Buscar

De que modo as escolas, enquanto instituições sociais, podem contribuir para o enfrentamento às desigualdades sociais? Como outras instituições, po...

De que modo as escolas, enquanto instituições sociais, podem contribuir para o enfrentamento às desigualdades sociais? Como outras instituições, por exemplo, o Estado e a família, poderiam realizar articulações com a instituição escolar, contribuindo para o enfrentamento às desigualdades e por meio de quais ações concretas isto se realizaria.

As escolas podem contribuir para o enfrentamento às desigualdades sociais por meio da promoção de um ensino mais democrático, que contemple a diversidade cultural e social do país.
O Estado pode realizar articulações com a instituição escolar por meio de políticas públicas que garantam o acesso à educação de qualidade para todos, independentemente de sua condição social.
A família pode contribuir para o enfrentamento às desigualdades sociais por meio do incentivo à educação e à valorização da diversidade cultural e social.
Ações concretas para o enfrentamento às desigualdades sociais na instituição escolar podem incluir a implementação de políticas de inclusão, a formação de professores para lidar com a diversidade cultural e social, e a promoção de atividades que valorizem a cultura afro-brasileira e outras culturas marginalizadas.

Essa pergunta também está no material:

DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL ATV A1
1 pág.

Desenvolvimento Humano I Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As escolas, enquanto instituições sociais, podem contribuir para o enfrentamento às desigualdades sociais por meio de diversas ações, tais como: 1. Promoção de um ensino mais democrático, que contemple a diversidade cultural e social do país; 2. Implementação de políticas de inclusão, que garantam o acesso à educação de qualidade para todos, independentemente de sua condição social; 3. Formação de professores para lidar com a diversidade cultural e social; 4. Promoção de atividades que valorizem a cultura afro-brasileira e outras culturas marginalizadas; 5. Estímulo à participação dos alunos em atividades extracurriculares, como esportes, artes e projetos sociais; 6. Criação de espaços de diálogo e debate sobre temas relacionados às desigualdades sociais e à diversidade cultural; 7. Incentivo à pesquisa e à produção de conhecimento sobre as desigualdades sociais e suas causas. Além disso, outras instituições, como o Estado e a família, podem realizar articulações com a instituição escolar para contribuir para o enfrentamento às desigualdades sociais. O Estado pode fazer isso por meio de políticas públicas que garantam o acesso à educação de qualidade para todos, independentemente de sua condição social. Já a família pode contribuir para o enfrentamento às desigualdades sociais por meio do incentivo à educação e à valorização da diversidade cultural e social.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais