Buscar

O Papel da Controladoria no Processo de Gestão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 1 Controladoria 
O processo de gestão visa garantir que as decisões dos gestores contribuam para otimizar o desempenho da organização. Dessa forma, caracteriza-se pelo ciclo de planejamento estratégico e operacional, execução e controle, sendo desenvolvido de acordo com o modelo de gestão da empresa (BEUREN, 1998). De acordo com Lunkes e Schnorrenberger (2009, p. 37), o planejamento é “responsável pela definição dos objetivos a serem seguidos durante todo o processo de gestão empresarial”.
Considerando a importância do processo gestão no desempenho das organizações, conformea citação apresentada e os conteúdos abordados ao longo da disciplina, responda: qual o papelda controladoria no apoio ao processo de gestão?
	O processo de gestão depende do ciclo de entre controle, planejamento e execução, dessa forma cabe a controladoria auxiliar a gestão subsidiando os processos de gestão,colaborando no suporte e estruturação e no sistema de informação para possibilitar a realização de projeções sobre os eventos econômicos facilitando a tomada de decisões; apoiar avaliação de desempenho, realizando individualmente por todos os gestores e supervisores; apoiar avaliação dos resultados, elaborando uma análise dos resultados econômico dos produtos e serviços da entidade, monitorando e avaliando no processos de padrões; gerir os sistemas de informações, definindo uma base de dados que permita organização das informações significantes para a gestão e elaborando modelos de decisão para diversos eventos econômicos; atender os agentes de mercado, analisando e mensurando o impacto das legislações no resultado econômico da empresa para atender os diversos agentes do mercado.

Continue navegando