Buscar

AVALIAÇÃO ÉTICA NO TRABALHO PSICOPEDAGÓGICO


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO – ÉTICA NO TRABALHO PSICOPEDAGÓGICO
NOTA 10
1
1-Dentre as afirmações abaixo assinale a única incorreta:
· Os códigos de ética profissionais apresentam um conjunto de normas de comportamento que se enquadram como elementos para definição de condutas virtuosas, neste caso, condutas profissionais que contribuem para um relacionamento adequado entre pacientes e profissionais, bem como entre estes.
· Os valores e obrigações contidos nos códigos de ética profissionais existem para orientar as decisões humanas na trajetória da retidão em meio às atividades profissionais estendendo o conceito da ética geral para a realidade laboral, organizando as relações interpessoais e a harmonia para o indivíduo e sociedade.
· A ética deve ser encarada como um simples estudo psicológico. Os códigos de ética profissionais orientam e disciplinam certas maneiras de agir.
· Em qualquer profissão, principalmente quando se trata de atividade social, a ética deve ser cumprida e que o respeito é indispensável.
1
2-Diante das afirmativas abaixo referente a origem e objetivos da psicopedagogia pode-se afirmar que:
I. Recebeu enfoque curativo, o qual era caracterizado pela ação terapêutica no tratamento de idosos com problemas de aprendizagem.
II. Buscava naquela época entender as influências de origem orgânica, responsáveis pelo sucesso escolar.
III. Os primeiros centros psicopedagógicos foram criados em 1946, e tinham direção médica e pedagógica.
IV. Em 1948, a pedagogia curativa recebeu uma nova reorientação e passou a ser entendida como uma terapia voltada para a readaptação escolar de alunos.
· São verdadeiras as afirmativas II e IV apenas.
· As alternativas I e II são falsas.
· São verdadeiras as afirmativas II e III.
· Somente a alternativa I é falsa.
1
3-Marque a única alternativa incorreta:
· Desde 1980, data da criação da ABPp, os psicopedagogos brasileiros contam com o apoio desta associação, que se preocupa com os interesses e os anseios da classe e luta pelos seus direitos.
· A Associação Brasileira de Psicopedagogia contribuiu e contribui para que os profissionais da Psicopedagogia construam espaços de discussões, estudos e pesquisas sobre a teoria e a prática psicopedagógicas.
· A discussão em torno da questão do reconhecimento da profissão gerou grande inquietação entre vários segmentos acadêmicos. Considera-se que o Código de Ética era essencial e necessário, tendo em vista que a profissão não era reconhecida.
· A ABPp aponta que a psicopedagogia é de natureza inter e transdisciplinar, utiliza métodos, instrumentos e recursos próprios para compreensão do processo de aprendizagem, que não são cabíveis na intervenção.
1
4-Assim, considera-se que o papel do psicopedagogo é levar a criança a integrar-se novamente à vida normal, respeitando sua individualidade. O trabalho psicopedagógico deve estar ancorado em alguns princípios gerais, tais como: Marque a alternativa correta:
· Acreditar que todo ser humano tem direito ao pleno acesso ao saber acumulado, representado pela cultura, considerar a leitura e a escrita como ferramentas fundamentais de acesso ao saber.
· Nortear sua prática dentro dos princípios da limitação do ser, reconhecer e assumir a dupla polaridade de seu papel-transmisão de conhecimento e compreensão dos fatores psicológicos que interferem no ato de aprender.
· Reconhecer o papel da família como única transmissora da cultura, devendo analisar e compreender os mecanismos dentro da relação familiar que promovem bloqueio da aprendizagem.
· Reconhecer a escola como espaço limitado para a transmissão da cultura, também, o valor de outras organizações sociais ainda mantendo postura crítica frente às dificuldades geradas pela própria instituição escolar.
1
5-No campo empresarial, o psicopedagogo pode contribuir para a compreensão e o estabelecimento de vínculos positivos entre as pessoas, ou seja, com a melhoria da qualidade das relações inter e intrapessoais dos indivíduos que trabalham na empresa. Neste sentido o papel do psicopedagogo na empresa é: Marque a alternativa correta:
· Levar a vivência da organização ao grupo, tomando como base o desenvolvimento psicomotor para um maior e melhor desempenho onde está inserida, dando importância às atividades e ações, mostrando objetivos, metas e a missão, atuando de forma indireta com seus funcionários.
