Buscar

O ensino de historia no contexto atual

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso: Licenciatura em História
Componente curricular: Prática pedagógica em história IV
Docente: Patricia Forgiarini Firpo
Dicente: Edna Silva de Aguiar
 O ensino de história no contexto atual
A BNCC trouxe profundas modificações na educação, e na disciplina de história não foi diferente. Ela surgiu a partir da necessidade de estabelecer diretrizes de ensino, através de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver, tornando a educação mais justa e oportunizando o aprendizado e desenvolvimento do estudante tanto de escola privada quanto de escola pública. Assim, intensificando mais o protagonismo do aluno, a maior inserção da tecnologia e as novas metodologias de avaliação. 
O professor deixa de ser o principal transmissor de conhecimento porque os alunos das gerações atuais mudaram e são mais independentes, chegam nas escolas sabendo muito. Isso porque o acesso a notícias e a internet de modo geral é um grande meio de informações. Desta forma, o professor passa auxiliar o aluno no processo de ensino e aprendizagem. 
Com base nisso, a BNCC propõe mais a inserção da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem, fazendo que o professor de história estimule o aluno a compreender acontecimentos históricos e as transformações das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais ocorridas ao longo do tempo. Formando um indivíduo mais crítico, democrático e solidário, e que valoriza suas raízes. 
O ensino passou de uma ordem cronológica de conteúdos altamente pré-estipulados e agregou novos formatos curriculares de ensino, como por exemplo a cultura e a história afro brasileira, indígena e africana. Assim, o aluno se torna mais participativo e tem aulas menos monótonas e mais criativas, estimulando-o a fazer as conexões necessárias e o preparando pra sociedade. O que faz o professor de história ser mais realista e coerente, traçando fatores históricos com a atualidade e com questões que são colocadas no presente. Reforçando e estimulando o debate e a da postura críticas nos alunos. 
É imprescindível que a escola, a sociedade e a comunidade escolar repensem o currículo e a relevância do conhecimento histórico na vida dos alunos. Pois se o ensino de história não existisse em nossa sociedade, as relações com o mundo e com as pessoas seriam muito fragmentadas e fragilizadas sem o saber histórico. Sem o ensino de história, seríamos um povo sem a compreensão de um mundo e uma sociedade sem conhecimento político, sem patrimônios culturais e sem entendimento das diversidades de grupo e etnias. 
Quando estudamos história percebemos a importância que ela tem pra diversos aspectos sociais. O ensino de história tem que ser qualitativo, democrático, exemplificado, aberto ao diálogo e a discussão. Os alunos precisam aprender a pensar historicamente, se expressar de forma clara e objetiva. Saber se posicionar contra ou a favor do modo de vida daquela época. A história é histórica, construída e escrita pelo homem.

Continue navegando