento. Por fim, todo processo de implementação de indicadores exige um alto grau de comprometimento da direção da empresa, pois ela precisa demonstrar a todos  o interesse na implementação desses indicadores.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Assim como o indicador financeiro de liquidez corrente, existe um outro indicador de solvência chamado de liquidez seca, que também é utilizado de forma ampla pelas empresas, trazendo dados fundamentais sobre a saúde financeira de uma instituição. Esse indicador demonstra as disponibilidades financeiras a curto prazo, bem como os recebíveis. Segundo a técnica do indicador de liquidez corrente, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. (  ) Esse indicador é chamado de liquidez seca, pois traz números apenas dos ativos da empresa.
II. (  ) Quanto menor o resultado, melhor será a eficiência da empresa.
III. (  ) Nesse índice, a inclusão é do estoque em geral, e não apenas de produtos acabados.
IV. (  ) O índice de liquidez corrente é a divisão do ativo circulante pelo passivo circulante.
V. ( ) A fórmula do índice de liquidez seca é a subtração do ativo circulante menos o estoque dividido pelo passivo circulante.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
F, F, V, F, V.
	Resposta Correta:
	 
F, F, V, F, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. O cálculo do índice de liquidez é realizado quando o ativo circulante é retirado o valor do estoque. Isso se dá porque esse índice busca determinar o quanto uma empresa tem disponibilidades imediatas, e o estoque nem sempre é imediato. Na maioria das vezes, se for de matéria-prima, é necessário fabricar o produto ou, se for de produto acabado, é necessário vender para fazer receita. Nesse índice, a inclusão é do estoque em geral, e não apenas dos produtos acabados.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Com base no conteúdo estudado, o último indicador de endividamento que foi analisado é o indicador da composição do endividamento de uma organização. Como o próprio nome diz, esse indicador demonstra a composição de uma dívida. Considerando esta técnica, analise as afirmativas a seguir:
 
I. O indicador de composição do endividamento mostra a forma como a dívida está estruturada, ou seja, quais são as dívidas de curto e longo prazo.
II. Segundo esse indicador, quanto maior o número de dívidas a curto prazo, melhor para a organização.
III. As obrigações a curto prazo estão menos propensas a problemas de solvência da empresa.
IV. A fórmula desse indicador é formada pelo passivo circulante dividido pelos recebíveis totais.
V. Se uma empresa tem determinado montante de dívidas a quitar,conhecer como dividir essas dívidas ao longo do tempo não tem importância.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Nesse indicador, a demonstração se dá pela estruturação da dívida, ou seja, pela forma como ela é composta, seja por dívidas a curto, médio e longo prazo. Segundo o indicador, quanto maior o número de dívidas a longo prazo, melhor para a organização, pois, além de ter um tempo maior para o pagamento, ela também pode se preparar para possíveis momentos de insolvência, já que suas obrigações estão divididas ao longo do tempo.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	A técnica da probabilidade é um meio de se analisar um possível risco financeiro. É possível que uma decisão sempre esteja dentro de possibilidades de erros e acertos. Uma organização precisa trabalhar para que as probabilidades de acerto sejam maiores que as de erro. Segundo a técnica da probabilidade, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. (  ) Um processo de análise de probabilidade é igual para todas as empresas, não existe distinção.
II. (  ) Apesar de o risco estar associado a uma probabilidade, ele não pode gerar prejuízo financeiro.
III. (  ) A probabilidade de um risco pode ser auferida mediante um cálculo matemático.
IV. (  ) Para se analisar o grau da probabilidade de uma decisão, o ideal é que ela seja classificada em níveis.
V. (  ) Por meio das técnicas de monitoramento, a análise da probabilidade de uma decisão torna-se nula.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
F, F, V, V, F.
	Resposta Correta:
	 
F, F, V, V, F.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A probabilidade pode ser calculada por uma fórmula simples, em que o número de situações favoráveis é dividido pelas situações possíveis. O exemplo do roteiro de estudos é de uma empresa que possui uma gama de 75 produtos, no total, no entanto, 13 produtos estão com as vendas abaixo do esperado. Ficou, então, 13/75=17%; isso quer dizer que a probabilidade de um produto vender abaixo do esperado é de 17%.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	Por mais que um indicador, independentemente da área, seja a base de resposta para determinados questionamentos da empresa e que tenha sido construído considerando todas as necessidades de uma organização, ele não deve ser visto como a única técnica a ser utilizada; outros fatores também devem ser considerados. Dessa forma, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. (  ) Os indicadores servem para balizar de forma total as decisões da empresa.
II. (  ) Um indicador não pode ser visto apenas como um número, pois também devem ser consideradas outras situações, como históricos de negociações e oportunidades de negócios.
III. (  ) Quanto maior o número de indicadores para se analisar, melhor será a compreensão da situação da empresa.
IV. (  ) Os indicadores levantados precisam ter uma sincronia entre si para entregarem uma informação mais completa, por isso, a quantidade não é importante.
V. (  ) Um indicador, para possuir um grau de eficiência elevado, deve ser desenvolvido tendo como base os critérios principais para a organização.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
F, V, F, V, V.
	Resposta Correta:
	 
