Buscar

C 07

Prévia do material em texto

Risco e Retorno
Vamos falar de Risco e Retorno? Você já se deu conta de como esse tema está presente em nossa vida, no nosso dia a dia? Vamos descobrir que o risco não significa apenas um perigo; ele pode representar uma oportunidade de negócio bastante rentável, sob o ponto de vista empresarial, como também pode ser uma preocupação amenizada para quem está exposto ao risco. Assim, compreenderemos que o retorno do risco é bom para quem corre o risco e também para quem o assume, e é esse o segredo do sucesso de toda seguradora.
Nesta unidade, teremos a oportunidade de analisar e mensurar o risco, para, então, tomarmos a decisão sobre nos proteger ou não do risco e qual o retorno esperado a partir da prevenção do risco. Com certeza será uma grande descoberta!
EXERCÍCIOS
QUESTÃO 1
Perceber uma ameaça, identificar a possibilidade de ocorrência de determinado evento, ou, até mesmo, estar exposto a eventos aleatórios e que podem resultar em alguma consequência. Tudo isso nos remete a definição de:
A Risco.
B Seguros.
C Gestão.
D Estatística.
E Retorno.
QUESTÃO 2
A palavra risco se aplica a inúmeros contextos, como: o risco ambiental, o risco de epidemia, o risco de morte, o risco biológico, o risco de acidente, o risco financeiro etc. Logo, temos que nos preocupar com o risco e tomar alguma providência para nos proteger e minimizar as consequências do mesmo. A essas providências, chamamos de:
A Estratégias de Gestão de Risco.
B Estratégias de Gestão Financeira.
C Retorno de Investimento.
D Desvio Padrão.
E Estratégias de Gestão de Risco.
QUESTÃO 3
O mundo digital, globalizado, o avanço tecnológico e o aumento da concorrência competitiva fazem com que a administração do risco seja uma prioridade e cada vez mais complexa. Portanto, o risco é uma escolha, uma opção que envolve uma tomada de decisão, essa decisão traz consigo consequências importantíssimas para o futuro das pessoas e instituições, que deve obedecer a critérios coerentes e mensuráveis, justificando, então, a necessidade de:
A Gestão de Riscos.
B Administração de Capitais.
C Realização de Seguros.
D Investimentos em Ativos.
E Risco e Retorno.
QUESTÃO 4
Para muitos administradores, a gestão de risco pode reunir palavras como derivativos e risco de mercado, porém, a gestão de risco, como toda e qualquer atividade realizada em uma organização, deve ter como objetivo principal a criação de valor para a empresa, seja para o acionista, seja para as demais partes interessadas. Diante desse entendimento atual, gestão de riscos deve ser entendida como uma:
A Formulação de estratégias a ser implementada pela empresa.
B Fórmula para identificação de todos os riscos.
C Política de gestão empresarial.
D Necessidade de criação de valor para as empresas.
E Necessidade de gestão.
QUESTÃO 5
Os Atuários, na maioria das vezes, são considerados tradicionais e conservadores. Esse conceito está associado à cultura, princípios, metodologias e padrões por eles utilizados no cálculo de provisões matemáticas, prêmios de seguros e fluxos de caixa previdenciários. Os atuários não tem melhores ou piores chances de antever o futuro, embora lhes caiba avaliar direitos e deveres que eles esperam realizar em médio e longo prazo. Sobre os profissionais atuários, podemos dizer que:.
A Seus cálculos e resultados futuros serão submetidos a ajustes de percepção.
B Atuam com certeza e convicção naquilo que fazem.
C Seus cálculos e resultados futuros nunca serão contestados.
D Suas considerações se baseiam em um conjunto de ações aleatórias.
E Se baseiam em princípios, meios e fim.
REFERÊNCIAS
AZEVEDO, G. H. W. Seguros, matemática atuarial e financeira: uma abordagem introdutória. São Paulo: Saraiva, 2008.
 
TARDELLI, E. Gestão de risco: a tecnologia como uma ferramenta. 2019. Disponível em: https://www.jornalcontabil.com.br/gestao-de-risco-a-tecnologia-como-uma-ferramenta/. Acesso em: 5 nov. 2019.
 
VIEIRA, D. Relação entre risco e retorno na bolsa de valores. 2018. Disponível em: http://daltonvieira.com/relacao-entre-risco-e-retorno-no-mercado-de-acoes. Acesso em: 5 nov. 2019.

Continue navegando