Buscar

A4 GESTÃO ENFERMAGEM IBMR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A4 GESTÃO ENFERMAGEM IBMR.
A acreditação hospitalar fornece informações sobre a qualidade da instituição de saúde, uma vez que são realizadas algumas exigências mínimas para que a unidade hospitalar receba a acreditação, mas essa acreditação pode ser tanto brasileira, quanto internacional. Normalmente, as instituições de excelência passam pelo processo de acreditação nacional e buscam a aprovação também internacional, passando, assim, a integrar uma rede que visa um padrão de alta qualidade tanto nas práticas, na administração, nos cuidados e na tecnologia oferecida aos pacientes.
Sobre as empresas de acreditação hospitalar internacional, podemos afirmar:
Resposta correta: a Joint Commission International é uma empresa americana presente em vários países e que busca compartilhar práticas internacionais, aumentando o nível de qualidade nas unidades hospitalares creditadas.
A segurança do paciente é tema central em todos os serviços de saúde, pois ela faz parte do atendimento de qualidade. A Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 36/2013, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que estabelece ações sobre a segurança do paciente em serviços de saúde, a fim de termos uma padronização e um norteamento para os profissionais de saúde que realizam o atendimento direto aos pacientes.
De acordo com a RDC nº 36/2013 (ANVISA, 2013), analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
1 - ( ) Elaborar mecanismos e verificar não conformidades em procedimentos e processos, visando propor ações preventivas e corretivas.
2 - ( ) Elaborar, estabelecer e promover o Plano de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde, sempre atualizado.
3 - ( ) Não estabelecer nenhuma barreira de prevenção de incidentes nos serviços de saúde.
4 - ( ) Ignorar os dados sobre incidentes e eventos adversos decorrentes da prestação do serviço de saúde, pois eles não têm informações relevantes.
ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº. 36 de 25 de julho de 2013. Institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde e dá outras providências. DOU. Nº 143 (jul. 2013), Seção I, p.32-33. Brasília: ANVISA, 2013.
Assinale a alternativa com a sequência correta.
Resposta correta: a RDC nº 36/2013 estabelece meios de identificar e pontuar procedimento e insumos que necessitam de ação corretiva e/ou preventiva evitando inseguranças para os pacientes. Além disso, ela propõe a elaboração, a implementação e a divulgação de estratégias e planos de Segurança do Paciente sempre revisada e atualizada.
A farmácia de um hospital recebeu ao final da tarde uma medicação que exige refrigeração. O novo funcionário recebeu a medicação, porém não se atentou que ela necessitava de resfriamento e a manteve na prateleira convencional junto com outros medicamentos. Ao final do plantão, o funcionário da noite chegou e foi conferir se havia chegado alguma medicação que estava sem estoque e viu o erro cometido, abrindo um chamado, pois a medicação estaria perdida devido à falta de resfriamento.
Diante disso, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
1 - ( ) O funcionário que cometeu o erro deveria ter passado por treinamento, não podendo ficar sozinho no setor até que o treinamento acabasse.
2 - ( ) A responsabilidade é apenas da transportadora que não avisou que o material era refrigerado.
3 - ( ) A transportadora, junto com o funcionário que recebeu a medicação, deveria ter verificado a nota fiscal e as recomendações de armazenamento juntos, evitando o erro.
4 - ( ) A unidade de saúde deveria ter um sistema que diferenciasse as medicações especiais que necessitam de armazenamento específico das outras que são inespecíficas.
Assinale a alternativa que apresente a sequência correta:
RESPOSTA: V,F,V,V.
A assistência ao paciente, atualmente, necessita de profissionais que tenham competência técnica e científica, mas também que apresentem capacidade de compreensão da dimensão política que envolve o seu trabalho, pois a assistência à saúde apresenta questões culturas e socioeconômicas. É importante que as instituições de saúde realizem a implementação de protocolos direcionados à gestão, visando melhorar a assistência e oferecer formas que facilitem e permitam a segurança do paciente.
Diante disso, sobre os protocolos relacionados à segurança do paciente, podemos afirmar que:
Resposta correta: as diretrizes clínicas são uma orientação para que os profissionais possam realizar a assistência de forma sistemática e com segurança para os usuários.
Quando pensamos em programas de qualidade, necessitamos de algumas ferramentas que auxiliam as transformações no ambiente de trabalho. Dente essas ferramentas, temos o programa 5S, que tem como base cinco conceitos que buscam mudanças nas práticas e rotinas, a fim de manter a ordem e a limpeza no ambiente de trabalho. O nome 5S é creditado aos cinco sensos que compreendem o programa.
Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
1 - ( ) Seiri é um dos 5S atribui aquilo que pode ser eliminado, ou seja, priorizar aquilo que é útil e eliminar o desnecessário, com o objetivo de potencializar o aproveitamento do espaço físico disponível e reduzir o manuseio do dispensável.
2 - ( ) Seiton é a arrumação relativa à organização física das coisas em seus respectivos lugares, visando evitar o desperdício.
