Buscar

CAPITULO 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Orçamento Empresarial
O orçamento, ao contrário do que muitos imaginam, não é um elemento meramente burocrático. Nesse sentido, é errado interpretar o orçamento como um conjunto de registros contábeis. Menos ainda pensar que o orçamento é apenas uma cotação de gastos.
Ainda que o orçamento tenha profunda ligação com as demonstrações contábeis e também esteja relacionado aos gastos, ele é muito mais que isso: trata-se, na verdade, de uma ferramenta de gestão, por meio da qual planejamos as atividades e estrutura da empresa e controlamos o seu desempenho, lidando com valores monetários. Ou seja, da mesma forma que um Balanço Patrimonial converte elementos físicos, como estoques, máquinas e equipamentos, etc., em valores, o mesmo é feito pelo orçamento no que diz respeito às suas atividades, em especial, compras, produção e vendas.
Nesta unidade de aprendizagem, vamos compreender o que é o orçamento, a sua relação com a gestão da empresa e as suas características.
Empreendimento sem Orçamento
Não podemos pensar em qualquer empreendimento que não tenha um orçamento. Por mais simples que seja o negócio, devemos fazer previsões sobre o movimento previsto, a demanda, o volume de dinheiro que deve circular, entrando e saindo do empreendimento etc. Quando isso não acontece, pode causar diversos problemas. Vamos refletir sobre isso no texto que segue.
Epaminondas recebeu uma vultosa indenização e resolveu investir o dinheiro na compra de uma lanchonete que estava à venda perto de sua casa.
Como Epaminondas sempre percebeu um movimento bastante razoável na lanchonete, imaginou que seria uma boa oportunidade de multiplicar seu dinheiro. De fato, o movimento era bastante grande, e a receita foi bem maior do que Epaminondas supunha.
Mas, após três meses, Epaminondas começou a perceber que, na realidade, não sobrava dinheiro: ao contrário, ele vinha consumindo parte de sua poupança para pagar fornecedores, empregados, contas de consumo etc.
Desconfiando que alguém estava lhe roubando, pediu a ajuda de um contador para analisar a situação. Quando o contador perguntou se havia muitas diferenças no orçamento, Epaminondas respondeu que nunca havia feito qualquer orçamento.
Epaminondas tomou a decisão de investir na compra da lanchonete com base no movimento que percebia.
Podemos pressupor que ter movimento é sinônimo de gerar lucro? De ser rentável?
Mas, se Epaminondas relatou que, além do movimento ser grande, a receita também era significativa, como poderia ser explicado o fato de não sobrar dinheiro? Será que a causa, como ele suspeita, é o de alguém o estar roubando, ou a razão pode ser outra? De que forma a elaboração de um orçamento poderia ter evitado surpresas para Epaminondas?
Gestão Empresarial
A gestão de qualquer empreendimento não é algo trivial: precisamos lidar com dados históricos, com análises situacionais atuais e com previsões de possíveis cenários futuros.
Nesse sentido, precisamos trabalhar com aspectos internos e externos à empresa, bem como as diversas interações possíveis, sendo o orçamento um dos instrumentos de gestão que acompanha todas as análises e previsões, garantindo assim uma estrutura lógica e de suporte às análises e tomada de decisão dos gestores. Veja, no mapa a seguir, algumas das ramificações envolvidas.
QUESTÃO 1
(Cesgranrio - 2018 - Petrobrás - Contador) O orçamento, ao contrário do que muitos imaginam, não é um elemento meramente burocrático. Uma das principais contribuições do orçamento empresarial em um ambiente de planejamento integrado é:
A. Realimentar o loop estratégico.
B. Definir as competências centrais da organização e, dessa forma, contribuir para o alcance da vantagem competitiva.
C. Contribuir para a análise das forças competitivas de mercado e suportar o desenvolvimento da rede de valor.
D. Definir as competências iniciais e as competências essenciais da organização, e, dessa forma, contribuir para o alcance da vantagem competitiva.
E. Ser o principal orientador na construção da missão e visão da organização.
QUESTÃO 2
(LIQUIGÁS - Assistente Administrativo (CESGRANRIO - 2015)) Uma empresa do setor moveleiro iniciou a elaboração de seu orçamento para o próximo ano. Essa empresa tem várias representações espalhadas por todo o território nacional, onde cada representação tem metas regionais adequadas à sua realidade e são subordinadas a uma única diretoria. Assim, embora a operação seja descentralizada, há uma unidade de comando, no que se refere às diretrizes organizacionais.
Na elaboração do orçamento da empresa, um dos elementos mais importantes a ser considerado, visando ao atendimento à demanda do mercado, é a(o):
A. Previsão de vendas da empresa.
B. Organização divisional por área geográfica.
C. Estrutura hierárquica da organização.
D. Plano diretor da empresa.
E. Nível de renda dos fornecedores.
QUESTÃO 3
(Adaptado de MSGás - Técnico - Administração - 2015) Orçamento nada mais é do que colocar na frente aquilo que está acontecendo hoje. O orçamento pode e deve reunir diversos objetivos empresariais, na busca da expressão do plano e controle de resultados. Considere as afirmativas, a seguir, acerca do orçamento:
I. O plano orçamentário não serve apenas para prever o que vai acontecer e seu posterior controle. O ponto fundamental é o processo de estabelecer e coordenar objetivos para todas as áreas da empresa, de forma tal que todos trabalhem sinergicamente em busca dos planos de lucros.
II. Exemplos de propósitos gerais que devem estar contidos no plano orçamentário podem ser: um sistema de autorização, um meio para projeções e planejamento, um canal de comunicação e coordenação, um instrumento de motivação um instrumento de avaliação e controle e uma fonte de informação para tomada de decisão.
III. Pelos objetivos, princípios e propósitos do orçamento, verifica-se que ele é um instrumento que se presta a múltiplas funções, passando pela simples mensuração de planos operacionais até um instrumento de premiação ou não pelo desempenho dos gestores responsáveis pelas diversas áreas e divisões da corporação.
IV. O sistema orçamentário compreende o conjunto de pessoas, tecnologia administrativa, sistemas de informação, recursos materiais disponibilizados e a administração do sistema para execução dos planos orçamentários. Cabe ao controller a administração do sistema orçamentário.
Assinale a alternativa correta:
A. Todas as sentenças estão corretas.
B. Apenas as sentenças I e IV estão corretas.
C. Apenas as sentenças II e III estão corretas.
D. Apenas as sentenças I, II e IV estão corretas.
E. Apenas as sentenças I, II e III estão corretas.
QUESTÃO 4
(IF-RS - Professor - Finanças - 2015) A estrutura de um plano orçamentário, segundo Padoveze (2005), contempla três grandes segmentos: o orçamento operacional, o orçamento de investimentos e financiamentos, e a projeção dos demonstrativos contábeis. Qual das alternativas possui uma peça orçamentárias que pertence ao orçamento operacional:
A. Orçamento de compras de materiais e estoques.
B. Orçamento de compra e venda.
C. Orçamento de produção e venda.
D. Orçamento de despesas financeiras e compras.
E. Orçamento de despesas financeiras.
QUESTÃO 5
(Adaptado de Petrobras - Profissional Júnior (CESGRANRIO - 2015)) No âmbito empresarial, umas das principais saídas resultantes do processo de orçamento empresarial são os planos orçamentários gerados.
Por regra, aquele que direciona a construção dos demais planos é o:
A. Plano de vendas.
B. Plano de custos indiretos de produção.
C. Plano de mão de obra direta.
D. Plano de materiais.
E. Plano de despesas comerciais.

Continue navegando