Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Professor: Kelly C Machado
 DISCIPLINA: Biomecanica
 
 Revisão
 
Questão 01 – Considere que um profissional de fisioterapia tenha de descrever para os seus pacientes os movimentos corporais realizados nos diferentes exercícios. Para que melhor compreendam o tema, ele emprega um dos métodos universalmente utilizados, embasado em três dimensões e conhecimento como Sistema de Planos e Eixos. O movimento em um plano sempre ocorre sobre um eixo que fica perpendicular a esse plano. Considerando a situação descrita, avalie as afirmativas a seguir.
 I – O movimento de flexão do cotovelo ocorre no plano sagital.
 II – Os movimentos de adução e abdução de braços no plano sagital. 
III – Os movimentos de adução e abdução de pernas ocorrem no plano frontal. 
IV – Os movimentos de flexão e extensão de pernas ocorrem no plano transverso. 
V – Os movimentos de rotação da cervical rítmica ocorre no plano transverso.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I, II e IV.
b) I, II e V. 
c) I, III e IV. 
d) I, III e V.
e) III, IV e V.
Questão 02 - Vimos que, para facilitar a análise do movimento humano, são utilizados planos de referência imaginários que atravessam o corpo. Assim, os três planos de seção considerados são: sagital, frontal e transversal. Sobre os planos aprendidos na aula, observe as alternativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) O plano sagital também conhecido como plano anteroposterior, divide o corpo em lados direito e esquerdo, que têm a mesma massa. Os movimentos presentes neste plano ocorrem no eixo mediolateral (perpendicular ao plano). Os movimentos articulares característicos são a flexão, extensão e hiperextensão.
( ) O plano frontal divide o corpo em lado direito e lado esquerdo, e os movimentos nesse plano ocorrem no eixo anteroposterior.
( ) O plano transversal divide o corpo em parte superior e parte inferior, e os movimentos nesse plano ocorrem no eixo longitudinal.
( ) Os movimentos característicos do plano frontal são: adução e abdução.
( ) No plano transversal, os movimentos característicos são: flexão e extensão.
( ) Os movimentos característicos do plano sagital são: rotação interna,rotação externa, supinação e pronação.
Selecione a alternativa correta referente aos planos de referências do
corpo humano:
a) V – V – V – F – F – F.
b) F – F – V – V – F – F.
c) F – F – F – V – F – V.
d) V – F – V – V – F – F.
e) V – F – V – F – V – F.
Questão 03 - O joelho é uma articulação importante para a sustentação de cargas e peso. Esta articulação possui diversas estruturas que podem apresentar diferentes funções. Desta forma, qual o nome da estrutura que é responsável pela absorção de impactos e choques na articulação?
Selecione a seguir a alternativa correta:
a) Ligamentos.
b) Menisco.
c) Fêmur.
d) Tíbia.
e) Pelve.
Questão 04 - A articulação esferoidal é caracterizada por possuir superfícies ósseas convexas e côncavas. É um tipo de articulação que possui rotação nos três planos de movimento. Qual das alternativas a seguir apresenta o exemplo correto de articulações esferoidais?
Selecione a alternativa correta a seguir:
a) Articulações dos ossos do tarso.
b) Articulações radiocárpicas.
c) Articulação carpometacárpica do polegar.
d) Articulações interfalangianas.
e) Articulação do quadril e articulação do ombro. 
Questão 05 - Em diversos movimentos esportivos as articulações predominantes podem sofrer lesões. Quando pensamos na articulação do ombro, a inflamação de bolsas repletas de líquido localizadas em pontos estratégicos em torno das articulações sinoviais pode desencadear qual patologia?
a) Síndrome do túnel do carpo.
b) Estiramento muscular.
c) Bursite
d) Torção.
e) Luxação.
Questão 06 - (FGV/ASSEMBLEIA LEGISLATIVA-MT 2013) A estabilidade da articulação do joelho é devida aos músculos e ligamentos que a cercam, além de uma cápsula fibrosa que é revestida por uma membrana sinovial. Sobre a referida estabilidade, analise as afirmativas a seguir.
 I – O ligamento colateral tibial resiste ao stress em varo e limita a rotação lateral da tíbia. 
II – O ligamento cruzado anterior tem a função de evitar a translação anterior da tíbia sobre o fêmur. 
III – A função do ligamento patelar é reforçar a cápsula articular anteriormente.
