Buscar

PROPRIEDADE DA MATERIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
Dr. ULYSSES GUIMARÃES
Professores: Robson Passarinho e Luciene Lima
Aluno(a):_____________________________________ Nº
Série: 3º ano-médio Turma:
PROPRIEDADE DA MATÉRIA
Aula 01: Propriedade dos materiais, sistema e fases
Nessa aula estudaremos sobre as propriedades dos materiais, bem como a formação dos sistemas tendo em vistas suas classificações e especificações. E o mais importante, suas aplicações no cotidiano. 
3 MATÉRIA, CORPO E OBJETO.
 1 Matéria, corpo e objeto se tratam da mesma coisa?
Matéria: é tudo aquilo que tem massa e ocupa um lugar no espaço, portanto apresenta um volume.
Corpo: é uma porção limitada da matéria sem fim específico.
Objeto: é uma porção limitada da matéria que possui uma finalidade definida.
Figura 01: na imagem acima temos a aplicação dos conceitos de matéria, corpo e objeto para o granito-rocha metamórfica, ouro-metal-cobre nobre e a borracha natura.
2 SISTEMA
O que é sistema?
É uma porção limitado do universo, considerada como um todo para efeito de estudo. É dividido em linhas gerais em: fronteira e vizinhança.
Para facilitar nossa compreensão imaginemos o seguinte raciocínio: você decide fazer um estudo sobre o uso de smartphones na hora do almoço, de um bairro com 500 casas você escolheu uma apenas. A escolhida será o sistema, as paredes da casa serão as fronteiras e o bairro a vizinhança.
2.1 Sistema aberto
É aquele onde há troca e energia(calor) e matéria com a vizinhança. Um exemplo disso seria o corpo humano que permite a troca de energia na forma térmica através de nossas fronteiras (os tecidos – principalmente a pele) e também matéria (substancias que são liberadas e absorvidas pelo corpo como, por exemplo, o suor) ambos com a vizinhança.
2.2 sistema fechado
É aquele onde há apenas troca de energia(calor) com a vizinhança. Um exemplo disso seria uma garrafa de bebida de refrigerante que permite a troca de energia na forma térmica através das fronteiras (o recipiente) por isso a mesma pode resfriar ou aquecer. Porém, se observamos em relação ao conteúdo (bebida), continua com a mesma quantidade, logo não houve perda ou ganho de matéria.
2.3 sistema isolado: 
é aquele onde não há troca de energia ou matéria com a vizinhança. Um exemplo disso seria uma garrafa térmica que não permite a troca de enrgia na forma térmica através da fonteira (recipiente) por isso (se não for aberta) o sistema continua com a mesma temperatura e com a mesma quantidade de substancias(massa).
2.4 Sistema homogêneo ou material homogêneo:
 É aquele que apresenta as mesma propriedades em qualquer parte de sua extensão em que seja examinado.
Ex: água do mar ( água + sal) 
Na imagem podemos perceber dois exemplos de sistema: agua do mar (homogêneo) e o copo com agua (aberto)
2.5 Sistema heterogêneo ou material heterogêneo:
 É aquele que não apresenta as mesma propriedades em qualquer parte de sua extensão em que seja examinado.
Ex: petróleo derramado no mar, fumaça de coloração escura no ar.
Na imagem vazamento de petróleo atinge praias turísticas no leste da Tailândia
2.6 Fases são diferentes porções homogêneas, limitadas por superfícies de separação, que constituem um sistema heterogêneo.
 - o sistema homogêneo são monofásicos ou unifásicos.
Os sistemas heterogêneos são polifásicos, podendo ser bifásicos, trifásicos, etc... ´
- sistema com n componentes sólidos como regra tem n fases. Sistema com n componentes gases sempre tem uma única fase. Não existe sistema heterogêneo com dois gases.
- sistema heterogêneo ou é uma mistura ( heterogênea ) ou é uma substancia pura ( que possui suas propriedades físicas como ponto de fusão e ebulição constantes) em mudança de estado físico.
