Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

N2 CARDIO – 100%
1 - “A respiração espontânea é produzida pela descarga rítmica dos neurônios motores que inervam os músculos respiratórios. Essa descarga é totalmente dependente dos impulsos nervosos do cérebro; a respiração para se a medula espinhal for seccionada acima dos nervos frênicos. As descargas rítmicas do cérebro que produzem a respiração espontânea são reguladas por alterações na pressão arterial de oxigênio e de gás carbônico e pela concentração de hidrogênio. Este controle químico é complementado por inúmeras influências não químicas”.
 
GANONG, W. F. Fisiologia médica. 22. ed. Porto Alegre: AMGH, 2010. p. 603.
 
Com base no texto e no conteúdo estudado, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as afirmativas falsas.
 
( ) Durante a respiração tranquila, a contração do diafragma, por si só, corresponde a apenas 20% da inspiração.
( ) A mecânica da ventilação envolve a interação dinâmica dos pulmões, da parede torácica e do diafragma.
( ) Durante a expiração os músculos inspiratórios se contraem e o toráx se expande; a pressão alveolar fica abaixo da pressão atmosférica. Assim, o ar flui para fora dos pulmões.
( ) Quando o ar entra, os músculos inspiratórios relaxam. O pulmão, que possui uma retração elástica, faz com que, no momento de abertura das vias áreas, ocorra a aumento da pressão alveolar, o que permite que o ar flua para dentro dos pulmões.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
CORRETA – F,V,F,F
2- O sistema respiratório é formado por vias aéreas condutoras, por onde o ar passa até chegar às vias denominadas respiratórias, onde ocorrem efetivamente as trocas gasosas. O ar passa por diferentes estruturas, desde sua entrada no sistema respiratório, até atingir a membrana por meio da qual ocorre a hematose. As vias condutoras têm importante função de condicionar o ar para que chegue às vias respiratórias aquecido, umidificado e filtrado.
 
Assinale a alternativa que aponta corretamente o trajeto percorrido pelo ar após entrar nas vias aéreas.
CORRETA – FOSSAS NASAIS, FARINGE, LARINGE, TRAQUEIA, BRONQUIOS.
3- Na ventilação pulmonar, ocorre entrada e saída de ar dos pulmões. Para que a respiração aconteça, músculos inspiratórios devem contrair na fase de inspiração. Em seguida ocorre a saída do ar, na fase expiratória. Diferenças de pressões existentes no ar atmosférico e no interior dos pulmões contribuem para a ventilação.
 
APPLEGATE, E. Anatomia & Fisiologia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
 
Para que o processo de respiração ocorra é necessária a realização dos chamados movimentos respiratórios. Com base no texto e no conteúdo estudado, assinale a alternativa correta sobre os movimentos respiratórios.
CORRETA – O MUSCULO DIAFRAGMA É RESPONSAVEL PELA MAIOR PARTE DAS ALTERAÇÕES DE VOLUME TORACICO NA INSPIRAÇÃO.
4- A circulação fetal é diferente da circulação após o nascimento. Antes do parto, o sangue que passa da placenta para o feto apresenta cerca de 80% de saturação de oxigênio. Após o parto, ocorrem alterações no sistema vascular decorrentes da interrupção da circulação de sangue na placenta e do início das trocas gasosas pulmonares. Acontecem mudanças nas pressões do sangue na circulação, assim como nas pressões parciais dos gases circulantes. Esses fatores, entre outros, são estímulos para as adaptações à vida extrauterina.
 
SADLER, T. W. Langman: embriologia médica. 13. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.
 
Considerando as características da circulação fetal, analise as afirmações a seguir e marque V para as verdadeiras, e F para as falsas.
 
( ) Na circulação fetal, considera-se que o sangue flui em paralelo, diferentemente do fluxo em série que ocorre na vida extrauterina. Isso significa que o ventrículo direito ejeta sangue para a placenta, e o esquerdo, para o cérebro e parte superior do corpo.
( ) O sangue que chega à placenta é proveniente das artérias umbilicais, que também retornam o sangue ao feto.
( ) A placenta é importantíssima ao feto pois é por meio dela que ocorre a oxigenação do sangue fetal.
( ) Ao final da gestação, os pulmões começam a fazer trocas gasosas para atender às demandas metabólicas do feto.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
CORRETA – V,F,V,F
5- O sistema respiratório consiste em vias respiratórias e pulmões, nos quais as trocas acontecem. Considerando as funções do sistema respiratório, pode-se dividi-lo em vias de condução e vias respiratórias. As vias aéreas de condução recebem o ar ambiente composto principalmente pelos gases oxigênio (O2), gás carbônico (CO2), nitrogênio (N2). Além de transportar o ar, as vias condicionam o ar, deixando-o aquecido, umidificado e filtrado. As vias respiratórias participam das trocas de gases entre o ar inspirado e o sangue que chega aos capilares pulmonares.
 
Observa a figura a seguir, que representa a circulação sanguínea humana.
Considerando as trocas gasosas que ocorrem em nosso organismo, analise as afirmativas a seguir.
 
I. Uma hemácia no ventrículo direito está rica em ___________.
II. Do ventrículo direito, a hemácia segue para __________.
III. As hemácias que chegam ao átrio esquerdo estão ricas em __________.
 
Assinale a alternativa que preenche corretamente as afirmativas acima.
CORRETA – CO2, PULMOES, O2.
6- A função básica do sistema respiratório é suprir o organismo humano de oxigênio e remover o gás carbônico, produto gasoso do metabolismo celular. Além disso, a respiração é um processo fundamental para a nossa sobrevivência, uma vez que está relacionada diretamente com a produção de energia. Ela é fundamental para manter o organismo funcionando adequadamente.
 