F, V, F, V, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Os indicadores precisam ter uma sincronia entre si, isto é, eles precisam ser interdependentes, e, quando isso ocorre, existe a entrega de uma informação muito mais real. De nada adianta a organização ter um número elevado de indicadores se eles não “conversam” entre si. Os indicadores devem focar na necessidade da empresa e entregar informações relevantes para serem utilizadas. Existem situações e negociações que fogem dos padrões de indicadores e, por isso, não entram na conta; às vezes, uma negociação diferente do normal pode distorcer o número de um indicador.
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	O indicador financeiro de liquidez corrente é um indicador largamente utilizado pelas organizações. Por meio dele, é possível analisar, de forma mais profunda, o grau de liquidez de uma empresa, ou seja, é utilizado para verificar se uma organização tem capital disponível de forma rápida, para fazer frente a algum problema. Com base no que foi exposto, analise as afirmativas a seguir:
 
I. O índice de liquidez corrente mede o quanto uma empresa tem para receber em duplicatas.
II. A liquidez corrente retira seus dados diretamente do fluxo de caixa que compara as entradas e as saídas.
III. O índice de liquidez corrente compara o capital à disposição da empresa com os seus passivos a longo prazo.
IV. O índice de liquidez corrente é a divisão do ativo circulante pelo passivo circulante.
V.  Se o índice de liquidez corrente de uma empresa for menor que R$ 1,00, isso quer dizer que a empresa está com a sua capacidade de saldar as suas dívidas comprometida.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
IV e V, apenas.
	Resposta Correta:
	 
IV e V, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. O índice de liquidez de uma empresa é demonstrado pela divisão de todo seu ativo circulante pelo seu passivo circulante. Dessa forma é possível analisar se a empresa tem capital para pagar as suas contas a curto prazo. Um índice de liquidez corrente abaixo de R$ 1,00 demonstra que a empresa tem um valor de dívida a curto prazo maior que as suas reservas de dinheiro.
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	Os indicadores de rentabilidade são utilizados para analisar a conversão de investimentos em lucro de determinada organização, ou seja, se essa organização tem capacidade de produzir lucro em um determinado espaço de tempo. Sendo assim, é fundamental conhecer qual a performance da organização, tendo como base esse indicador. Segundo as técnicas dos indicadores de rentabilidade, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. (  ) O ROI - Retorno Sobre Investimentos - relaciona o valor investido à produção da empresa.
II. (  ) O ROE - Retorno Sobre o Capital Investido - é o retorno sobre capital investido por terceiros na empresa.
III. (  ) O indicador de rentabilidade ROE mede a capacidade de pagamento e de recebíveis da empresa.
IV. (  ) Por meio do ROI, é possível conhecer a eficiência financeira da empresa, bem como o seu lucro líquido.
V. (  ) A fórmula do ROI é formada pelas receitas menos os custos.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
F, V, F, V, F.
	Resposta Correta:
	 
F, V, F, V, F.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. O ROE (retorno sobre o capital investido) analisa a capacidade da empresa de gerar lucros a partir de investimentos que nela são aplicados. É um indicador-chave para qualquer investidor, pois ele clarifica a capacidade de transformar investimentos em lucro. O ROE, como frisado, é o retorno sobre o capital investido por terceiros na empresa e não mede a capacidade de pagamentos ou de recebíveis.
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	Uma dificuldade sempre presente no monitoramento de riscos de uma empresa é a dificuldade que o seu gestor tem de entender a importância das técnicas de monitoramento. Isso ocorre por qual motivo? Assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Apesar de acreditarem nas técnicas, muitos não estão dispostos a implementá-las.
	Resposta Correta:
	 
Apesar de acreditarem nas técnicas, muitos não estão dispostos a implementá-las.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A imensa maioria dos gestores acreditam que as técnicas de monitoramento de riscos podem funcionar, no entanto não estão dispostos a colocá-las em prática. Implementar uma nova forma de fazer a leitura dos negóciosexige investimento de tempo, empenho e saída da zona de conforto. Por isso, a grande maioria acaba procurando desculpas para não implementar uma técnica que pode criar regras para a sua gestão, por vezes, por inviabilizar algum padrão de gerenciamento.
	
	
	
Sexta-feira, 23 de Outubro de 2020 12h30min39s BRT

Continue navegando