Buscar

prova AV politica social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

(
POLÍTICA
 
SOCIAL
 
I
) (
Pontos:
 
1,00
 
/
 
1,00
Ref.:
 
148541
1.
)
Qual o signikcado das políticas sociais?
 São ações de instituições públicas a km de promover o bem a classes privilegiadas.
São políticas de Estado que promovem a inclusão social e auxiliam na construção de possibilidades de conquistas das classes subalternas.
 São políticas de governo que auxiliam os trabalhadores.
 São programas de governo que permitem ao trabalhador condições de sobrevivência. São ações isoladas que atendem a minoria da população.
 (
Pontos:
 
1,00
 
/
 
1,00
Ref.:
 
136737
2.
)
A teoria funcionalista visava estudar o comportamento dos homens em sociedade, as mudanças que o meio podia propiciar no ser humano e a ordem social estabelecida, porém, essas questões não eram questionadas dentro do funcionalismo, nem tampouco criticadas, ao contrário, o objetivo desta linha teórica era apenas conhecer a estrutura do problema, considerando muitas vezes que algumas situações eram funcionais para que a ordem fosse estabelecida na sociedade.Assinale a alternativa correta sobre a teoria funcionalista:
 A perspectiva funcionalista não acredita que o conflito gera uma desordem social, mas, porém, gera um desequilíbrio na sociedade
 A perspectiva funcionalista acredita que o conflito não gera uma desordem social, mas sim um desequilíbrio na sociedade
 A perspectiva funcionalista não acredita que o conflito gera uma desordem social e um desequilíbrio na sociedade
A perspectiva funcionalista acredita que o conflito gera uma desordem social e um desequilíbrio na sociedade.
 A perspectiva funcionalista acredita que o conflito gera uma desordem social, mas não um desequilíbrio na sociedade
 (
Pontos:
 
1,00
 
/
 
1,00
Ref.:
 
136721
3.
)
Por seu impacto sobre a cidadania social, a política social acaba por apresentar consequências relevantes para as demais dimensões da cidadania. Analise os enunciados abaixo e indique a resposta errada:
 A cidadania política se dekne como o direito de influir nas decisões sobre os destinos coletivos mediante participação direta no exercício do poder ou por intermédio das instituições representativas dos governos local e nacional
 A cidadania social ao mesmo tempo depende e reforça os direitos individuais, fornecendo uma base para a expansão de uma dimensão da cidadania, a civil, que equaliza as pessoas diante da lei, independentemente de seu status.
 A cidadania social compreende o conjunto de direitos e obrigações que possibilita a participação igualitária de todos os membros de uma comunidade nos seus padrões básicos de vida
 (
21/06/2023, 09:56
) (
EPS
)
 (
https://simulado.estacio.br/alunos/
) (
1
/3
)
O mercado ao mesmo tempo depende e reforça os direitos individuais, fornecendo uma base para a expansão de uma dimensão da cidadania, a civil, que equaliza as pessoas diante da lei, independentemente de seu status.
 As liberdades de ir e vir, de krmar contratos, inclusive contratos de trabalho, de possuir, dispor e transacionar propriedades, de ter opiniões e crenças e expressá-las são manifestações de cidadania política.
 (
Pontos:
 
0,00
 
/
 
1,00
Ref.:
 
699817
4.
)
Considerando a história da política social no Brasil, no período de 1985 a 1988, é correto akrmar que prevaleceu uma estratégia de governo reformista caracterizada pela(o)
aumento do salário real diminuição do emprego
 diminuição do impacto redistributivo. centralização do processo de decisão
 nenhuma das respostas
 (
Pontos:
 
0,00
 
/
 
1,00
Ref.:
 