Para que esse processo ocorra é necessária a realização dos chamados movimentos respiratórios. Diante do exposto, assinale a alternativa correta quanto aos movimentos respiratórios.
CORRETA – ENVOLVEM A AÇÃO CONJUNTA DE MÚSCULOS INTERCOSTAIS, DIAFRAGMA E CAIXA TORÁCICA.
7- O conhecimento da formação do sistema respiratório é importante para entender possíveis alterações que podem atingir o recém-nascido. Antes do nascimento, os pulmões ficam preenchidos por líquido, e após ocorrem mudanças no coração e nos pulmões que permitem o início das trocas gasosas no sistema que persistirão depois desse momento. O crescimento pulmonar continua mesmo após o nascimento, com aumento do número de bronquíolos respiratórios e de alvéolos, elevando assim a área disponível para que as trocas gasosas ocorram de maneira a suprir as demandas metabólicas.
 
Considerando o desenvolvimento de diferentes partes do sistema respiratório e os processos envolvidos, analise as seguintes afirmações e marque V para as verdadeiras, e F para as falsas.
 
( ) O endoderma dá origem ao epitélio que reveste internamente a laringe, a traqueia, os brônquios e os pulmões.
( ) O folheto embrionário denominado mesoderma origina os tecidos cartilaginoso, muscular e conjuntivo.
( ) A laringe é formada a partir da faringe e faz o contato entre o broto pulmonar e o esôfago.
( ) Na quinta semana, o brônquio principal direito forma dois brônquios secundários e dois lobos; o brônquio esquerdo dá origem a três brônquios secundários e três lobos.
( ) A pleura visceral é formada a partir do mesoderma, e a pleura parietal é formada a partir do ectoderma.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
CORRETA- V,V,V,F,F
8- Após as trocas gasosas que ocorrem nos pulmões e nas células, os gases devem ser transportados para exercerem suas funções no organismo. O movimento de gases ocorre mediante o gradiente de pressão entre os ambientes de troca, e o transporte ocorre de diferentes maneiras, a depender de fatores como afinidade com a hemoglobina e solubilidade do gás no plasma sanguíneo.
 
Marque a alternativa que aponta corretamente a forma de transporte de dióxido de carbono que ocorre em maior quantidade no nosso organismo.
CORRETA – BICABORNATO PRODUZIDO NO ERITRÓCITO.
9- Leia com atenção o trecho a seguir.
 
“A fertilização, processopelo qual os gametas masculino e feminino se fundem, ocorre na região ampular da tuba uterina - porção mais larga da tuba e próxima ao ovário. Os espermatozoides podem permanecer viáveis no sistema genital feminino por vários dias. Apenas 1% do esperma depositado na vagina penetra no colo do útero, onde os espermatozoides podem sobreviver por muitas horas. O movimento deles do colo do útero para a tuba uterina ocorre pelas contrações musculares do útero e da tuba uterina, e muito pouco pela sua própria propulsão”.
 
SADLER, T. W. Langman: embriologia médica. 13. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017, p. 3.
 
Após a fertilização, seguem-se eventos que caracterizam o processo inicial do desenvolvimento embrionário. Muitas mudanças acontecem nas primeiras semanas da embriogênese.
 
Analise as afirmações a seguir sobre os eventos que acontecem na embriogênese e assinale V para as verdadeiras, e F para as falsas.
 
( ) A ovogênese termina quando o espermatozoide penetra no oócito secundário, liberado pelo ovário quando se inicia a segunda divisão meiótica.
( ) Em torno de seis a sete horas após a fecundação, inicia-se a implantação da blástula no endométrio uterino, que encontra-se na fase secretora.
( ) O ectoderma é o folheto embrionário que origina sistemas digestório, respiratório e a bexiga urinária.
( ) O endoderma é o folheto embrionário que origina tecidos corporais relacionados a funções de sustentação.
( ) O processo de clivagem dá origem aos três folhetos embrionários: ectoderma, mesoderma e endoderma.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
CORRETA – V,V,F,F,F
10- Diferentemente do músculo cardíaco, que pode bater independentemente do sistema nervoso, os músculos da respiração dependem sempre de estímulos nervosos. A respiração espontânea é produzida pela descarga rítmica dos neurônios motores, que inervam os músculos respiratórios. Essa descarga depende de impulsos nervosos do cérebro. Essas descargas rítmicas, que produzem a respiração espontânea, são reguladas por alterações nas pressões de oxigênio, de gás carbônico e de hidrogênio, havendo ainda influências não químicas sobre a respiração.
 
GANONG, W. F. Fisiologia médica. 22. ed. Porto Alegre: AMGH, 2010.
 
O conhecimento das estruturas e dos mecanismos envolvidos no controle e na regulação da respiração é importante para compreender possíveis alterações na função ventilatória.
 
Nesse sentido, assinale com V, as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
 
( ) A região que gera o ritmo respiratório basal localiza-se no bulbo e é formada por neurônios da região dorsal.
( ) Os centros respiratórios, localizados na ponte, têm a função de promover um ajuste do ritmo respiratório.
( ) Os quimiorreceptores centrais do bulbo são sensíveis às variações de O 2 e CO 2 do líquido cefalorraquidiano.
( ) A diminuição da pressão arterial de oxigênio estimula os quimiorreceptores periféricos a aumentarem a ventilação.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
CORRETA – V,V,F,V

Mais conteúdos dessa disciplina