Leia o extrato de texto:
“Em um composto de coordenação, o átomo ou íon metálico central encontra-se coordenado por duas ou mais moléculas ou íons – os ligantes. A ligação metal-ligante é considerada uma interação ácido-base de Lewis, na qual a espécie metálica central atua como ácido de Lewis (aceitando um par de elétrons) e os ligantes atuam como base de Lewis (doando um par de elétrons). Os átomos dos ligantes que estão diretamente ligados ao íon metálico central são denominados átomos doadores. Os ligantes são os íons ou moléculas coordenadas ao íon metálico central por meio de um ou mais átomos doadores. Ligantes com apenas um átomo doador são denominados monodentados e aqueles com mais de um átomo doador são denominados polidentados. A esfera de coordenação interna dos complexos é formada pelo íon metálico central e pelos ligantes coordenados 2 ele, sendo representada entre colchetes. Os grupos ionizáveis são escritos fora dos colchetes e são chamados de contraíons. O número de coordenação de um íon metálico em um complexo pode ser definido como o número de átomos doadores ligados ao metal. O arranjo espacial entre a espécie central e os ligantes define a geometria do complexo. “
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DURNDELL, V. C. S.; ANTONANGELO, A. R. Química inorgânica de coordenação. Curitiba: Intersaberes, 2020 – BVP. p. 53.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Química inorgânica de coordenação analise as assertivas a seguir sobre a química de coordenação e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).
I. ( ) Um contraíon é um cátion ou ânion utilizado para a neutralização de um íon complexo na formação de um sal.
II. ( ) O número de coordenação de um íon metálico em um complexo pode ser definido como o número de átomos doadores ligados ao metal.
III. ( ) A geometria do complexo depende somente do número de coordenação.
IV. ( ) A ligação metal-ligante é considerada uma interação ácido-base de Lewis.
V. ( ) A esfera de coordenação interna dos complexos é formada pelo íon metálico central e pelos ligantes coordenados a ele.
Agora, assinale a alternativa que corresponde a sequência correta:
A
V – F – V – F – V.B
F – V – F – V – F.
C
F – V – V – V – V.
D
V – V – F – V – V.E
F – F – V – F – V.
Ed
há 3 dias
Vamos analisar cada uma das assertivas sobre a química de coordenação: I. ( ) Um contraíon é um cátion ou ânion utilizado para a neutralização de um íon complexo na formação de um sal. É verdadeira (V). Os contraíons são utilizados para equilibrar a carga de um complexo iônico. II. ( ) O número de coordenação de um íon metálico em um complexo pode ser definido como o número de átomos doadores ligados ao metal. É verdadeira (V). O número de coordenação é, de fato, o número de átomos doadores que se ligam ao íon metálico central. III. ( ) A geometria do complexo depende somente do número de coordenação. É falsa (F). Embora o número de coordenação influencie a geometria, outros fatores, como o tipo de ligantes e a natureza do metal, também afetam a geometria do complexo. IV. ( ) A ligação metal-ligante é considerada uma interação ácido-base de Lewis. É verdadeira (V). A interação entre o metal e os ligantes é descrita como uma interação ácido-base de Lewis, onde o metal atua como ácido e os ligantes como bases. V. ( ) A esfera de coordenação interna dos complexos é formada pelo íon metálico central e pelos ligantes coordenados a ele. É verdadeira (V). A esfera de coordenação é composta pelo metal e pelos ligantes que estão diretamente ligados a ele. Agora, organizando as respostas: I - V II - V III - F IV - V V - V A sequência correta é: D) V – V – F – V – V.