3 - ( ) Seiketsu é o senso de saúde, relacionado a contemplação do Seiso, Seiton e Seiri.
4 - ( ) Shitsuke é o quinto S, estando relacionado à disciplina, que visa buscar hábito constante, sem realizar a aplicação na prática dos outros 4S.
Assinale a alternativa que apresente a sequência correta.
RESPOSTA: V, V, V, F.
A qualidade sempre foi discutida em relação a serviços industriais e produtos, mas com o passar do tempo começou a ser exigida em outros setores, como os serviços de saúde. A qualidade, hoje, que é exigida nos serviços de saúde visa buscar meios de atender os pacientes com qualidade em relação aos profissionais qualificados, técnicas dos procedimentos atualizadas, equipamentos e tecnologia de ponta.
Diante disso, analise as afirmativas abaixo e assinale a correta.
Resposta correta: a qualidade em serviços de saúde hoje é um ponto importante para que a instituição possa ter reconhecimento e também liberação para funcionamento, sendo importante sem estar atento às atualizações, pois constantemente ocorrem alterações buscando uma qualidade dos serviços e também dos equipamentos utilizados na assistência à saúde.
O Programa Nacional de Segurança do Paciente traz várias medidas que buscam a prevenção e a redução de ocorrência de incidentes nos serviços de saúde. Eles buscam reduzir esses incidentes através de seis metas, como a identificação do paciente, melhoria na comunicação entre os profissionais da equipe de saúde, prescrição e administração de medicamento segura, cirurgia segura, higiene das mãos e a redução de quedas e úlceras por pressão nos serviços de saúde.
Com base na meta de identificação correta do paciente, assinale a afirmativa correta que correlaciona com a identificação correta do paciente:
RESPOSTA: Resposta correta: a identificação correta do paciente pode ser feita de diversas formas, como o nome próximo ao leito, o nome no prontuário junto com o número do leito, mas uma forma bem aceita pelos pacientes e que auxilia na redução de erros significativa é o uso de pulseira de identificação do paciente.
A busca por melhor qualidade, apurando os serviços que são prestados nas unidades de saúde, de maneira contínua. O ciclo de Shewhart ou Ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Action) descreve algumas ações, sendo elas baseadas em 14 princípios que são agrupados e divididos em quatro etapas, a saber, planejar, executar, verificar e agir. Essas etapas formam um ciclo que permite avaliar os resultados e a qualidade final após a implementação desse ciclo.
Sobre essas etapas, podemos afirmar que:
Resposta incorreta:a execução das tarefas precisa ser realizada conforme o planejado para que possa ter um padrão de validação para ver se foi alcançada a qualidade esperada, lembrando que para que essa fase seja realizada, a equipe precisa de um treinamento prévio. Na atuação corretiva se deve discutir os problemas, buscando encontrar as soluções para resolver os problemas de maneira definitiva. Já na fase de verificação, os dados são analisados, sendo esses dados os que foram obtidos durante a etapa de execução. Na etapa de planejamento é importante estabelecer as metas que deseja alcançar e quais são os controles que serão utilizados durante o ciclo, além dos métodos de avaliação e execução que serão utilizados.
A administração de riscos agrupa atuações ajustadas que buscam conservar e evitar que a instituição seja atingida pelas divergências que surgem durante seu percurso. O ISO 31000 define risco como a incerteza sobre algo e a gestão dos riscos como as atividades destinadas a sistematizar e organizar as atividades, no que se refere aos riscos existentes. A norma ISO 31000 coloca princípios mínimos que precisam ser adotados pelas organizações com a finalidade de operacionalizar a gestão de riscos de maneira aceitável.
Sobre esses princípios, podemos afirmar que:
Resposta incorreta: a gestão de riscos é uma prática que não deve ser isolada e nem autônoma, devendo todos os envolvidos na gestão e também colaboradores assumirem a responsabilidade do cuidado e buscar as mudanças necessárias para que possa ocorrer a gestão de forma eficaz. A gestão de riscos aborda claramente a incerteza, mostrando de forma simples, a existência da incerteza. Ela é sistemática e estruturada sendo, portanto, realizada de maneira organizada objetivando alcançar os resultados positivos. Na gestão de riscos deve-se levar em conta os fatores humanos e culturais, pois é importante reconhecer os fatores inerentes aos seres humanos. É importante que a gestão de risco seja transparente e inclusiva, pois a omissão é prejudicial e pode reduzir a adesão dos colaboradores.
A higiene das mãos é um conceito geral que faz referência a qualquer ação de higienizar as mãos com a finalidade de prevenir a transmissão de micro-organismos e, com isso, evitar que pacientes e profissionais de saúde contraiam infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS). A higiene das mãos é uma medida simples, fácil, prática e barata que evita prolongamento das internações dos pacientes. Além disso, a higiene das mãos proporciona segurança também para o profissional de saúde.
Sobre essa temática, analise as afirmativas abaixo e assinale a afirmativa correta:
Resposta correta: a higienização das mãos é uma medida simples e relativamente barata, que é capaz de prevenir a transmissão de infecções e também proteger o paciente.

Outros materiais