· Caracteriza-se também como um enfoque preventivo, dando sentido ao sujeito na busca crescimento profissional e reflexão de ações assumindo a maturação.
· Intervir nos fatores que prejudicam o bom andamento ou funcionamento na dinâmica grupal em uma empresa, adequando o conteúdo do planejamento da ação pedagógica, bem como das relações humanas que se estabelecem no âmbito empresarial.
· Todas as alternativas estão corretas.
6-Marque V para as afirmações Verdadeiras e F para as Falsas:
(  ) A Psicopedagogia e um campo de conhecimento e ação interdisciplinar em Educação e Saúde com diferentes sujeitos e sistemas: quer sejam pessoas, grupos, instituições e comunidades.
( F ) A Psicopedagogia é considerada uma práxis, ou seja, uma prática que não se fundamenta em referenciais teóricos.
(  ) A contribuição da Psicopedagogia para o campo educacional é a de levar a vivência da organização ao grupo, tomando como base o desenvolvimento afetivo para um maior e melhor desempenho onde está inserida, dando importância às atividades e ações, mostrando objetivos, metas e a missão, atuando de forma direta e clara com seus funcionários.
( V ) A Associação Brasileira de Psicopedagogia contribuiu e contribui para que os profissionais da Psicopedagogia construam espaços de discussões, estudos e pesquisas sobre a teoria e a prática psicopedagógicas.
(V  ) Com o intuito de propor uma identidade própria à Psicopedagogia no Brasil e difundir os conhecimentos na área, a Associação Brasileira de Psicopedagogia – ABPp organizou um documento acerca da identidade profissional do psicopedagogo e dos objetivos dessa área do conhecimento.
(F  ) Estarão em condições de exercício da Psicopedagogia as profissionais graduados e/ou pós-graduados em Psicopedagogia como também: Os profissionais com direitos adquiridos anteriormente a exigência legal e os profissionais reconhecidos pela ABPp.
· V, V, V, F, V, F.
· V, F, V, F, V, F.
· V, F, F V, V, V.
· V, F, V, V, V, V.
1
7-De acordo com o Código de Ética, são deveres do psicopedagogo, exceto:
· Colaborar com o desenvolvimento da Psicopedagogia.
· Desenvolver e manter relações profissionais pautadas pela competição e pelo embate com outros profissionais.
· Preservar a identidade dos sujeitos e sistemas nos relatos e discussões feitos a título de exemplos e estudos de casos
· Submeter-se a supervisão psicopedagógica e ao processo terapêutico pessoal.
1
8-Conforme o Código de Ética, na publicação de trabalhos científicos deverão ser observadas as seguintes normas:
– As discordâncias ou críticas deverão ser dirigidas a matéria em discussão e não ao seu autor;
– Em pesquisa ou trabalho em colaboração, deverá ser dada igual ênfase aos autores e seguir normas cientificas vigentes de publicação;
– Em nenhum caso o psicopedagogo se valera da posição hierárquica para fazer publicar, em seu nome exclusivo, trabalhos executados sob sua orientação;
– Em todo trabalho cientifico devem ser indicadas as referências bibliográficas utilizadas, bem como, esclarecidas as ideias, descobertas e as ilustrações extraídas de cada autor, de acordo com normas e técnicas científicas vigentes.
 
Essas afirmativas se referem:
· Ao artigo 09.
· Ao artigo 10.
· Ao artigo 12.
· Ao artigo 13.
1
9-Submeter-se a supervisão é essencial na atuação de qualquer profissional, pois ela que contribui para a eficiência e bons resultados do trabalho, assim como a formação pessoal, entendida como também uma constante na atualização profissional. Questões que envolvem a ética profissional, são bastante discutidos, mas, em especial a ética do psicopedagogo, pois essa tem o poder de articulação entre indivíduo e o social (afinal, o homem não sabe e nem pode viver fora da sociedade, portanto,é imprescindível viver e conhecer bem suas regras e conviver bem numa ética de ações). Pode-se dizer que essa afirmativa está:
· Certa
· Errada
1
10-O Código de Ética visa a minimizar as ocasiões que articulam interesses individuais e coletivos, ainda que ele exclua uma tentativa de elevar a consciência moral dos indivíduos na busca de excluí-los numa relação social abrangente. Pode-se dizer que essa afirmativa está:
· Certa
· Errada

Mais conteúdos dessa disciplina