Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação I - QUIMICA ORGÂNICA II

Ferramentas de estudo

Passei Direto Aniversário

Quer receber 70% de desconto para assinar o PasseIA?

Questões resolvidas

Reações orgânicas são importantes para obtenção de novas substâncias, inclusive fármacos e aditivos alimentares. Reações de eliminação e de substituição, por exemplo, ocorrem em etapas de acordo com as características das substâncias envolvidas na reação. As reações E2 ocorrem nos casos em que um haleto de alquila é colocado para reagir com nucleófilos com alta basicidade, ou seja, com bases muito fortes, como os íons hidróxido e alcóxido.
Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A Quando falamos de E2 estamos falando de Reações de Substituição Nucleofílica Unimolecular.
B Quando falamos de E2 estamos falando de Reações de Substituição Nucleofílica Bimolecular.
C Quando falamos de E2 estamos falando de Reações de Eliminação Unimolecular.
D Quando falamos de E2 estamos falando de Reações de Eliminação Bimolecular.

Substâncias, naturais ou sintéticas, ativas caracterizam-se pela presença de grupos farmacofóricos, que são conjuntos de características eletrônicas e estéricas que caracterizam grupos funcionais com efeito farmacológico. Esse efeito pode ser oriundo, por exemplo, da interação das substâncias ativas com receptores e enzimas proporcionada pela polarização de ligações devido à presença de átomos eletronegativos, como halogênios. Alterações estruturais, como a inserção de halogênios, podem ser efetuadas para potencializar o efeito farmacológico de substâncias, inclusive terpenos.
Nesse contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Essa reação ocorre via mecanismo de adição no qual o halogênio atua como nucleófilo devido à alta eletronegatividade dos átomos de bromo.
II- A reação caracteriza-se por ser uma halogenação de alcenos que levou à formação de dois centros 1,2-dibrometos.
III- Os elétrons das ligações duplas atacam o eletrófilo que constitui-se de dois átomos de bromo ligados através de ligação simples; um deles apresenta carga parcial positiva.
A Somente a sentença III está correta.
B As sentenças II e III estão corretas.
C Somente a sentença I está correta.
D As sentenças I e II estão corretas.

A resina epóxi compreende materiais constituídos por um polímero (macromolécula formada a partir da junção de monômeros) obtido a partir de um pré-polímero contendo anéis epóxidos.
Com base nos conhecimentos dos epóxidos, analise as afirmativas a seguir: I- A clivagem de epóxidos pode ocorrer em meio ácido ou básico. II- A clivagem dos epóxidos promove aumento da tensão angular no anel. III- Os epóxidos são substâncias que apresentam alta reatividade. Assinale a alternativa CORRETA:
A) As afirmativas I e II estão corretas.
B) Somente a afirmativa II está correta.
C) Somente a afirmativa I está correta.
D) As afirmativas I e III estão corretas.

'Estamos em um ponto de virada', diz Paul Newman, cientista que colabora com o Observatório da Camada de Ozônio da NASA e chefiou o relatório da ONU. [...] Ele monitora um problema ambiental da década de 1980, cujos efeitos ainda são sentidos hoje. O buraco na camada de ozônio é causado por uma série de produtos químicos que eram comumente encontrados em latas de aerosol, aparelhos de ar-condicionado e refrigeradores, chamados clorofluorcarbonos e hidroclorofluorocarbonos.
Com relação à obtenção de haletos de alquila a partir de alcanos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A halogenação de alcanos ocorre via mecanismo radicalar, no qual o átomo de hidrogênio é substituído por um halogênio.
II- Os radicais formados permitem com que a halogenação dos alcanos seja facilmente controlada.
A A primeira é uma asserção verdadeira, e a segunda, falsa.
B As duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
C As duas asserções são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
D A primeira é uma asserção falsa, e a segunda, verdadeira.

Os haletos de alquila são substâncias que apresentam diversas aplicações. O tetracloroetileno, por exemplo, é utilizado na lavagem de roupas a seco. Já o tetrafluoretileno é o monômero utilizado para fabricação do teflon.
Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A Os haletos de alquila são caracterizados por apresentarem ao menos uma ligação Z-Y.
B Os haletos de alquila são caracterizados por apresentarem ao menos uma ligação F-Y.
C Os haletos de alquila são caracterizados por apresentarem ao menos uma ligação C-X.
D Os haletos de alquila são caracterizados por apresentarem ao menos uma ligação S-A.

