Buscar

ATIVIDADE 1 direito público e direito privado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Com base no livro texto e no artigo “Uma visão do direito: direito público e direito privado“:
A. Explique o que é Direito Público e cite os seus ramos. 
O Direito Público conceitua-se como o conjunto das normas jurídicas de natureza pública, compreendendo tanto a regularização em relação entre o particular e o Estado, como as atividades, as funções e organizações dos poderes do Estado e dos seus servidores. Por se tratar de um conceito classificatório relacionado ao conteúdo da norma jurídica, distingue-se das normas jurídicas de natureza privada. Assunto que veremos mais adiante.
O Direito Público se fundamenta no Direito Constitucional, por isso, é considerado a base do ordenamento jurídico. A Constituição Federal (CF), promulgada em 1988, é a “mãe das leis”: todas as outras normas estão sob o seu guarda-chuva, ou seja, submetidas a ela. Sendo assim, o direito público é o ordenamento jurídico de natureza pública e caráter social, que preza pela soberania do Estado e a ordem das relações entre a sociedade. 
Os ramos do direito público são:
O direito constitucional é a base de tudo. significa que toda norma precisa seguir o que está disposto na constituição federal de 1988. 
O direito administrativo é o ramo do direito público que regula a atividade do estado, com todos os serviços públicos dispostos para a sociedade, que tem como finalidade o bem social comum.
O direito financeiro cuida da união, estados, municípios e distrito federal. É um ramo autônomo, que estuda a atividade financeira do estado sob o ponto de vista jurídico.
O direito eleitoral é um ramo do direito público que tem como objeto de estudo os institutos, as normas e os procedimentos que regulam o exercício do direito ao sufrágio com a finalidade de concretizar a soberania popular, dar validade à ocupação de cargos políticos e legitimar o exercício do poder estatal.
O direito urbanístico trata do ramo do direito que estuda o conjunto de legislações reguladoras da atividade urbanística. ou seja, aquelas destinadas a ordenar os espaços habitáveis
O direito processual, também conhecido por direito adjetivo, é o ramo que se ocupa do processo, em outras palavras, à série de atos com finalidade definida, que se identifica com o mesmo fim da jurisdição.
O direito penal é um sistema de normas jurídicas que regulam o poder de punir do estado, estabelecendo por pressupostos o crime como fato e uma pena como consequência.
	
O direito internacional público é o conjunto de normas que regula as relações externas dos atores que compõem a sociedade internacional.
o direito tributário é um ramo do direito público que tem como propósito regular como ocorre a cobrança de tributos pelo estado das pessoas naturais e jurídicas.
B. Explique o que é Direito Privado e cite os seus ramos.
O Direito Privado visa disciplinar as relações interindividuais, e os interesses privados. Os ramos do Direito Privado são, o Direito Civil e o Direito Empresarial. Abaixo está um resumo dos ramos:
• Direito Civil: ramo do Direito Privado por excelência, pois visa regular as relações dos indivíduos, estabelecendo direitos e impondo obrigações. O Direito Civil atua em toda a vida do indivíduo, pois disciplina todos os campos de interesses individuais. O Código Civil, ou seja, reunião de todas as leis de Direito Civil, é estruturado em duas grandes partes: geral, que contém normas de caráter abrangente, que servem a qualquer área do Direito Civil e parte especial, que trata dos assuntos específicos. Na parte Geral encontram-se os livros que contém os temas relativos às pessoas, aos bens e aos fatos jurídicos. Já a parte especial os livros são: obrigações, Direito de Empresa, Direito das Coisas, Direito de Família, Direito das Sucessões e um livro complementar das disposições finais e transitórias. Assim verifica-se que o Direito Civil abrange todas as área do relacionamento humano, que serão objeto de estudo durante todo o Curso de Direito.
• Direito Empresarial: é o ramo do Direito destinado a regular a prática do comércio, bem como o direito das partes envolvidas. O comércio, responsável por movimentar as riquezas de um país, deve possuir princípios e regras próprias, visando uma justa relação entre os atores do comércio. Há regras inerentes, também, aos títulos de crédito (formas utilizadas em pagamentos), que circulam durante a prática comercial, como o cheque, a nota promissória, letra de câmbio etc.
C. Com suas palavras, responda qual a diferença entre o Direito Público e o Direito Privado?
A diferença entre direito público e privado é que o público lida com questões relacionadas a pessoas que atuam no poder público, servindo somente aos interesses públicos, enquanto o privado serve aos interesses particulares (pessoas ou empresas).

Continue navegando