 Está(ão) correta(s): 
a) Apenas a afirmativa I. 
b) Apenas a afirmativa II. 
c) Apenas as afirmativas II e III. 
d) Apenas as afirmativas I e III. 
e) Todas as afirmativas.
Questão 07- O esqueleto humano é dividido em duas partes: 1) esqueleto axial e 2) esqueleto apendicular. Em cada tipo podemos encontrar diferentes tipos de ossos, como os ossos longos, curtos, planos ou irregulares. Qual das alternativas a seguir apresenta um tipo de osso longo?
a) Tíbia.
b) Carpais da mão.
c) Ílio.
d) Esterno.
e) Pelve
Questão 08 – Os parâmetros cinemáticos do movimento humano são estudados na Biomecânica para compreender sua forma de execução, o que permite comparações entre diferentes sujeitos. Sobre essa área de investigação é correto afirmar que: 
a) A distância, a velocidade e a força muscular são os parâmetros registrados. 
b) No início da fase de apoio da marcha, o joelho é a articulação responsável por reduzir impacto com o movimento de extensão. 
c) Na fase de apoio da marcha, a articulação do tornozelo transfere o peso corpo do calcanhar para o antepé com os movimentos de flexãoextensão-flexão. 
d) Na pré-coleta é preciso marcar os pontos anatômicos no corpo do sujeito, filmar um objeto de dimensões conhecidas no ambiente de coleta e selecionar uma câmera mais rápida que o movimento para registro. 
e) Na marcha, as fases que caracterizam o movimento são: apoio, balanço e aérea.
Questão 09 - O tecido muscular tem a importante função de produzir força para execução de gestos motores simples e complexos. Sobre esse tecido, é correto afirmar que:
a) O componente contrátil é formado pelo epimísio, perimísio e endomísio e a interação entre esses elementos produz força contrátil. 
b) O componente elástico é formado pela actina e miosina e a tração desses elementos acumula força elástica. 
c) Um treino com pausa entre a ação excêntrica e concêntrica do músculo o faz produzir força máxima por conta do ciclo alongamentoencurtamento. 
d) A arquitetura muscular prevê maior produção de força pelos músculos fusiformes e maior velocidade de movimento pelos penados. 
e) É difícil produzir força muscular intensa na ação concêntrica em alta velocidade.
Questão 10 - O registro da distribuição de pressão plantar é de grande importância para o controle de lesões tegumentares no pé. Sobre essa área de investigação da Biomecânica é correto afirmar que: 
a) Os parkinsonianos mudam o padrão de colocação do pé no chão para aumentar a área de contato no início do apoio da marcha e garantir maior estabilidade no movimento.
b) A pressão será menor quando a área de contato do pé com o solo for menor e a força aplicada sobre essa área for maior. 
c) Pressões intensas em determinadas áreas do pé não causam aumento de calosidade ou feridas na pele. 
d) Diabéticos neuropatas têm a pressão plantar aumentada nas regiões da borda medial do calcanhar e borda lateral do antepé por não percebem forças externas. 
e) O controle da pressão depende somente do registro da intensidade da força aplicada sobre o pé, independente da região. 
Questão 11 - Entre as vértebras, existe uma estrutura com anel fibroso e substância pulposa, que funciona como um coxim, evitando atritos entre as vértebras. Quando comprimido, ocorre uma redução em sua hidratação, podendo até influenciar a estatura do indivíduo durante o dia. Qual é o nome dessa estrutura?
Selecione a alternativa correta:
a) Cóccix.
b) Discos intervertebrais
c) Sacro.
d) Processo espinhoso.
e) Processo transverso.
Questão 11- Algumas características espaciais podem ser verificadas no marchar: tamanho do passo, comprimento da passada, largura do passo e ângulo de progressão. Defina cada uma delas.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________Questão 12 -Thiago é um profissional da fisioterapia que trabalha em uma ONG que desenvolve treinamento com esportes coletivos para pessoas com deficiência. Para compreender melhor os padrões de movimento de seus atletas, ele começa a estudar e pesquisar aspectos da marcha para cada patologia encontrada. Como você, estagiário de Thiago, poderia auxiliar com seu conhecimento a respeito da marcha de indivíduos com paralisia cerebral?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
WWW.AQUIVOCEPODE.COM.BR

Mais conteúdos dessa disciplina