As reações de oxidação e redução de substâncias orgânicas podem dar origem a substâncias de grande importância econômica e industrial, tais como álcoois, ésteres e cetonas. Essas reações promovem a alteração na densidade eletrônica sobre o carbono envolvido na reação.
Sobre as reações de oxidação e redução, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Quando uma ligação entre um átomo de carbono e um átomo mais eletronegativo é formada após uma reação, ocorre uma oxidação.
( ) Na reação de oxidação, a densidade eletrônica sobre o átomo de carbono envolvido na reação aumenta.
( ) Na reação de oxidação há a quebra de ligações entre carbono e um átomo mais eletronegativo, ocorrendo a formação de ligações C-H.
( ) A reação de redução caracteriza-se pela diminuição da densidade eletrônica do átomo de carbono, envolvido na reação.
A ) V - F - V - F.
B ) V - F - F - F.
C ) V - F - F - V.
D ) F - V - V - F.

[Laboratório Virtual – Saponificação de Lipídios] Durante a realização da prática você realiza vários procedimentos, como: segurança no experimento, preparação da capela, extração dos lipídios e a reação de saponificação.
Sendo assim, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a etapa em que é adicionada a acetona:
A Após homogeneização.
B Após o banho-maria.
C Após aquecimento.
D Antes da filtração.

[Laboratório Virtual – Caracterização, Identificação e Poder Redutor de carboidratos] Uma das etapas realizadas neste laboratório virtual foi a adição de ácido sulfúrico (H2SO4) em tubos de ensaio para identificar carboidratos em uma solução.
Qual a função do ácido sulfúrico (H2SO4) empregado na reação de Molisch?
A O ácido sulfúrico, um ácido forte, serve para desidratar os monossacarídeos.
B O ácido sulfúrico, um ácido forte, serve para hidratar os monossacarídeos.
C O ácido sulfúrico, um ácido fraco, serve para desidratar os monossacarídeos.
D O ácido sulfúrico, um ácido fraco, serve para hidratar os monossacarídeos.

No ano de 1912, um dos ganhadores do prêmio Nobel de Química foi o químico francês Victor Grignard, devido aos seus estudos com compostos orgânicos de magnésio em síntese orgânica. Esses compostos ficaram conhecidos como reagentes de Grignard, considerados materiais simples e elegantes com diversas aplicações, que renderam a Grignard mais de 6000 citações até o ano de sua morte (1935).
Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- Os reagentes de Grignard são formados a partir da reação entre um haleto de alquila e um magnésio metálico.
II- Em reações orgânicas, os reagentes de Grignard atuam exclusivamente como eletrófilos.
III- A obtenção de reagentes de Grignard geralmente ocorre em solventes etéreos.
A Somente a afirmativa II está correta.
B Somente a afirmativa I está correta.
C As afirmativas I e III estão corretas.
D As afirmativas II e III estão corretas.

Os éteres são substâncias de importância comercial e encontram-se amplamente distribuídos na natureza, principalmente em plantas. Alguns éteres naturais apresentam propriedades biológicas que potencializam a utilização de chás de plantas nas quais eles estão presentes.
Com base nos conhecimentos sobre os éteres, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Os éteres contendo até três carbonos são solúveis em água, uma vez que são capazes de formar ligação de hidrogênio com esse solvente e por apresentarem baixo caráter apolar.
II- Os éteres são capazes de formar ligações de hidrogênio entre si, o que lhes assegura pontos de ebulição maiores do que os alcanos correspondentes.
A A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição é falsa.
B As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
C A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
D As duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Reações orgânicas são importantes para obtenção de novas substâncias, inclusive fármacos e aditivos alimentares. Reações de eliminação e de substituição, por exemplo, ocorrem em etapas de acordo com as características das substâncias envolvidas na reação. As reações E2 ocorrem nos casos em que um haleto de alquila é colocado para reagir com nucleófilos com alta basicidade, ou seja, com bases muito fortes, como os íons hidróxido e alcóxido.
Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A Quando falamos de E2 estamos falando de Reações de Substituição Nucleofílica Unimolecular.
B Quando falamos de E2 estamos falando de Reações de Substituição Nucleofílica Bimolecular.
C Quando falamos de E2 estamos falando de Reações de Eliminação Unimolecular.
D Quando falamos de E2 estamos falando de Reações de Eliminação Bimolecular.