- sistema homogêneo ou é uma mistura ( homogênea) ou é uma substancia pura num único estado físico.
Ao analisarmos a imagem acima podemos retirar as seguintes informações:
- o sistema 1 é uma mistura heterogênea;
- apresenta duas fases (bifásico);
- possui dois componentes: areia e agua;
- o sistema 2 é uma mistura heterogênea;
- apresenta três fases (trifásico);
- possui três componentes: óleo + agua+ areia.
Obs1: nem sempre um sistema heterogêneo e trifásico apresentará três componentes, como por exemplo, agua + sal + álcool + areia + óleo. ( heterogêneo, trifásico e 5 componentes).
Obs 2: outro cuidado que temos que tomar é quanto o numero de componentes, comompor exemplo, agua + vapor +cubos de gelo + sal (heterogêneo, trifásico ).
PROPRIEDADE DA MATÉRIA
São certas características apresentadas pelos diferentes tipos de matéria 
3.1 Propriedade gerais
3.1.1 Impenetrabilidade: dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar ao mesmo tempo.
3.1.2 Compressibilidade: propriedade da matéria que consiste em ter o volume reduzido quando submetida à determinada pressão. Veja o caso do ar dentro da seringa: ele se comprime.
3.1.3 Elasticidade: propriedade que a matéria tem de retornar ao seu volume inicial logo depois de cessada a força que causa a compressão. No exemplo anterior, basta soltar o êmbolo da seringa que o ar volta ao volume e à forma iniciais.
3.1.4 Divisibilidade: propriedade que a matéria tem se reduzir-se em partículas extremamente pequena. Quebre um pedaço de giz até reduzi-lo a pó. Quantas vezes você dividiu o giz?!
3.1.5 Inércia: propriedade que a matéria tem em permanecer na situação em que se encontra, seja em movimento, seja um repouso. Quanto maior for a massa de um corpo, mais difícil alterar seu movimento, e maior a inercia. A massa mede a inercia de um corpo.
3.2 Propriedades Funcionais
As propriedades funcionais são características constantes em determinadas matérias, de modo que dizemos que essas matérias pertencem a um grupo funcional, tais como os ácidos, bases, óxidos e sais.Uma vez que as laranjas e os limões são frutas ácidas, elas pertencem a um mesmo grupo funcional.
 3.3 Propriedade Específica
São características própria de cada material, como, por exemplo.
3.2.1 Organolépticas: são características dos objetos que podem ser percebidas pelos sentidos humanos, como cor, brilho, a luz, o odor, a textura, o som e o sabor.
3.2.2 Químicas: são aquelas que, quando são coletadas e analisadas, alteram a composição química da matéria, ou seja, referem-se a uma capacidade que uma substancias tem de transforma-se em outra por meio das reações químicas. Por exemplo: a efervescência, o poder de corrosão e a combustão. 
3.2.3 Físicas: são aquelas que podem ser coletadas e analisadas sem que a composição química mude, ou seja, resultam em fenômenos físicos e não químicos. Por exemplo:
- Densidade: é o resultado da divisão entre a quantidade de matéria (massa) e o seu volume. A densidade absoluta de um corpo é igual a m/v.
d = m
 v
- Dureza: é a resistência que a superfície de uma material tem ao risco. Um material é considerado mais duro que o outro quando consegue riscar esse doutro deixando um sulco. Para determinar a dureza dados materiais, usamos uma escala de 1 a 10. O valor um corresponde ao material menos duro que se conhece, o talco. O valor 10 é a dureza do diamante, o mineral mais duro que se conhece.
- Condutibilidade térmica: a condutibilidade térmica quantifica a habilidade dos materiais de conduzir calor. Material com alta condutibilidade térmica conduzem calor de forma mais rápida que os materiais com baixa condutibilidade térmica. Desta maneira, materiais com alta condutibilidade térmica são utilizados como dissipadores de calor e materiais de baixa condutibilidade térmica são utilizados como isolantes térmicos. Em geral os materiais tornam-se mais condutores com o aumento de calor.
