Buscar

O papel da escola no enfrentamento às desigualdades sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

De acordo com os conteúdos da Unidade 1, a escola é uma instituição social que molda e normatiza o indivíduo. Contudo, o ambiente escolar não está descolado da realidade social, trazendo para o seu interior as desigualdades vistas no corpo da sociedade. Os currículos escolares também mostram esse cenário, muitas vezes privilegiando grupos sociais em detrimento de outros silenciados, emergindo assim a necessidade de ações que viabilizem um ensino mais democrático. A Lei nº 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas instituições de ensino, surge nesse contexto em que a superação da visão tradicional eurocêntrica da cultura brasileira é tratada como um desafio. 
Deste modo, elabore um texto buscando responder: De que modo as escolas, enquanto instituições sociais, podem contribuir para o enfrentamento às desigualdades sociais? Como outras instituições, por exemplo, o Estado e a família, poderiam realizar articulações com a instituição escolar, contribuindo para o enfrentamento às desigualdades e por meio de quais ações concretas isto se realizaria.
A escola historicamente tem um papel fundamental para destruir barreiras sociais. Este proposito se faz cada vez mais importante na atualidade. 
Que vivemos em uma sociedade desigual todos nós sabemos, a escola vem para diminuir este abismo. Mas não podemos deixar exclusivamente a escola para atuar contra isso, devemos atuar como cidadãos que ajudam neste papel, como comunidade cobrando do estado uma qualidade melhor, cobrando acesso a educação de qualidade. Também como família temos que estar presente na vida e desenvolvimento das crianças, mostrando sempre os direitos e deveres de um cidadão de bem, mostrar a melhor forma de atingir uma vida adulta plena.
A escola enfrenta diversas dificuldades para desenvolver um trabalho pleno com seus alunos, o estado muitas vezes negligencia a distribuição de verba, negligencia estrutura escolar. Isto tudo faz com que a desigualdade entre alunos de escola pública e privada seja um abismo. A diferença é infelizmente gritante, temos nas escolas privadas, aulas com excelência, enquanto na rede pública, estamos sempre presenciando ausência de professores, materiais complementares e insumos básicos ao cotidiano dos alunos. 
Como cidadãos temos sempre a possibilidade de cobrar, exigir do estado uma qualidade neste setor, mas infelizmente a população sem conhecimento não sabe cobrar dos governantes, pois na vida escolar foi negligenciado estes conhecimentos. Acaba sendo uma ‘’roda viva’’, escola sem recursos, população sem conhecimento e governantes com a certeza que não serão cobrados. 
Referencias 
https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/27378_14313.pdf

Continue navegando