Buscar

Atividade 10_Elton

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividade 10 – Redes Moveis: Lte, 4G, 5G
Elton Lopes Pereira			2193620
Faça uma pesquisa e explique o funcionamento dos seguintes assuntos sobre redes 5G (máximo 1 página cada assunto):
1-QoS 5G;
A Qualidade de Serviço (QoS) no contexto das redes 5G refere-se à capacidade do sistema em fornecer diferentes níveis de serviço para atender às demandas de diferentes aplicativos e usuários. O 5G foi projetado para oferecer suporte a uma ampla variedade de casos de uso, desde comunicações de dados em alta velocidade até comunicações de baixa latência e altamente confiáveis para aplicações críticas, como carros autônomos e saúde conectada.
No 5G, a QoS é implementada usando uma abordagem chamada Network Slicing. Ela permite que a rede seja virtualmente dividida em várias fatias, cada uma projetada para atender a requisitos específicos de QoS. Cada fatia é configurada para fornecer recursos de rede, como largura de banda, latência e confiabilidade, de acordo com as necessidades do serviço ou aplicativo associado a ela.
Essas fatias são independentes entre si e são dimensionadas e otimizadas individualmente para garantir que cada aplicativo ou serviço receba a QoS desejada. Isso significa que uma fatia pode ser configurada para fornecer uma largura de banda mais alta e uma latência mais baixa para suportar transmissões de vídeo em tempo real, enquanto outra fatia pode ser projetada para fornecer conectividade altamente confiável para dispositivos médicos conectados.
2-MIMO Massivo;
MIMO (Multiple-Input Multiple-Output) Massivo é uma tecnologia utilizada nas redes 5G que melhora significativamente o desempenho do sistema, aumentando a capacidade e a eficiência espectral. O MIMO Massivo explora o uso de múltiplas antenas no transmissor e receptor para aumentar a capacidade do canal e melhorar a qualidade do sinal.
No MIMO Massivo, um grande número de antenas é usado tanto no transmissor quanto no receptor. Isso permite a criação de feixes de sinal direcionados, o que aumenta a eficiência do espectro e melhora a qualidade do sinal. Além disso, o MIMO Massivo oferece ganhos adicionais de diversidade, mitigando a propagação de múltiplos caminhos e melhorando a robustez do sinal em ambientes com interferência.
Ao usar o MIMO Massivo, as redes 5G podem aumentar significativamente a capacidade de dados, permitindo taxas de transferência mais altas e maior confiabilidade. Além disso, a tecnologia também oferece melhor cobertura, estabilidade de sinal e melhora a experiência do usuário em áreas densas, onde há uma grande quantidade de dispositivos conectados simultaneamente.
3-Mobilidade 5G;
A mobilidade é um dos principais aspectos abordados pelo 5G, garantindo conectividade contínua e eficiente enquanto os dispositivos estão em movimento. O 5G foi projetado para suportar altas velocidades de mobilidade, tornando-se adequado para cenários em que a conectividade está em constante mudança, como aplicações de transporte inteligente, drones e realidade aumentada/virtual.
Para garantir a mobilidade eficiente no 5G, várias técnicas são empregadas:
· Handover Rápido: O 5G utiliza um procedimento de handover mais rápido para transferir a conexão de um ponto de acesso para outro quando um dispositivo se move. Isso permite uma transição suave sem interrupção no serviço.
· Beamforming Dinâmico: O 5G utiliza técnicas avançadas de beamforming para direcionar os feixes de sinal em tempo real na direção dos dispositivos em movimento. Isso melhora a eficiência espectral e a qualidade do sinal, especialmente em altas velocidades.
· Antenas Adaptativas: O uso de antenas adaptativas no 5G permite que o sistema ajuste a configuração das antenas para acompanhar a mudança de posição dos dispositivos em movimento, garantindo a continuidade da conexão e otimizando a qualidade do sinal.
· Densificação de Rede: A implantação de uma grande quantidade de pequenas células em áreas densas de tráfego é outra estratégia do 5G para lidar com a mobilidade. Isso garante uma cobertura mais consistente e maior capacidade em áreas com alta densidade de usuários em movimento.
Em conjunto, essas técnicas de mobilidade 5G garantem uma experiência de conectividade robusta, estável e ininterrupta, mesmo em cenários de alta mobilidade. Isso abre possibilidades para uma ampla gama de aplicativos e serviços que exigem comunicação confiável enquanto estão em movimento.

Outros materiais