Buscar

SUPERVISÃO DE INTERVENÇÃO PROFISSIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

(
Data limite para aplicação
 
desta prova: 10/06/2023
)IMPORTANTE
UNIP EAD
Código da Prova: 
Curso: SERVIÇO SOCIAL
Série: 7 Tipo: Disciplina - AP
Aluno: 
I - Questões objetivas – valendo 10 pontos Gerada em: 
Questões de múltipla escolha
Disciplina: 651860 - SUPERVISÃO DE INTERVENÇÃO PROFISSIONAL
Questão 1: A Lei n. 8.662, de 1993, que regulamenta a profissão, estabelece as competências e as atribuições privativas do assistente social, sendo que essas últimas:
A) Dizem respeito às ações diretamente realizadas com os usuários.
B) Relacionam-se às práticas realizadas no âmbito da assistência social.
C) São prerrogativas exclusivas ao serem definidas como matéria, área e unidade do serviço social.
D) Expressam a capacidade para apreciar ou dar resolutividade a determinado assunto, não sendo exclusivas da especialidade.
E) Representam a polarização da categoria profissional na delimitação do escopo de atuação.
Questão 2: Ainda que dispondo de relativa autonomia na efetivação de seu trabalho, o assistente social, na organização de sua atividade, depende do Estado, da empresa, de entidades não governamentais que viabilizam aos usuários acesso aos seus serviços, fornecem meios e recursos para sua realização, estabelecem prioridades a serem cumpridas e interferem na definição de papéis e funções que compõem o cotidiano do trabalho institucional. Ora, se assim é, a instituição não é um condicionante a mais do trabalho do assistente social, ela organiza o processo de trabalho do qual ele participa.
(IAMAMOTO, M. V. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2005, p. 63 - adaptado).
Com base no texto, conclui-se que:
A) As instituições representam obstáculos para o exercício profissional do assistente social.
B) O processo de trabalho é o conjunto de meios e recursos disponibilizados pelas instituições.
C) O assistente social depende da instância institucional para acessar os meios necessários à efetivação do seu trabalho.
D) Os meios colocados à disposição do assistente social restringem a sua atuação às demandas institucionais, impedindo procedimentos para além desses limites.
E) O estabelecimento de prioridades e a definição de papéis e funções nas instituições interferem indevidamente nos procedimentos necessários à garantia de acesso dos usuários aos serviços.
Questão 3: “A supervisão direta de estágio em serviço social é atividade privativa do/a assistente social, em pleno gozo dos seus direitos profissionais, devidamente inscrito no CRESS de sua área de ação, sendo denominado supervisor de campo o assistente social da instituição campo de estágio e supervisor acadêmico o assistente social professor da instituição de ensino” (Resolução CFESS n. 533/2008, art. 2º).
Conforme o que está previsto na citada resolução, associe cada um dos referidos tipos de supervisores ao seu determinado papel:
1. Supervisor de campo.
2. Supervisor acadêmico.
3. Supervisor de campo e supervisor acadêmico.
( ) Cabe inserção, acompanhamento, orientação e avaliação do estudante no campo de estágio em conformidade com o plano de estágio.
( ) A responsabilidade ética e técnica da supervisão direta.
( ) Cumpre o papel de orientar o estagiário e avaliar seu aprendizado, visando à qualificação do aluno durante o processo de formação e aprendizagem das dimensões técnico-operativas, teórica e ético-política da profissão.
A sequência correta dessa associação é:
A) 2, 3 e 1.
B) 1, 2 e 3.
C) 1, 3 e 2.
D) 3, 2 e 1.
E) 3, 1 e 2.
Questão 4: A supervisão de estágio é uma atribuição exclusiva do assistente social. Nesse percurso, diferentes sujeitos compõem um universo articulador do exercício e da formação profissional. Essa função pode ser desempenhada por:
A) Pessoas que possuem experiência na área social.
B) Assistentes sociais voluntários e aposentados apenas.
C) Assistentes sociais.
D) Coordenador de estágios.
E) Docente.
Questão 5: Há um novo marco regulatório que disciplina a celebração de convênios e acordos de cooperação pela Administração Pública. Extrai-se da Lei n. 13.019, de 31 de julho de 2014, que:
A) Descabe a aplicação de sanções aos parceiros, pois os interesses envolvidos nos planos de trabalho são comuns, não contrapostos.
B) O termo de colaboração deve ser adotado pela Administração Pública para consecução de planos de trabalho de sua iniciativa, para celebração de parcerias com organizações da sociedade civil que envolvam a transferência de recursos financeiros.
C) Essa lei se aplica também aos convênios celebrados com entidades filantrópicas e sem fins lucrativos, que podem participar de forma complementar do Sistema Único de Saúde, segundo diretrizes dele.
D) A celebração de termo de colaboração ou de fomento deverá ser sempre precedida de chamamento público voltado a selecionar organizações da sociedade civil que tornem mais eficaz a execução do objeto.
E) A partir da sua vigência, somente serão celebrados convênios entre entes federados ou pessoas jurídicas a eles vinculadas, não se aplicando a essas parcerias o disposto na Lei n. 8.666/93.
Questão 6: A reestruturação produtiva do capital atinge o mercado de trabalho do assistente social tanto no setor público quanto no privado. O movimento nas empresas industriais é de mudança e/ou redução de postos de trabalho, enquanto no setor público ocorre a ampliação, devido à descentralização dos serviços sociais públicos.
