Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

De origem porto riquenha, tem em sua música um som de reco reco marcado pela campana no quarto tempo musical. Como característica marcante em sua dança temos giros e movimentos sensuais. Os dançarinos dançam este estilo com mais distância para poder movimentar melhor os joelhos. Antigamente era dançado mais lento e romântico e parecia-se com o bolero, porém hoje em dia é dançado mais rápido e com movimentos mais sensuais de ondulação corporal.
A dança citada é o (a):
· 
.Bachata.
Na Unidade vimos que os ritmos latinos se entrecruzam com os regionais pois muitas das danças latinas são características de sua região. Porém algumas diferenças existentes entre estas duas denominações. De acordo com Ried (2003) as danças latinas são em maioria as de origem na América Central e as danças regionais acabaram ficando dentro do aspecto dança popular, separado das danças de salão. Ainda sobre este tema Zamoner (2013) cita algumas danças como sendo as danças latinas dentro do aspecto dança de salão.
RIED, B. Fundamentos da dança de salão.
São Paulo: Midiograf, 2003.
ZAMONER, Maristela. Dança de Salão: conceitos e definições fundamentais. Curitiba: Protexto, 2013.
 
Entre elas segundo Zamoner (2013) podemos citar
· 
A rumba, a bachata, o cha cha, o merengue e a cúmbia.
Este estilo ficou famosos na Europa e entrou para as danças competitivas latinas. Sua música é de andamento lento quaternário, e seu nome tem relação com o som dos pés dos dançarinos ao dançar esta música. Em suas características como dança tem muitos movimentos semelhantes a salsa. Os movimentos de pés são ponto marcante desta dança. Durante a troca de pés há uma pausa que obriga os dançarinos a realizarem um “ chassê” em contratempo.
Estamos falando do(a):
· 
Cha cha.
Esta dança é originária da república dominicana. Seu início se deu na década de 30. É um ritmo muito tocado no Haiti e na Venezuela. De andamento binário, é tocada por instrumentos de corda e percussão. Em suas características dentro da sua dança temos um forte movimento dos quadris, muitos giros e deslocamento. Normalmente os dançarinos dançam mais afastados. Utilizado em brincadeiras nos bailes de danças latinas pode ser dançado em formato de roda e em quadrilha.
Estamos falando do(a):
· 
Merengue.
Da mistura de gêneros das danças espanholas e africanas e de origem cubana esta dança se popularizou nos estados unidos com a emigração dos cubanos. Os instrumentos utilizados para tocar sua música são: o trompete, saxofone, as congas, os timbales, a campana e as maracas. Tem por característica marcante em sua dança muitos giros e movimentos sincopados de pés e cintura escapular. Se encontra no bloco das danças competitivas de salão além de ser a mais famosa das danças latinas.
 
A dança citada no enunciado é o(a):
· 
.Rumba.
O forró teve sua disseminação no país graças aos imigrantes nordestinos. A cidade de São Paulo é considerada a “capital” do forró. Nesta cidade muitas são as escolas de dança de salão onde se ensinam este estilo. Além de escolas de dança de salão onde se ensina forró, muitos locais para praticar este estilo de dança também existem nesta cidade. Alguns locais são muito famosos sendo utilizados para encontros dos amantes deste estilo e inclusive nestes locais há aulas de forró anterior a festa.
Entre estes locais podemos citar, como principal local de dançar forró em São Paulo:
· 
.Canto da Ema.
De acordo com Cone (2015) a dança é uma excelente forma de desenvolver a comunicação e expressão corporal. É fundamental desenvolver a expressão corporal pois através desta outra habilidade muito importante é desenvolvida: a consciência corporal. Além de ser uma prática lúdica a dança relaciona-se de maneira interdisciplinar sendo excelente para integrar os conteúdos escolares. Algumas habilidades podem ser desenvolvidas com as aulas de dança, entre elas a coordenação, a força e o equilíbrio.
CONE, T. P.; CONE; S. L.
Ensinando dança para crianças. Trad. Lúcia Helena de Seixas Britas e Soraya Iomon de Oliveira. 3. ed. Barueri, SP: Manole, 2015 (Disponível em Minha Biblioteca).
Quais outras habilidades podem ser desenvolvidas? Assinale a alternativa que apresenta estas habilidades.
I. Socialização.
II. Flexibilidade.
III.Ritmo.
IV. Competitividade.
V. Resiliência.
· 
I, II e III.
Em seu livro o autor Perna (2001) relata que na década de 40 existiam três maneiras de se dançar. Os estilos desta época eram o samba liso, o samba batucada e o samba canção. Porém a dança se desenvolveu e com a sua transformação para o samba de gafieira acabou recebendo a influência de outras danças de salão e estilos musicais surgindo assim novas formas de dançar o samba.
PERNA, Marco Antonio. Dança de Salão Brasileira - Personagens e Fatos. Rio de Janeiro: O Autor, 2002.
Dentre os estilos de samba de gafieira o autor cita que surgiram algumas denominações, entre elas:
 
I. Samba funkeado.   
II. Samba de gafieira clássico.          
III. Samba de gafieira tradicional.    
IV. Samba de roda.   
V. Samba pulado.    
 
Agora, assinale a alternativa
· 
I, II e III
O samba tem diversas formas de ser dançado. Este estilo musical pode ser dançado de par e ganha algumas denominações ou dançado sozinho, chamado normalmente de samba no pé. Em sua origem quando começou a ser dançado de par surgiram alguns locais na cidade do Rio de Janeiro para se praticar este estilo. Estes locais ao receber a visita de um jornalista para realizar uma matéria, tratando desta nova forma de lazer boêmio, ganhou uma denominação.
Qual foi o nome dado a estes locais?
· 
Gafieiras.
A autora Zamoner (2013) relata em seu trabalho que temos como características do forró o corpo bem próximo e o arrastar de pés. Ainda sobre suas características a autora relata que o forró possui movimentos como o pilão e a insistência. Sua dança na forma mais moderna recebe giros e deslocamentos para se adequar a proposta das danças de salão que possuem uma rotatividade na pista como característica fundamental.
 
ZAMONER, Maristela. Dança de Salão: conceitos e definições fundamentais. Curitiba: Protexto, 2013.
 
Como movimentos de base a autora cita dois e esclarece que eles são também encontrados nas danças salsa e bolero. Quais são eles?
· 
Dois e dois e o frente e trás.

Mais conteúdos dessa disciplina