136742
5.
)
Em grande parte do mundo a criação de políticas sociais foi motivada pela implantação de um sistema capitalista de organização. Acerca da sua recepção no Brasil, podemos akrmar que:
 No Brasil também não foi diferente, porém levando-se em consideração que o país sofreu uma industrialização antecipada em relação ao resto do mundo, suas medidas de políticas sociais também datam de um período mais antigo.
No Brasil foi diferente, porém levando-se em consideração que o país sofreu uma industrialização tardia em relação ao resto do mundo, suas medidas de políticas sociais também datam de um período mais recente.
No Brasil também não foi diferente, porém levando-se em consideração que o país sofreu uma industrialização tardia em relação ao resto do mundo, suas medidas de políticas sociais também datam de um período mais recente.
 No Brasil também não foi diferente, porém levando-se em consideração que o país sofreu uma industrialização tardia em relação ao resto do mundo, suas medidas de políticas sociais ainda não aconteceram.
 No Brasil foi diferente, porém levando-se em consideração que o país sofreu uma industrialização antecipada em relação ao resto do mundo, suas medidas de políticas sociais também datam de um período mais antigo.
 (
Pontos:
 
1,00
 
/
 
1,00
Ref.:
 
149101
6.
)
A partir da Lei Organica da Assistência Social - LOAS, em 2004, é implantado o	, visando deknir e organizar os
elementos essenciais e imprescindíveis à execução da Política Nacional de Assistência Social, normatizando padrões e serviços.
 Código de Ética Prokssional
 Lei de Regulamentação da Prokssão SUS
 Lei de Diretrizes e Bases da Educação SUAS
 (
Pontos:
 
0,00
 
/
 
1,00
Ref.:
 
136786
7.
)
Em 1935 e 1936 houve dois grandes marcos para a prokssão serviço social...São eles, respectivamente:
Implementação do capitalismo e criação da primeira escola de Serviço Social do Brasil. Criação da Primeira escola de Serviço Social do Brasil e Novas Diretrizes Curriculares. Novas Diretrizes curriculares e regulamentação da prokssão.
Regulamentação da Prokssão e criação da primeira escola de Serviço Social do Brasil.
 Regulamentação da Prokssão e Novo currículo aprovado.
 (
Pontos:
 
1,00
 
/
 
1,00
Ref.:
 
658486
8.
)
Observamos atualmente a prevalência dos programas de transferência de renda, iniciados no governo FHC e tendo continuidade nos governos seguinte , sendo que atualmente o programa de transferência de renda de maior abrangência é:
 BPC
 Bolsa Escola PETI
Programa Bolsa Família Agente Jovem
 (
Pontos:
 
1,00
 
/
 
1,00
Ref.:
 
136750
9.
)
Na conjuntura atual, a atuação prokssional no campo das políticas sociais exige do assistente social identikcar os desakos impostos pela realidade e os de seu trabalho.Isso supõe, entre outras condições:
 defender a cidadania liberal como caminho para a garantia dos direitos civis, políticos e sociais.
 valorizar, na prática cotidiana, a rede institucional privada e klantrópica no processo de implementação de políticas sociais.
 tomar consciência de que, na realidade contemporânea, há uma tendência à implementação de políticas sociais não-redistributivas.
 compreender que a política social não é resultado da vontade dos sujeitos e da busca de legitimação e de consensos.
compreender que a política social é resultado da vontade dos sujeitos e da busca de legitimação e de consensos.
 (
Pontos:
 
0,00
 
/
 
1,00
Ref.:
 
1184132
10.
)
Marque a alternativa CORRETA. Os principais argumentos do neoliberalismo em relação a segunda crise vivenciada pelo capitalismo, no inicio da década de 1970, são justikcados pelo (a):
muita intervenção do Estado no setor social, ou seja, da manutenção do Welfare State a partir do pós segunda guerra mundial.
 resistência do Estado em garantir maiores investimentos no Estado de Bem Estar Social. enfraquecimento da classe trabalhadora.
 enfraquecimento do poder dos sindicatos
 fortalecimento do poder do mercado e defesa das liberdades de concorrência entre os indivíduos.

Outros materiais