De acordo com a autora Mota (1998), devidamente citadas no livro texto na página 109, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa correta.
( ) O assistente social é um profissional assalariado e sua inserção no mercado de trabalho perpassa por condições econômicas e sociais previamente determinadas.
( ) O processo de reestruturação produtiva desencadeou mudanças nas operações de diferentes setores da atividade econômica capitalista, alterando estruturas produtivas e, por consequência, o mercado de trabalho.
( ) Nas empresas, os postos de trabalho profissional são reduzidos, quer pela não substituição de trabalhadores desligados quer pela absorção das tarefas do profissional por elementos polivalentes, quanto na transferência das atividades do assistente social para terceiros, na forma de consultoria.
( ) O trabalho dos assistentes sociais nas consultorias empresariais passa a integrar o mercado de trabalho profissional a partir de meados dos anos 1990.
( ) As alterações no mercado de trabalho são evidenciadas a partir de novas formas de contratação, inserção e manutenção do trabalho, além da redução dos postos e consequente desemprego.
A) V - V - V - V - V.
B) F ‒ V ‒ V ‒ F ‒ V.
C) V ‒ V ‒ V ‒ F ‒ V.
D) F ‒ F ‒ V ‒ V ‒ F.
E) V ‒ V ‒ F ‒ F ‒ F.
Questão 7: As Diretrizes Curriculares do Serviço Social (ABESS/CEDEPSS, 1996) compreendem o Estágio Supervisionado como eixo central da formação profissional, tendo em vista sua relevância para o aprendizado teórico-prático do trabalho profissional:
A) Em conjunto, entre unidade de ensino e unidade campo de estágio.
B) Pelo supervisor de campo e estagiário, informando à unidade de ensino para aprovação.
C) Pela unidade de ensino, que capacitará os profissionais da unidade campo de estágio para executá-los.
D) Em conjunto entre supervisor de campo, supervisor acadêmico e estagiário.
E) Pela unidade campo de estágio, a partir das demandas vivenciadas no cotidiano institucional.
Questão 8: O projeto de intervenção profissional:
A) Corresponde ao texto em que são organizadas, de maneira sistemática, as ações técnico-profissionais e ético- políticas fundamentadas em conhecimentos teóricos e sócio-históricos obtidos mediante investigação.
B) Consiste essencialmente em documento demarcador do espaço de atuação do assistente social.
C) Compõe-se da etapa de identificação do espaço territorial, em que o projeto será desenvolvido, que é o primeiro e mais importante passo desse projeto.
D) Compreende diversas etapas, sendo a etapa de formulação independente da etapa de problematização teórico- históricado objeto de intervenção.
E) Constitui-se de uma formulação técnica, clara e precisa, por meio da qual devem ser afirmados os objetivos institucionais e o compromisso profissional com a instituição.
Questão 9: O estágio supervisionado constitui etapa primordial na formação profissional. O serviço social avançou, nos últimos anos, ao elaborar a Política Nacional de Estágio (PNE), assegurando a estagiários e supervisores de estágio parâmetros para a realização de um trabalho educativo. Em relação ao tema, assinale a alternativa correta.
A) Em situações atípicas, é dispensável a presença de supervisor de estágio na instituição.
B) O estudante de Serviço Social de educação a distância deve ser preterido nas seleções de estágio, considerando os limites da respectiva formação.
C) O estágio supervisionado é uma atividade curricular obrigatória que se configura a partir da inserção do aluno no espaço socioinstitucional, o que pressupõe supervisão exclusiva de um profissional do campo.
D) Ao estágio não obrigatório não se aplicam a PNE nem a Resolução do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) n. 533/2008.
E) Compete aos Conselhos Regionais de Serviço Social a fiscalização do exercício profissional do assistente social supervisor nos referidos campos de estágio.
Questão 10: Em relação à Política Nacional de Estágio (PNE) em Serviço Social, quanto a discussões do conjunto Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e do Conselho Regional de Serviço Social (Cress), assinale a alternativa correta.
A) A versão final da PNE é resultado da construção coletiva proveniente de debates em busca da defesa do projeto de formação profissional de qualidade.
B) No âmbito das estratégias de operacionalização do estágio supervisionado, é válida a existência dos preceptores, sujeitos alheios à supervisão direta de discentes, uma vez que eles contribuem, significativamente, para a qualidade do ensino e aprendizagem durante o processo de estágio supervisionado.
C) A PNE em Serviço Social constitui-se como um instrumento de incentivo à formação superior e de supervisão a distância.
D) Interdisciplinaridade é um dos princípios norteadores da profissão, mas não na realização do estágio que requer conhecimento teórico e prático que não se efetiva por meio da inter-relação das diversas áreas do conhecimento.
E) Estágio Supervisionado Curricular em Serviço Social refere-se somente à modalidade obrigatória, pois, segundo a PNE em Serviço Social, o estágio não obrigatório é descartado do processo didático-pedagógico.

Continue navegando