Substâncias, naturais ou sintéticas, ativas caracterizam-se pela presença de grupos farmacofóricos, que são conjuntos de características eletrônicas e estéricas que caracterizam grupos funcionais com efeito farmacológico. Esse efeito pode ser oriundo, por exemplo, da interação das substâncias ativas com receptores e enzimas proporcionada pela polarização de ligações devido à presença de átomos eletronegativos, como halogênios. Alterações estruturais, como a inserção de halogênios, podem ser efetuadas para potencializar o efeito farmacológico de substâncias, inclusive terpenos.
Nesse contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Essa reação ocorre via mecanismo de adição no qual o halogênio atua como nucleófilo devido à alta eletronegatividade dos átomos de bromo.
II- A reação caracteriza-se por ser uma halogenação de alcenos que levou à formação de dois centros 1,2-dibrometos.
III- Os elétrons das ligações duplas atacam o eletrófilo que constitui-se de dois átomos de bromo ligados através de ligação simples; um deles apresenta carga parcial positiva.
A Somente a sentença III está correta.
B As sentenças II e III estão corretas.
C Somente a sentença I está correta.
D As sentenças I e II estão corretas.

A resina epóxi compreende materiais constituídos por um polímero (macromolécula formada a partir da junção de monômeros) obtido a partir de um pré-polímero contendo anéis epóxidos.
Com base nos conhecimentos dos epóxidos, analise as afirmativas a seguir: I- A clivagem de epóxidos pode ocorrer em meio ácido ou básico. II- A clivagem dos epóxidos promove aumento da tensão angular no anel. III- Os epóxidos são substâncias que apresentam alta reatividade. Assinale a alternativa CORRETA:
A) As afirmativas I e II estão corretas.
B) Somente a afirmativa II está correta.
C) Somente a afirmativa I está correta.
D) As afirmativas I e III estão corretas.

'Estamos em um ponto de virada', diz Paul Newman, cientista que colabora com o Observatório da Camada de Ozônio da NASA e chefiou o relatório da ONU. [...] Ele monitora um problema ambiental da década de 1980, cujos efeitos ainda são sentidos hoje. O buraco na camada de ozônio é causado por uma série de produtos químicos que eram comumente encontrados em latas de aerosol, aparelhos de ar-condicionado e refrigeradores, chamados clorofluorcarbonos e hidroclorofluorocarbonos.
Com relação à obtenção de haletos de alquila a partir de alcanos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A halogenação de alcanos ocorre via mecanismo radicalar, no qual o átomo de hidrogênio é substituído por um halogênio.
II- Os radicais formados permitem com que a halogenação dos alcanos seja facilmente controlada.
A A primeira é uma asserção verdadeira, e a segunda, falsa.
B As duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
C As duas asserções são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
D A primeira é uma asserção falsa, e a segunda, verdadeira.

Os haletos de alquila são substâncias que apresentam diversas aplicações. O tetracloroetileno, por exemplo, é utilizado na lavagem de roupas a seco. Já o tetrafluoretileno é o monômero utilizado para fabricação do teflon.
Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A Os haletos de alquila são caracterizados por apresentarem ao menos uma ligação Z-Y.
B Os haletos de alquila são caracterizados por apresentarem ao menos uma ligação F-Y.
C Os haletos de alquila são caracterizados por apresentarem ao menos uma ligação C-X.
D Os haletos de alquila são caracterizados por apresentarem ao menos uma ligação S-A.

As reações de oxidação e redução de substâncias orgânicas podem dar origem a substâncias de grande importância econômica e industrial, tais como álcoois, ésteres e cetonas. Essas reações promovem a alteração na densidade eletrônica sobre o carbono envolvido na reação.
Sobre as reações de oxidação e redução, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Quando uma ligação entre um átomo de carbono e um átomo mais eletronegativo é formada após uma reação, ocorre uma oxidação.
( ) Na reação de oxidação, a densidade eletrônica sobre o átomo de carbono envolvido na reação aumenta.
( ) Na reação de oxidação há a quebra de ligações entre carbono e um átomo mais eletronegativo, ocorrendo a formação de ligações C-H.
( ) A reação de redução caracteriza-se pela diminuição da densidade eletrônica do átomo de carbono, envolvido na reação.
A ) V - F - V - F.
B ) V - F - F - F.
C ) V - F - F - V.
D ) F - V - V - F.