- Condutividade elétrica: capacidade dos materiais de conduzirem ou transmitirem energia elétrica. Quanto à condutividade, os materiais podem ser classificados em condutores (os metais são os melhores condutores), semicondutores isolantes (ou dielétricos).
- Maleabilidade: propriedade que permite a conformação de uma liga metálica por deformação. Um material maleável é fácil dobrado, laminado, forjado e conformado.- Ductilidade: é a propriedade do material de ser transformado em fio.
- Ponto de fusão: é a temperatura em que um material sólido puro começa a se transformar em líquido.
- Ponto de ebulição: é a temperatura em que um material líquido puro começa a ferver.
Aula 02 - Substâncias puras (simples e compostas), misturas e variedades alotrópicas4 SUBSTANCIAS E MISTURAS
Substancias pura é todo material com as seguintes características:
1 ° unidades estruturais (moléculas, conjuntos iônicos) quimicamente iguais entre si.
2 ° composição fixa, do que decorrem propriedades fixas, como densidade, ponto de fusão e ponto de ebulição.
3 ° a temperatura se mantem inalterada desde o início até o final de todas as suas mudanças de estado físico (fusão, ebulição, solidificação, etc.).
4º pode ser representada por uma formula porque tem composição física.
5º não conversa as propriedades de seus elementos constituintes, no caso de ser substância pura composta.
Mistura é qualquer sistema formado de duas ou mais substâncias puras, denominadas componentes. Pode ser homogênea ou heterogênea, conforme apresente ou não as mesma propriedades em qualquer de sua extensão em que seja examinada. Toda mistura homogênea é uma solução, por definição.
Existem misturas perfeitas de sólidos que, como exceção, se comportam como se fossem substancias puras no processo de fusão, isto é, a temperatura mantém-se inalterada do início ao fim da fusão. Essas são chamadas misturas eutéticas. Assim como existem misturas perfeitas de líquidos que se comportam como se fossem substâncias puras em relação à ebulição, isto é, a temperatura mantem-se inalterada do início ao fim da ebulição. Essas são chamadas misturas azeotrópicas. 
4.3 Casos especiais de misturas
- Eutética – são observadas para misturas sólidas como ligas metálicas, onde apresentam temperatura de fusão constante e o ponto de ebulição variado.
Ex: ouro 18 K – 75% de Au + 12,5% de Ag + 12,5% de Cu.
 Liga ( Pb + As) – 93% de Pb e 7% de As.
- Azeotrópica - são observadas para misturas líquidas como soluções, onde apresentam temperatura de ebulição constante e ponto de fusão variado.
Ex: água (4,5 %) + álcool ( 95,5%) = álcool hidratado. 
5 SUBSTANCIAS SIMPLES E ALOTROPIA
5 substancias simples e alotropia
5.1 substancia simples é toda substancia formada de um único elemento químico, independente do número de átomos que a constituem.
Ex: H2, N2, Ar, He, S8.
5.2 substância composta é toda substancia formado por dois ou mais elementos químicos.
Ex: H2O, CO2, NaCl, H2SO4
5.3 alotropia 
É a propriedade que alguns elementos químicos possuem de existirem em formas diferente (número atômico, geometria, massa e densidade), onde apresentam propriedades quimicas semelhantes e propriedade físicas diferentes. Cada espécie é denominada de alótropo e todos são substancias simples ( mesmo elemento químico).
Os casos mais comuns de alotropia são mostrado no quadro abaixo:
4 Mudanças de fase, diagrama de fases e fenômenos
6 fases de agregação da matéria 
A matéria pode apresentar-se nas fases sólida, líquida e gasosa. Cada fase possui características peculiares.
Solido apresenta uma estrutura organizada com átomos bem juntos e grande energia potencial. A forma e o volume de um solido são constantes.

Continue navegando