Buscar

O Papel das Escolas no Enfrentamento às Desigualdades Sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

De acordo com os conteúdos da Unidade 1, a escola é uma instituição social que molda e normatiza o indivíduo. Contudo, o ambiente escolar não está descolado da realidade social, trazendo para o seu interior as desigualdades vistas no corpo da sociedade. Os currículos escolares também mostram esse cenário, muitas vezes privilegiando grupos sociais em detrimento de outros silenciados, emergindo assim a necessidade de ações que viabilizem um ensino mais democrático. A Lei nº 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas instituições de ensino, surge nesse contexto em que a superação da visão tradicional eurocêntrica da cultura brasileira é tratada como um desafio. 
Deste modo, elabore um texto buscando responder: De que modo as escolas, enquanto instituições sociais, podem contribuir para o enfrentamento às desigualdades sociais? Como outras instituições, por exemplo, o Estado e a família, poderiam realizar articulações com a instituição escolar, contribuindo para o enfrentamento às desigualdades e por meio de quais ações concretas isto se realizaria.
As escolas, enquanto instituições sociais tem um papel fundamental para o enfrentamento às desigualdades sociais, pois estas são lugares onde crianças e jovens desenvolvem habilidades, adquirem conhecimento e formam suas perspectivas de vida. 
Esse enfretamento pode ocorrer por meio de ações tais como, adotar metodologias de ensino na qual se valorize a diversidade e que promova uma educação inclusiva, onde se tenha o respeito as diferenças de cada estudante, e assim combatendo qualquer tipo de preconceito e discriminação. Outro tipo de ação seria o aumento da oferta de programas de apoio aos estudantes em situação de vulnerabilidade, tendo mais orientação profissional, atividades extracurriculares, reforço escolar e acompanhamento social e psicológico.
Dito isso, as instituições escolares poderiam promover mais a participação dos pais na vida escolar dos filhos, mostrando a importância da educação, além de incentivar o diálogo e a troca de experiencias. Além disso, as escolas deveriam estabelecer mais parcerias com outras instituições, organizações, entidades governamentais e empresas, para desenvolver projetos educacionais que contribuam na redução dessa desigualdade.
Por outro lado, outras instituições, como estado e família podem colaborar para esse enfrentamento das desigualdades sociais juntamente com as instituições escolares, investindo mais na educação pública, ampliando o número de escolas, aprimorando suas estruturas e valorizando os profissionais da educação. O estado em seu papel deveria promover mais políticas sociais que busquem garantir a igualdade e a justiça social, promovendo mais programas de transferência de renda, acesso a moradia e a serviços de saúde.

Outros materiais