[Laboratório Virtual – Saponificação de Lipídios] Durante a realização da prática você realiza vários procedimentos, como: segurança no experimento, preparação da capela, extração dos lipídios e a reação de saponificação.
Sendo assim, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a etapa em que é adicionada a acetona:
A Após homogeneização.
B Após o banho-maria.
C Após aquecimento.
D Antes da filtração.

[Laboratório Virtual – Caracterização, Identificação e Poder Redutor de carboidratos] Uma das etapas realizadas neste laboratório virtual foi a adição de ácido sulfúrico (H2SO4) em tubos de ensaio para identificar carboidratos em uma solução.
Qual a função do ácido sulfúrico (H2SO4) empregado na reação de Molisch?
A O ácido sulfúrico, um ácido forte, serve para desidratar os monossacarídeos.
B O ácido sulfúrico, um ácido forte, serve para hidratar os monossacarídeos.
C O ácido sulfúrico, um ácido fraco, serve para desidratar os monossacarídeos.
D O ácido sulfúrico, um ácido fraco, serve para hidratar os monossacarídeos.

No ano de 1912, um dos ganhadores do prêmio Nobel de Química foi o químico francês Victor Grignard, devido aos seus estudos com compostos orgânicos de magnésio em síntese orgânica. Esses compostos ficaram conhecidos como reagentes de Grignard, considerados materiais simples e elegantes com diversas aplicações, que renderam a Grignard mais de 6000 citações até o ano de sua morte (1935).
Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- Os reagentes de Grignard são formados a partir da reação entre um haleto de alquila e um magnésio metálico.
II- Em reações orgânicas, os reagentes de Grignard atuam exclusivamente como eletrófilos.
III- A obtenção de reagentes de Grignard geralmente ocorre em solventes etéreos.
A Somente a afirmativa II está correta.
B Somente a afirmativa I está correta.
C As afirmativas I e III estão corretas.
D As afirmativas II e III estão corretas.

Os éteres são substâncias de importância comercial e encontram-se amplamente distribuídos na natureza, principalmente em plantas. Alguns éteres naturais apresentam propriedades biológicas que potencializam a utilização de chás de plantas nas quais eles estão presentes.
Com base nos conhecimentos sobre os éteres, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Os éteres contendo até três carbonos são solúveis em água, uma vez que são capazes de formar ligação de hidrogênio com esse solvente e por apresentarem baixo caráter apolar.
II- Os éteres são capazes de formar ligações de hidrogênio entre si, o que lhes assegura pontos de ebulição maiores do que os alcanos correspondentes.
A A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição é falsa.
B As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
C A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
D As duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Prévia do material em texto

06/06/23, 19:58 Avaliação I - Individual
about:blank 1/5
Prova Impressa
GABARITO | Avaliação I - Individual (Cod.:823755)
Peso da Avaliação 1,50
Prova 65450613
Qtd. de Questões 10
Acertos/Erros 10/0
Nota 10,00
Reações orgânicas são importantes para obtenção de novas substâncias, inclusive fármacos e aditivos 
alimentares. Reações de eliminação e de substituição, por exemplo, ocorrem em etapas de acordo 
com as características das substâncias envolvidas na reação. As reações E2 ocorrem nos casos em que 
um haleto de alquila é colocado para reagir com nucleófilos com alta basicidade, ou seja, com bases 
muito fortes, como os íons hidróxido e alcóxido. 
Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A Quando falamos de E2 estamos falando de Reações de Substituição Nucleofílica Unimolecular.
B Quando falamos de E2 estamos falando de Reações de Eliminação Unimolecular. 
C Quando falamos de E2 estamos falando de Reações de Substituição Nucleofílica Bimolecular.
D Quando falamos de E2 estamos falando de Reações de Eliminação Bimolecular. 
Substâncias, naturais ou sintéticas, ativas caracterizam-se pela presença de grupos 
farmacofóricos, que são conjuntos de características eletrônicas e estéricas que caracterizam grupos 
funcionais com efeito farmacológico. Esse efeito pode ser oriundo, por exemplo, da interação das 
substâncias ativas com receptores e enzimas proporcionada pela polarização de ligações devido à 
presença de átomos eletronegativos, como halogênios. Alterações estruturais, como a inserção de 
halogênios, podem ser efetuadas para potencializar o efeito farmacológico de substâncias, inclusive 
terpenos. Nesse contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Essa reação ocorre via mecanismo de adição no qual o halogênio atua como nucleófilo devido à 
alta eletronegatividade dos átomos de bromo.
II- A reação caracteriza-se por ser uma halogenação de alcenos que levou à formação de dois centros 
1,2-dibrometos.
III- Os elétrons das ligações duplas atacam o eletrófilo que constitui-se de dois átomos de bromo 
ligados através de ligação simples; um deles apresenta carga parcial positiva.
 VOLTAR
A+ Alterar modo de visualização
1
2
06/06/23, 19:58 Avaliação I - Individual
about:blank 2/5
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I e II estão corretas.
B Somente a sentença III está correta.
C Somente a sentença I está correta.
D As sentenças II e III estão corretas.
"Tartaruga ganha prótese feita de Lego após perder patas traseiras; [...] o kit veicular [...] foi 
adaptado e usaram resina epóxi para anexar ao casco - o mesmo material usado em ferraduras" 
(Continent, 2019, s.p.). A resina epóxi compreende materiais constituídos por um polímero 
(macromolécula formada a partir da junção de monômeros) obtido a partir de um pré-polímero 
contendo anéis epóxidos. Com base nos conhecimentos dos epóxidos, analise as afirmativas a seguir:
I- A clivagem de epóxidos pode ocorrer em meio ácido ou básico.
II- A clivagem dos epóxidos promove aumento da tensão angular no anel.
III- Os epóxidos são substâncias que apresentam alta reatividade.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Tartaruga ganha prótese feita de Lego após perder patas traseiras. 2019. Disponível em: 
https://contilnetnoticias.com.br/2019/09/tartaruga-ganha-protese-feita-de-lego-apos-perder-patas-
traseiras-veja-video/. Acesso em: 12 set. 2019.
A Somente a afirmativa II está correta.
B As afirmativas I e III estão corretas.
C As afirmativas I e II estão corretas.
D Somente a afirmativa I está correta.
3
06/06/23, 19:58 Avaliação I - Individual
about:blank 3/5
"'Estamos em um ponto de virada', diz Paul Newman, cientista que colabora com o 
Observatório da Camada de Ozônio da NASA e chefiou o relatório da ONU. [...] Ele monitora um 
problema ambiental da década de 1980, cujos efeitos ainda são sentidos hoje. O buraco na camada de 
ozônio é causado por uma série de produtos químicos que eram comumente encontrados em latas de 
aerossol, aparelhos de ar-condicionado e refrigeradores, chamados clorofluorcarbonos e 
hidroclorofluorocarbonos [...]" (KAHN, 2018, s.p.). Os clorofluorcarbonos são haletos de alquila que 
foram amplamente utilizados como refrigeradores e tiveram sua produção e utilização controladas a 
partir do Tratado de Montreal, em 1987. Com relação à obtenção de haletos de alquila a partir de 
alcanos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A halogenação de alcanos ocorre via mecanismo radicalar, no qual o átomo de hidrogênio é 
substituído por um halogênio.
PORQUE
II- Os radicais formados permitem com que a halogenação dos alcanos seja facilmente controlada.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: KAHN, B. Ainda poderemos ver o buraco na camada de ozônio se fechar, diz relatório da 
ONU. 2018. Disponível em: https://gizmodo.uol.com.br/buraco-camada-ozonio-fechar/. Acesso em: 7 
nov. 2019.
A A primeira é uma asserção verdadeira, e a segunda, falsa.
B As duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
C As duas asserções são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
D A primeira é uma asserção falsa, e a segunda, verdadeira.
Os haletos de alquila são substâncias que apresentam diversas aplicações. O tetracloroetileno, por 
exemplo, é utilizado na lavagem de roupas a seco. Já o tetrafluoretileno é o monômero utilizado para 
fabricação do teflon. 
Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A Os haletos de alquila são caracterizados por apresentarem ao menos uma ligação S-A.
B Os haletos de alquila são caracterizados por apresentarem ao menos uma ligação C-X.
C Os haletos de alquila são caracterizados por apresentarem ao menos uma ligação F-Y.
D Os haletos de alquila são caracterizados por apresentarem ao menos uma ligação Z-Y.
As reações de oxidação e redução de substâncias orgânicas podem dar origem a substâncias de 
grande importância econômica e industrial, tais como álcoois, ésteres e cetonas. Essas reações 
promovem a alteração na densidade eletrônica sobre o carbono envolvido na reação. Sobre as reações 
de oxidação e redução, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
4
5
6
06/06/23, 19:58 Avaliação I - Individual
about:blank 4/5
( ) Quando uma ligação entre um átomo de carbono e um átomo mais eletronegativo é formada 
após uma reação, ocorre uma oxidação.
( ) Na reação de oxidação, a densidade eletrônica sobre o átomo de carbono envolvido na reação 
aumenta.
( ) Na reação de oxidação há a quebra de ligações entre carbono e um átomo mais eletronegativo, 
ocorrendo a formação de ligações C-H.
( ) A reação de redução caracteriza-se pela diminuição da densidade eletrônica do átomo de 
carbono, envolvido na reação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - F - V.
B F - V - V - F.
C V - F - F - F.
D V - F - V - F.
[Laboratório Virtual – Saponificação de Lipídios] Durante a realização da prática você realiza vários 
procedimentos, como: segurança no experimento, preparação da capela, extração dos lipídios e a 
reação de saponificação.
Sendo assim, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a etapa em que é adicionada a acetona:
A Após homogeneização.
B Após o banho-maria.
C Após aquecimento.
D Antes da filtração.
[Laboratório Virtual – Caracterização, Identificação e Poder Redutor de carboidratos] Uma das etapas 
realizadas neste laboratório virtual foi a adição de ácido sulfúrico (H2SO4) em tubos de ensaio para 
identificar carboidratos em uma solução. 
Qual a função do ácido sulfúrico (H2SO4) empregado na reação de Molisch?
A O ácido sulfúrico, um ácido forte, serve para desidratar os monossacarídeos.
B O ácido sulfúrico, um ácido forte, serve para hidratar os monossacarídeos.
C O ácido sulfúrico, um ácido fraco, serve para desidratar os monossacarídeos.
D O ácido sulfúrico, um ácido fraco, serve para hidratar os monossacarídeos.
7
8
06/06/23, 19:58 Avaliação I - Individual
about:blank 5/5
No anode 1912, um dos ganhadores do prêmio Nobel de Química foi o químico francês Victor 
Grignard, devido aos seus estudos com compostos orgânicos de magnésio em síntese orgânica. Esses 
compostos ficaram conhecidos como reagentes de Grignard, considerados materiais simples e 
elegantes com diversas aplicações, que renderam a Grignard mais de 6000 citações até o ano de sua 
morte (1935). Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- Os reagentes de Grignard são formados a partir da reação entre um haleto de alquila e um 
magnésio metálico.
II- Em reações orgânicas, os reagentes de Grignard atuam exclusivamente como eletrófilos.
III- A obtenção de reagentes de Grignard geralmente ocorre em solventes etéreos.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As afirmativas I e III estão corretas.
B Somente a afirmativa I está correta.
C As afirmativas II e III estão corretas.
D Somente a afirmativa II está correta.
Os éteres são substâncias de importância comercial e encontram-se amplamente distribuídos na 
natureza, principalmente em plantas. Alguns éteres naturais apresentam propriedades biológicas que 
potencializam a utilização de chás de plantas nas quais eles estão presentes. Com base nos 
conhecimentos sobre os éteres, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Os éteres contendo até três carbonos são solúveis em água, uma vez que são capazes de formar 
ligação de hidrogênio com esse solvente e por apresentarem baixo caráter apolar.
PORQUE
II- Os éteres são capazes de formar ligações de hidrogênio entre si, o que lhes assegura pontos de 
ebulição maiores do que os alcanos correspondentes.
Assinale a alternativa CORRETA:
A A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
B As duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
C A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição é falsa.
D As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da
primeira.
9
10
Imprimir

Mais conteúdos dessa disciplina